MIS traz sessões e bate-papo com diretores de Ilha das Flores e Era uma vez, o Brasil
Filmes serão exibidos, em película, no dia 4 de outubro, sexta-feira. Após as sessões, os diretores Jorge Furtado e Helena Tassara participam de bate-papo mediado por Valquíria Prates – curadora da exposição Moventes, que integra o programa Foto MIS
Como programação paralela à exposição Foto MIS, o Museu da Imagem e do Som – Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – exibe dois consagrados filmes nacionais sobre preservação ambiental: Ilha das Flores (1989, 13min, Película 35mm, classificação indicativa: 10 anos), do diretor Jorge Furtado, e Era uma vez, o Brasil (1993, 22min, Película 16mm Classificação: Livre), da diretora Helena Tassara – ganhadora do Prêmio Estímulo em 1993.
Após as exibições, que acontecem no dia 4 de outubro, haverá uma conversa com os diretores dos filmes e Valquíria Prates, curadora da exposição MOVENTES – que reúne imagens do Acervo, dentro do projeto Foto MIS. A mostra é um convite a uma reflexão sobre o trabalho e deslocamentos a partir de imagens que registram trabalhadores rurais, feirantes, carregadores, carroceiros, caminhoneiros, artistas de circo e vendedores ambulantes em fotografias, filmes e documentos de diferentes coleções do Acervo MIS.
O evento acontece a partir das 19h, no Auditório MIS (172 lugares). O ingresso, gratuito, deve ser retirado com 1h de antecedência na recepção do Museu.
SOBRE O FOTO MIS
Criado em 2012, o projeto Foto MIS, antigo Maio Fotografia no MIS, dedica cerca de dois meses por ano à fotografia, com todos os espaços do Museu tomados por exposições, seminários e oficinas. Em suas sete edições figuraram importantes artistas, nacionais e internacionais, como André Kertész, Andy Warhol, Carlos Eber, Chico Albuquerque, Claudio Edinger, Gregory Crewdson, Josef Koudelka, Martin Parr, Mauricio Lima, Sandro Miller, Valdir Cruz, Vivian Maier, Walter Carvalho e Willy Ronnis.
O FOTO MIS 2019 apresenta as exposições Todos iguais, todos diferentes, do fotógrafo francês Pierre Verger, com uma seleção de 200 retratos realizados entre as décadas de 1930 e 1970 em todo o mundo; Estudos fotográficos: 70 anos de memória,remontagem da primeira exposição individual do fotógrafo Thomaz Farkas e primeira exposição de fotografia realizada num museu de arte no Brasil,;Caretas de Maragojipe, de João Farkas, sobre o carnaval como patrimônio imaterial do recôncavo baiano; Haenyeo, Mulheres do mar, de Luciano Candisani, que retrata a vida das Haenyeos, grupo de mulheres que vivem na Coreia do Sul e seguem a tradição secular de mergulhar utilizando apenas o ar de seus pulmões, para colher produtos marinhos.Integram ainda o projeto, Moventes, mostra do Acervo MIS com curadoria de Valquíria Prates e Onde tudo está, individual de Beatriz Monteiro, projeto selecionado pelo projeto anual do MIS, Nova Fotografia 2019.
Serviço
Exibição dos filmes “Ilha das Flores” e “Era uma vez, o Brasil” + bate-papo
DATA 04.10, sexta-feira
HORÁRIO 19h
LOCAL Auditório MIS (172 lugares)
INGRESSO Gratuito. Ingressos distribuídos uma hora antes Recepção MIS
CLASSIFICAÇÃO Conferir programação