HomeAssessoria ReleasesMuseu do Futebol entra na reta final da campanha para audioguia de Futebol Feminino

Museu do Futebol entra na reta final da campanha para audioguia de Futebol Feminino

Minha voz faz História bateu 1° meta, agora segue no 2° tempo do jogo até 20/12 para ter versões em Libras, inglês e espanhol

A campanha Minha voz faz História do Museu do Futebol bateu a 1° meta e vai criar em 2021 o primeiro audioguia para contar mais de 100 anos de histórias do futebol feminino no Brasil. Mas a instituição quer tornar o audioguia ainda mais acessível: a campanha segue até este domingo, 20 de dezembro, com a nova meta de arrecadar R$ 104 mil para fazer uma versão do material na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o público surdo. A ideia é também fazer versões do audioguia em inglês e espanhol.

Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol está localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e desde 2015 vem buscando dar mais visibilidade ao futebol feminino em suas exposições, programação cultural e ações de comunicação.

Entre as histórias que serão contadas no audioguia, está, por exemplo, a de Clarice Pereira da Silva, uma mulher negra, advogada e sindicalista de Jaú, interior de São Paulo, que fundou uma equipe de domésticas quando o futebol feminino estava proibido no Brasil na década de 60.

A campanha de matchfunding para realização do audioguia acontece por meio do programa BNDES+. As contribuições devem ser feitas pelo site Benfeitoria (benfeitoria.com/museudofutebol). Os benfeitores recebem recompensas exclusivas, como produtos da marca feminista Puta Peita, bonecas de pano da Maria Virou Átomo, Cerveja IPA La Maestra em homenagem a Sissi do Amor e tatuagens temporárias Não é Não.

Benfeitores com possibilidade de contribuir com valores mais altos podem receber um spoiler, com um trecho do audioguia antes do seu lançamento; a possibilidade de participar da estreia do recurso, com uma visita exclusiva incluindo café da manhã no Museu do Futebol e até a doação de kits com camisetas, mochilas, lenços e adesivos da campanha para um time feminino de qualquer lugar do Brasil, que pode ser escolhido com ajuda do Museu.

Mais do que as recompensas, no entanto, o maior retorno da campanha é a possibilidade de ajudar no empoderamento de meninas e mulheres no ambiente esportivo. Quando lançado, o audioguia será utilizado não apenas dentro do Museu do Futebol, mas disponibilizado na internet, para que as histórias de mulheres que jogam bola possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o País.

O FUTEBOL FEMININO NO MUSEU DO FUTEBOL

Localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol tem se esforçado em reparar as desigualdades de representação em torno do fenômeno futebol no Brasil por meio de pesquisa, programação cultural e educativa, exposições e comunicação.

As exposições “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019) são exemplos bem sucedidos do compromisso que o Museu assumiu nesse sentido. No ano passado, durante a exposição “CONTRA-ATAQUE!”, pela primeira vez o número de visitantes mulheres se equiparou o de homens, que historicamente representavam certa de 70% do público.

Além disso, o Museu do Futebol é uma instituição pública, sem fins lucrativos, integrante da rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, que passa pelo debate sobre igualdade de gênero.

COMO DOAR

Até 20 de dezembro

Pelo site Benfeitoria: benfeitoria.com/museudofutebol.

Compartilhe!