Regional de Choro do Guri faz apresentação gratuita no Teatro de Contêiner
O Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri na Capital e Grande São Paulo faz apresentação gratuita, no dia 28 de setembro, sábado, às 13h, no Teatro de Contêiner, na região central de São Paulo. O grupo é composto por alunas e alunos do Guri na Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura na Capital e região metropolitana de São Paulo.
Sob o comando de Marcelo Cândido, professor da Escola de Música do Estado de São Paulo – Emesp Tom Jobim, o grupo interpreta composições de mestres do choro como Paulo Bellinati, Eduardo Gudin e Izaías do Bandolim, Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto, entre outros.
Regional de Choro do Guri
O Regional de Choro Infanto-Juvenil é a única formação dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri que se dedica exclusivamente à música brasileira. Fundamentado especialmente na tradição oral, o choro recebe do Guri um tratamento especial, que visa conciliar a interpretação – preservando a liberdade dos instrumentistas – com a pedagogia musical – investindo na sistematização do ensino, com estudos aprofundados e produção de partituras e arranjos próprios. É na roda de choro que os estudantes, após atingir um elevado nível técnico, desenvolvem uma relação pessoal com seu instrumento, explorando as entrelinhas do idioma musical.
O Regional de Choro do Guri volta a se apresentar no dia 27 de outubro, domingo, às 11h, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque Ibirapuera.
Grupos Infantis e Juvenis
Os Grupos Infantis e Juvenis são parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo. Suas apresentações refletem não apenas o ensino de música oferecido pelo programa, como também deixam evidente o trabalho social presente em cada um dos 46 polos distribuídos pela capital e região metropolitana de São Paulo.
A temporada 2019 dos Grupos Infantis e Juvenis do Guri é realizada porque a instituição conta com parceiros que acreditam na missão de formar pessoas pela música. A temporada recebe o patrocínio master do Grupo Verzani &Sandrini, o patrocínio prata da Chiesi Farmacêutica e o patrocínio Bronze do BNY Mellon, ambos por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.
A instituição recebe patrocínios incentivados, não incentivados e conta com os programas de doações para pessoas-físicas, o DOE MÚSICA e ADOTE MÚSICA. Mais informações, no site santamarcelinacultura.org.br/saiba-como-contribuir.
Serviço:
Regional de Choro Infanto-Juvenil do Guri
Marcelo Cândido regente convidado
Programa
ZEQUINHA DE ABREU
Amando sobre o mar
OSVALDO COLA GRANDE
Pascaleando
XIXA
Lua de Mel
ESMERALDINO SALES
No Mundo da Lua
PAULO BELLINATI
Baião de Gude
ORLANDO SILVEIRA
Oh! Meu Amigo
EDUARDO GUDIN
Verde
EDMILSON CAPELUPI
A Banda Chegou
LUCILA FERRINI
Seu Miguel Arcanjo
ANÍBAL AUGUSTO SARDINHA (GAROTO)
Gente Humilde
Lamentos do Morro
IZAÍAS DO BANDOLIM
Evocativo
Data:28 de setembro, sábado
Horário:13h
Local: Teatro de Contêiner Mungunzá
Endereço:Rua dos Gusmões, 47, Santa Ifigênia, Centro (SP)
Entrada Gratuita
Marcelo Cândido
Professor da área de choro do Conservatório de Tatuí e da Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim. Formado em cavaquinho pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí e graduado em Educação Artística – Artes Plásticas pela Faculdade de Filosofia e Letras de Tatuí. Integrante do Grupo de Choro do Conservatório de Tatuí (Quebrando Galho) desde 1994, com o qual se apresentou nos palcos do Teatro Claudio Santoro (Campos de Jordão), Sesc Paulista (no programa Instrumental Sesc TV), programa “Jazz & Companhia” da TV Cultura, Memorial da América Latina (São Paulo), Teatro Procópio Ferreira de Tatuí, entre outros. Idealizou junto com a cantora Márcia Mah