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Museu da Casa Brasileira divulga resultado do Concurso do Cartaz da 33ª edição do Prêmio Design

Selecionados deste ano repercutem o cenário nacional sociopolítico enquanto metáfora visual. Resultado completo no site: www.mcb.org.br

O Concurso do Cartaz para a 33ª edição do Prêmio Design MCB, realizado pelo Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerido pela Sociedade Civil por meio da A Casa Museu de Artes e Artefatos Brasileiros, recebeu neste ano 428 inscrições, com participantes de 18 estados, e teve como vencedor o trabalho de Stephanie Mathias de Souza, de São Paulo. O concurso vem sendo realizado anualmente de forma contínua pela instituição, como forma de incentivar a produção e o debate sobre essa peça gráfica e procurar restaurar sua centralidade nas campanhas divulgação.

A peça que será a inspiração de toda a identidade visual da edição de 2019 foi escolhida pela comissão julgadora coordenada por Gustavo Piqueira, designer gráfico à frente da Casa Rex e um dos mais premiados do Brasil, com quase 500 prêmios internacionais de design; e composto por Tereza Bettinardi, designer gráfica co-fundadora d’A Escola Livre, projeto educacional em design gráfico e coordenadora do curso de Design Gráfico da Escola Britânica de Artes Criativas [EBAC]; Vanessa Queiroz, designer, diretora da ADGBrasil – Associação de Design Gráfico e sócia co-fundadora do Estúdio Colletivo; Gil Tokio, ilustrador, professor, designer, cartunista, sócio do estúdio Pingado e professor do Instituto Europeo di Design e da Quanta Academia de Artes; e Celso Hartkopf, designer, ilustrador, quadrinista, idealizador do colaborativo de arte e intervenção urbana Mutirão e ganhador do concurso do cartaz do 32° Prêmio Design Museu da Casa Brasileira (2018).

Para o coordenador, os três premiados (vencedor e os dois cartazes que ficaram em segundo lugar) possuem muito mais em comum do que os vencedores e finalistas destacados em edições anteriores do concurso. “Além de atenderem aos requisitos habituais de seleção, as peças também se propõem a discutir o cenário sociopolítico do Brasil de hoje e, para tanto, lançam mão de premissas conceituais semelhantes, terminando por se estruturar sobre princípios formais muito similares: a imagem em detrimento do texto, a metáfora visual como elemento central”, explica Gustavo Piqueira.

Sobre esta edição do concurso, o coordenador da comissão julgadora destaca ainda que “a mensagem emitida pelo grupo de cartazes participantes do 33º concurso de cartaz do Prêmio Design MCB não poderia ter sido mais clara: reverberando a voz corrente que brota das mais diversas fontes — de instituições culturais a grupos de whatsapp —, foi extremamente significativa a quantidade de peças nas quais predominavam as referências a questões sociais e ao cenário político. Temas que, salvo pontualíssimas exceções, não costumavam comparecer ao concurso em edições anteriores”.  Assim, “a inclusão desse critério como item da seleção final veio do próprio conjunto de cartazes”, finaliza.

Além do vencedor, que receberá como prêmio o valor bruto de R$ 3 mil e terá um contrato de mais R$ 3 mil para a criação de outras peças gráficas da edição, e os dois segundos lugares, o júri selecionou 43 trabalhos que farão parte da mostra do Concurso do Cartaz, a ser aberta no dia 23 de novembro, junto à exposição do 33º Prêmio Design MCB.

RESULTADO DO CONCURSO DO CARTAZ

1º Lugar

Autora: Stephanie Mathias de Souza | Inscrição: 2019-1-00726

Instituição de ensino: ESPM

Estado: SP

2º Lugar

Autor: Luan Piani | Inscrição: 2019-1-00385

Estado: SP

2º Lugar

Autores: Guilherme Dorneles e Carolina Gehlen | Inscrição: 2019-1-00592

Estado: SP

Sobre o MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.

Sobre o Prêmio Design MCB

O Prêmio Design MCB é realizado desde 1986 pelo Museu da Casa Brasileira. A premiação revela talentos e consagra profissionais e empresas. O Prêmio é dividido em dois momentos principais: o Concurso do Cartaz e, em seguida, a premiação dos produtos e trabalhos escritos. Entre junho e agosto, o MCB recebe criações (protótipos ou em produção) nas categorias: Construção, Transporte, Eletroeletrônicos, Iluminação, Mobiliário, Têxteis, Utensílios e Trabalhos Escritos. Os inscritos são analisados por duas comissões julgadoras independentes, uma para as categorias de Produto e outra para Trabalhos Escritos. Por fim, são escolhidos os premiados, divididos entre 1º, 2º e 3º lugares e menções honrosas, além dos selecionados que também compõe a exposição. Como resultado do Prêmio Design MCB, o Museu realiza uma mostra com os vencedores e selecionados de cada categoria da edição, que fica em cartaz por cerca de três meses.

VISITAÇÃO
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados

Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local

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