HomeAssessoria ReleasesNas férias de julho, Orquestra de Cordas do Guri recebe maestro venezuelano Diego Guzmán e Quinteto de Cordas da Juilliard School

Nas férias de julho, Orquestra de Cordas do Guri recebe maestro venezuelano Diego Guzmán e Quinteto de Cordas da Juilliard School

Intensivo de atividades com a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri na Capital e Grande São Paulo envolve master classes e concertos em diferentes espaços da capital paulista; Apresentações que fecham a programação conjunta com o regente do El Sistema e o grupo de cordas da instituição norte-americana ocorrem no final de semana de 5 a 7 de julho, no Masp Auditório, no Theatro São Pedro e no CEU Perus, todos com entrada gratuita

A partir de 27 de junho, o Guri da Capital e Grande São Paulo recebe o maestro Diego Guzmán, ligado ao projeto El Sistema da Venezuela, e o Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School, de Nova York. Juntos à Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri eles vão trabalhar um repertório variado, além de realizar master classes e apresentar três concertos gratuitos. Serão onze dias de intercâmbio, que contará também com a participação de alunos da Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp Tom Jobim.

O Guri é o programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura na Capital e região metropolitana de São Paulo. E pelo terceiro ano consecutivo recebe estudantes do conceituado programa da instituição norte-americana, que seleciona alguns dos mais brilhantes alunos instrumentistas da Julliard School.

As master classes com o maestro Diego Guzmán acontecem nos dias 28 de junho e 2 de julho, no Polo Júlio Prestes do Guri, no bairro do Bom Retiro, região central da capital. Já no dia 03 de julho, os integrantes do Quinteto de Cordas da Juilliard School ministram master classes na Emesp Tom Jobim.

O resultado deste intensivo será apresentado ao público nos concertos dos dias 5, 6 e 7 de julho. Sob a batuta de Diego Guzmán, a Orquestra de Cordas do Guri e o Quinteto de Cordas da Juilliard interpretam obras de Villa-Lobos, Gustav Holst, Händel, Sibelius, Pablo Herrero e José Luis Armenteros. Na sexta, o concerto será no CEU Perus, na zona norte de São Paulo, no sábado, é no Masp Auditório e, para fechar a programação, no domingo, o grupo sobe ao palco do Theatro São Pedro.

Formado no El Sistema, prestigiado programa de educação musical venezuelano, o maestro Diego Guzmán visita o Guri pela terceira vez. Depois de reger a Orquestra Sinfônica do Guri em 2016 e 2018, ele faz sua estreia com a Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil.

A Orquestra de Cordas Infanto-Juvenil do Guri é formada por alunos e alunas com idades entre 11 e 18 anos, e tem importância decisiva em seu desenvolvimento artístico. É um conjunto que os instrumentistas de cordas ampliam sua técnica, sensibilidade e senso de cooperação. Artisticamente, o grupo explora o repertório tradicional para este tipo de formação, que vai de Vivaldi a Mozart e Beethoven, e composições recentes, abordando com profundidade diferentes estilos e sonoridades.

Grupos Infantis e Juvenis

Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo.

A temporada 2019 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri é realizada porque a instituição conta com parceiros que acreditam na missão de formar pessoas pela música. A temporada recebe o patrocínio master do Grupo Verzani & Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e o patrocínio Bronze do BNY Mellon, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

A instituição recebe patrocínios incentivados, não incentivados e conta com os programas de doações para pessoas-físicas, o DOE MÚSICA e ADOTE MÚSICA. Mais informações, no site santamarcelinacultura.org.br/saiba-como-contribuir.

Parceria entre a Santa Marcelina Cultura e a Juilliard School

A parceria entre a Santa Marcelina Cultura e a Juilliard School completa 10 anos em 2019 e é a única que a entidade norte-americana mantém com uma instituição de ensino musical da América do Sul. Foi concebida a partir do interesse da Juilliard no trabalho sociopedagógico que a Santa Marcelina Cultura desenvolve em seus dois programas, EMESP Tom Jobim e Guri Capital e Grande São Paulo, e também na formação em música popular brasileira. Em contrapartida, a organização social tem trazido experts de diversas áreas da música erudita e do Jazz da escola norte-americana.

Com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o conservatório norte-americano envia com regularidade estudantes e professores para temporadas de atividades, assim como recebe alunos dos programas de formação musical geridos pela Santa Marcelina Cultura.

 

Concertos

Orquestra de Cordas do Guri

Diego Guzmán, regente convidado

Quinteto de Cordas do Programa Kovner, da Juilliard School, grupo convidado

Data: sexta, 5 de julho

Horário: 15h

Local: CEU Perus

Endereço: Rua Bernardo José Lorena, s/n – Vila Fanton

Entrada Gratuita

Acessibilidade: Sim

Data: sábado, 6 de julho

Horário: 16h

Local: Masp Auditório

Endereço: Av. Paulista, 1578 – Bela Vista                            

Mais informações: (11) 3251-5644

Entrada Gratuita

Acessibilidade: Sim

Data: domingo, 7 de julho

Horário: 17h

Local: Theatro São Pedro

Endereço: Rua Barra Funda, 161 – Barra Funda

Mais informações: (11) 3661-6600

Entrada Gratuita

Acessibilidade: Sim

Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo

O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.

Sobre o Grupo Verzani & Sandrini

Fundado em 1967, o Grupo Verzani & Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 38 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.

Sobre o Grupo Chiesi

Fundada em Parma, na Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional de pesquisa com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, presente em 27 países. No Brasil, possui escritório na Rua Alexandre Dumas e unidade fabril em Santana de Parnaíba/SP. O grupo de pesquisa desenvolve e comercializa medicamentes inovadores na área de doenças respiratórias, cuidados especiais e doenças raras. O centro de pesquisa e desenvolvimento tem base em Parma (Itália) e é integrado com outros 6 centros de pesquisa e desenvolvimento na França, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Suécia, para promover o pré-clínico, clínico e programas de registro. O grupo como um todo tem cerca de 4.000 colaboradores. Para mais informações visite: www.chiesi.com

Sobre o BNY Mellon

O BNY Mellon é uma companhia global de investimentos, dedicada a ajudar seus clientes a gerir seus ativos financeiros por todo o ciclo de vida dos investimentos. Seja no fornecimento de serviços para instituições, corporações ou investidores individuais, o BNY Mellon atua nas áreas de investment management e investment services em 35 países. Em 31 de março de 2019, o BNY Mellon tinha cerca de US$ 34,5 trilhões globalmente em ativos sob custódia e/ou administração e US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão. O BNY Mellon pode atuar como um ponto de contato único para clientes que buscam criar, negociar, manter, gerir, distribuir ou reestruturar investimentos. Fundado por Alexander Hamilton em 1784, o BNY Mellon é uma das mais duradouras instituições financeiras no mundo, tendo passado por diversos eventos econômicos e mudanças de mercado nos últimos 230 anos.

Sobre a Santa Marcelina Cultura

Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.

Compartilhe!