#GuriEmCasa reúne curiosidades musicais, dicas culturais e de saúde, orientações de estudo em uma mesma plataforma
Guri Capital e Grande São Paulo reúne programação online para ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado da música e a inclusão social
A origem do nome das notas musicais, aprender a construir um ábaco, fazer um tour virtual pelo Theatro Municipal de São Paulo, essas são algumas das atividades da programação da primeira semana de maio de #GuriEmCasa, uma plataforma que tem o objetivo de ampliar o acesso e fortalecer o aprendizado. O Guri Capital e Grande São Paulo, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela organização social Santa Marcelina Cultura, desenvolveu essa plataforma que reúne as atividades online do programa. A ação acontece em conjunto com o #CulturaEmCasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
#GuriEmCasa contempla três eixos: Aprenda Com o Guri, Cante Com o Guri e Concerto Em Casa que têm como objetivo levar para o ambiente virtual a vivência do programa. As atividades inteiramente gratuitas foram elaboradas de modo a contemplar diferentes faixas etárias, a incentivar o aprendizado e ainda reforçar a importância da música para conectar pessoas.
A série #AprendaComOGuri traz conteúdos como aulas de instrumento, canto, além de dicas e orientações de estudo. A programação contempla escuta musical guiada, bate-papos, entre outras atividades.
Durante a semana de 04 a 08 de maio, #AprendaComOGuri vai abordar, na terça, dia 05, às 13h, a origem dos nomes das notas musicais. Já na quarta, dia 06, ás 17h, o público vai poder conhecer mais sobre a composição Choro Negro, de Paulinho da Viola.
#GuriEmCasa vai receber também profissionais de saúde para dar dicas nesse período de isolamento social. Na quinta-feira, dia 07, às 15h, a psicóloga Katya Portela aborda como manter a saúde mental e a sociabilização em tempos de quarentena.
A programação completa está disponível no site https://gurisantamarcelina.org.br/
#GuriEmCasa
PROGRAMAÇÃO 04 a 08 de Maio
SEGUNDA-FEIRA – 04 DE MAIO
13h #AprendaComOGuri
Aprenda a construir um ábaco
Com Marcelo Silvério
TERÇA-FEIRA – 05 de MAIO
13h #AprendaComOGuri
Curiosidades Musicais
De onde vieram os nomes das notas musicais?
Com Lidiana Mincov
15h #SOCIALizandoGuri
Notas Informativas: Serviços Essenciais
QUARTA-FEIRA – 06 de MAIO
17h #AprendaComOGuri
Escuta Musical
Choro Negro de Paulinho da Viola
Com Jean Paulo Casimiro, Leandro Souza, Marcelo Silvério e Santiago Steiner
QUINTA-FEIRA – 07 de Maio
15h #SOCIALizandoGuri
Como manter a saúde mental e a sociabilização em tempos de quarentena.
Katya Portela (Psicóloga)
17h Bate-papo com o Guri
Marco Souza (diretor do Leerorkest) e Giuliana Frozoni
SEXTA-FEIRA – 08 de Maio
17h #AprendaComOGuri
Dica de Atividade Cultural
O Municipal tim-tim por tim-tim
Com Luiz Henrique
Guri Capital e Grande São Paulo
O Guri é um programa que desenvolve o ensino musical e a inclusão sociocultural para 13 mil crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos em 46 polos da capital e em cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, Organização Social (OS) qualificada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o programa proporciona a oportunidade de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade apoiada por um trabalho social efetivo. Sempre apostando na plena capacidade de desenvolvimento do ser humano, o Guri oferece não apenas uma rede de apoio para suas alunas e alunos, mas também para seus familiares e comunidades nas quais o programa atua.
Santa Marcelina Cultura
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs do ano, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri na Capital e região Metropolitana de São Paulo e da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim). O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade. Desde maio de 2017, a Santa Marcelina Cultura também gere o Theatro São Pedro, desenvolvendo um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro. Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Guri Capital e Grande São Paulo, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.