Confira o funcionamento das instituições culturais do Governo de SP no feriado do aniversário da cidade de São Paulo
Museus, Bibliotecas, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0 terão ampla programação, em 25 de janeiro, como mostra de samba rock, apresentações literomusicais, celebração da culinária e da cultura boliviana, slackline com o atleta campeão mundial Alisson Ferreira e muito mais; Várias instituições estarão com entrada gratuita
As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo da capital abrirão com horários diferenciados, no aniversário da cidade, em 25 de janeiro, e oferecerão exposições, apresentações, shows, oficinas, exibições de mágicas, workshop aberto de dança e atividades que visam ensinar palavras em línguas indígenas, como: coral Mirim Guarani, festa com samba com o grupo Partideiros da Antiga, jogo da memória com lugares icônicos da cidade, mostra Remanescentes da Mata Atlântica, Hora do Conto: São Paulo – A aldeia que virou metrópole, surfe urbano, entre outras ações.
Já o Museu da Diversidade Sexual, a Sala São Paulo e a Oficina Cultural Alfredo Volpi estarão fechados.
Confira o abre e fecha dos Museus, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0, bibliotecas e salas de espetáculos:
Museu do Futebol – Grupo Groove 011 Samba Rock e slackline
Apresentação musical com o grupo Groove 011, com mostra de samba rock, incluindo bate-papo contando a história, importância e sua resistência enquanto movimento preto paulistano. A apresentação será seguida de aula demonstrativa e discotecagem ao vivo, com participação inclusiva do público presente. E, das 10h às 15h, terá oficina de slackline com o atleta campeão mundial, Alisson Ferreira.
O grupo Rebricando fará contação de história com o tema “Todo mundo pode jogar“, para crianças e adolescentes, e trabalhará a reflexão sobre inclusão no esporte, além de outras atividades educativas, como Pakayembi, Oficina Perceber a Cidade e surfe urbano e escalada.
Abre: 25/01
Horário: Grupo Groove 011 (Das 11h às 12h20); Slackline (Das 10h às 15h); Rebricando (14h); Pakayembi (Das 11h às 12h30); Oficina Perceber a Cidade (Das 14h às 15h30); surfe urbano e escalada (Das 10h às 17h).
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-0
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://museudofutebol.org.br/
Museu da Língua Portuguesa – Coral Mirim Guarani na Estação Férias – nossas palavras são flâmulas
Dentro da programação do Estação Férias – nossas palavras são flâmulas, terá a apresentação do Coral Mirim Guarani, além de oficinas que visam ensinar palavras em línguas indígenas de forma lúdica, das 10h às 17h. Esta ação está vinculada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas e culturas dos povos originários do Brasil, em cartaz no museu até abril.
Abre: 25/01
Horário: Museu das 9h às 18h, com entrada permitida até às 16h30. Estação Férias, das 10h às 17h. Coral Mirim Guarani, às 11h.
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01120-010
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Museu da Casa Brasileira – Mostra Remanescentes da Mata Atlântica
A mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” faz refletir sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte, até o desaparecimento de espécies. Além da atividade “Casa na Praia”, aberta a todos os públicos, tem como missão levar a praia para o jardim do Museu, convidando o público a construir essa praia juntos, confeccionando elementos desse cenário e as famílias poderão sentir a areia nos pés.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 18h / Atividade educativa: Casa na Praia, das 11h às 16h.
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01451-000
Participação gratuita, mediante inscrição pelo site do MCB
Mais informações: https://mcb.org.br/pt/
Museu das Culturas indígenas – Mundurukando
Mundurukando na Cidade de São Paulo com contação de histórias com Daniel Munduruku, música e pintura corporal com os Mestres de Saberes Indígenas do MCI, e brincadeiras xinguanas, além de uma uma roda de conversa, a partir do livro “Crônicas de São Paulo”. A participação na atividade será gratuita.