o Grupo de Choro “Casa de Marimbondo”, com o qual gravou o CD “Casa de Marimbondo Choro Canção” e também atua no Grupo de “Bola 7”, divulgando o Samba de Raiz. Realiza workshops e aulas técnicas em encontros e festivais, destacando-se as participações no VI Festival de Inverno de Jaú, Oficina Grande Otelo de Sorocaba, 25º Festival de Música de Londrina, Escola Studio Instituto Musical na cidade de Ourinhos, Universidade Sagrado Coração (USC) na cidade de Bauru e aulas espetáculos dentro das atividades do projeto Guri. Como músico instrumentista, já atuou ao lado de vários nomes da música brasileira como Altamiro Carrilho, Proveta, Leila Pinheiro, Monarco, Trio Fala Brasil, Humberto Araújo e grupo Madeira de Vento. Participou das gravações dos CDs “Quebrando Galho”, “Casa de Marimbondo”, “Horn Brasil” (do trompista Adalto Soares), “Não Posso Mais Voltar” (do compositor Hudson Nogueira), “Novos Ventos Velhos Amigos” (Grupo Catavento), “Prêmio Banco do Brasil” (resultado de concurso de incentivo a novos intérpretes e compositores), “Um Craque Chamado Divino” (trilha do filme da biografia de Ademir da Guia) e “Soleil” (da cantora francesa Clementine, editado pela Sony Music Japão).
Sobre o Guri – Capital e Grande São Paulo
O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.
Sobre o Grupo Verzani &Sandrini
Fundado em 1967, o Grupo Verzani &Sandrini tornou-se referência nacional na prestação de serviços. Composto atualmente pelas empresas VS Serviços, VS Segurança, VS Tech, VS Parking, Veman e JR Higienização, a organização opera em todo o Brasil, contando atualmente com 38 mil colaboradores. O Grupo VS dedica-se a desenvolver soluções completas, baseadas em altos padrões de qualidade e ampla tecnologia. Com uma estrutura sólida baseada em responsabilidade social, capacitação profissional e excelência no atendimento, a companhia mantém uma trajetória de sucesso e garante a satisfação de clientes e colaboradores.
Sobre o Grupo Chiesi
Fundada em Parma, na Itália, a Chiesi Farmacêutica é um grupo internacional de pesquisa com mais de 80 anos de experiência no setor farmacêutico, presente em 27 países. No Brasil, possui escritório na Rua Alexandre Dumas e unidade fabril em Santana de Parnaíba/SP. O grupo de pesquisa desenvolve e comercializa medicamentes inovadores na área de doenças respiratórias, cuidados especiais e doenças raras. O centro de pesquisa e desenvolvimento tem base em Parma (Itália) e é integrado com outros 6 centros de pesquisa e desenvolvimento na França, nos Estados Unidos, no Reino Unido e Suécia, para promover o pré-clínico, clínico e programas de registro. O grupo como um todo tem cerca de 4.000 colaboradores. Para mais informações visite: www.chiesi.com
Sobre o BNY Mellon
O BNY Mellon é uma companhia global de investimentos, dedicada a ajudar seus clientes a gerir seus ativos financeiros por todo o ciclo de vida dos investimentos. Seja no fornecimento de serviços para instituições, corporações ou investidores individuais, o BNY Mellon atua nas áreas de investment management e investmentservices em 35 países. Em 31 de março de 2019, o BNY Mellon tinha cerca de US$ 34,5 trilhões globalmente em ativos sob custódia e/ou administração e US$ 1,8 trilhão em ativos sob gestão. O BNY Mellon pode atuar como um ponto de contato único para clientes que buscam criar, negociar, manter, gerir, distribuir ou reestruturar investimentos. Fundado por Alexander Hamilton em 1784, o BNY Mellon é uma das mais duradouras instituições financeiras no mundo, tendo passado por diversos eventos econômicos e mudanças de mercado nos últimos 230 anos.
Sobre a Santa Marcelina Cultura
Criada em 2008, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado. É responsável pela gestão do Guri da capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.