Abre: 25/01
Horário: Mundurukando na Cidade de São Paulo, das 10h às 12h e das 15h às 17h; Crônicas de São Paulo, das 15h às 17h.
Endereço: Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo – SP, 05002-062
A entrada não será gratuita, mas a participação nas atividades sim.
Mais informações: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu de Arte Sacra de São Paulo – Visita Patrimonial
Terá a primeira visita patrimonial, que tem como objetivo explorar a arquitetura do complexo da Luz e o protagonismo do edifício no desenvolvimento da região em que se encontra, além de refletir sobre as possibilidades técnicas empregadas no período colonial e suas funcionalidades na contemporaneidade.
Abre: 25/01
Horário: Das 9h às 17h. Entrada permitida até às 16h30.
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP, 01102-000
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: http://museuartesacra.org.br/
Museu da Imigração – Visita a espaços ligados à história da imigração e Para além do trem das 11
O público conhecerá lugares de memória relacionados aos processos migratórios de diferentes décadas e a herança cultural e patrimonial deixada por esses movimentos. A imigração italiana, libanesa, espanhola e boliviana serão destaques. O passeio partirá da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde acontecerá uma breve visita temática, dedicada a comentar sobre a ocupação migrante atual nos bairros do Brás e da Mooca. O percurso total terá cerca de 25km e será percorrido por uma van disponibilizada pelo Museu. O valor para participar da programação, incluindo o transporte e almoço, será disponibilizado em breve, juntamente com as orientações de inscrição, no site do Museu.
Outra atividade convidará os visitantes a conhecerem os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia. A partir das composições, acontecerá um bate-papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa. A ação será voltada para o público acima de 12 anos. Não há necessidade de inscrição prévia, sendo que as vagas serão limitadas e por ordem de chegada.
Abre: 25/01
Horário: Das 9h às 18h, bilheteria até às 17h (visitação ao Museu); das 9h30 às 16h (programação especial de visitas pelo Brás e pela Mooca) e às 15h (Para além do trem das 11).
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Entrada no Museu será gratuita em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.museudaimigracao.org.br
Museu Catavento – Espetáculos de Mágicas e Espetáculos de Teatro
O Espetáculo teatral Perigo invisível mostra que o perigo à saúde nem sempre é visível, como os vírus, bactérias, fungos e como são importantes os bons hábitos de higiene na prevenção de doenças, além de números de mágicas.
Abre: 25/01
Horário: Das 09h às 17h. Espetáculos de Mágicas às 11h, 13h e 15h.
Espetáculo teatral Perigo Invisível às 10h, 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30h. Bilheteria fecha às 16h
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP, 03003-060
Ingressos: R$ 15 inteira, R$7,50 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos no site ou na bilheteria.
Mais informações: https://museucatavento.org.br
MIS – Museu da Imagem e do som – Grandes Personalidades Negras e exibições de filmes
As obras em grafite “Grandes Personalidades Negras” homenageiam 81 artitas negros, como o Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022. Também, serão exibidos os filmes: “O Enfermeiro” e “Oriundi”, de Paulo Autran.
Abre: 25/01
Horário: Terças a sextas, das 11h às 19h Grandes personalidades Negras; Filmes:
16h O Enfermeiro e 18h Oriundi
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/
Paço das Artes – Mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos
O Paço das Artes realiza, em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, a mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos. Estão sendo exibidos 60 trabalhos de fotógrafos contemplados pela convocatória do MIS, que se distinguem pela qualidade e inovação. O visitante poderá conferir, por exemplo, a realidade dos palestinos e israelenses em Tel Aviv, Jerusalém, apresentada em “Entre muros e ideias”, de Marcos Muniz.
Abre: 25/01
Horário: De terça a sábado, das 11h às 19h, domingos e feriados, das 12h às 18h
Endereço: R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
Entrada será gratuita
Mais informações: https://www.pacodasartes.org.br/
Pinacoteca de São Paulo – Pina Luz / Exposições: Pelas Ruas, Lenora de Barros e Pina Estação: Jonathas de Andrade: o rebote do bote
A exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, reúne 150 obras, de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte-americana, como Andy Warhol, Edward Hopper. Na Pina Luz, também será possível ver Lenora de Barros: Minha Língua e Dalton Paula: rota do algodão (Octógono). Já na Pina Estação: Jonathas de Andrade: o rebote do bote.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 18h
Endereço:
Pina Luz: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010
Pina Estação: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, 01213-010
Entrada será gratuita
Mais informações: https://pinacoteca.org.br/pina_luz/
https://pinacoteca.org.br/en/pina_estacao/
Museu da Diversidade Sexual
Fecha: 25/01
Obs: Fechada para obras de ampliação
Mais informações: https://museudadiversidadesexual.org.br/
Memorial da Resistência de São Paulo – Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência
A exposição “Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência” apresenta ao público um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 18h, quarta a segunda (fechado às terças)
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo, SP, 01213-010
Entrada gratuita
Mais informações: http://memorialdaresistenciasp.org.br
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos
A exposição Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. E, também, tem a exposição de longa duração do acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.
Abre: 25/01
Horário: De terça a domingo – das 10h às 17h (permanência até 18h).
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10
Entrada gratuita
Mais informações: http://www.museuafrobrasil.org.br/
Memorial da América Latina – Exposição Orixás
“Orixás”, do artista Eury Moreira, com esculturas sobre tela com divindades da religião Iorubá como Oxalá, Iemanjá, Oxum e Nanã.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 17h
Obs: Apenas a Praça da Sombra estará aberta ao público (espaços externos, internos e exposições).
A Praça Cívica estará fechada ao público, devido à realização de evento comercial privado (show de pré-carnaval do Péricles)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Entrada gratuita nesta exposição
Mais informações: https://memorial.org.br/
Casa das Rosas – A Cidade Falada
Programação de recitais de poesia falada e apresentações literomusicais.Durante o dia, o jardim da Casa das Rosas receberá a apresentação “Pauliceia: Canta Tua Aldeia”, realizada pelo grupo Canto Livro, formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e Juliana Rizzo (canto e narração); o espetáculo musical e performático “Viola Antropofágica”, com Edu Viola e Lou Calheiros; por fim, os Poetas Ambulantes realizam uma apresentação de poesia falada feita especialmente para a ocasião. A atividade será realizada presencialmente, no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.
Abre: 25/01
Horário: Das 14h às 18h
Endereço: Avenida Paulista, 37
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.casadasrosas.org.br/
Casa Guilherme de Almeida – Memórias de São Paulo
Jogo da memória com lugares icônicos da cidade, por meio de cartões postais, traçando um paralelo entre presente e passado. Cada cartão representará uma imagem atual e uma antiga, cabendo ao participante encontrar quais as correspondentes e associá-las.
Abre: 25/01
Horário: Das 14h às 15h30
Endereço: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/
Casa Mário de Andrade – Viola Antropofágica
Espetáculo musical performático com poemas de Mário de Andrade musicados por Edu Viola, incluindo fragmentos da ópera Café. Com o músico e compositor Edu Viola e Lou Calheiros, atriz e artista plástica.
Abre: 25/01
Horário: Das 16h às 17h00
Endereço: Avenida Paulista, 37
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Obs: A atividade é organizada pela Casa Mário de Andrade, que está fechada para obras de ampliação, por isso a ação será feita no Jardim da Casa das Rosas
Mais informações: https://www.casamariodeandrade.org.br/
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Sampa em voz e violão com Sérgio Vinci e Workshop aberto de dança
Em show solo, Sérgio Vinci fará uma apresentação composta por voz e violão com canções que falam, cantam e exaltam São Paulo. Além de músicas autorais, seu repertório conta com nomes consagrados como Caetano Veloso, Eduardo Gudim, Premeditando o Breque, Rita Lee, Adoniran Barbosa e Itamar Assumpção.
E no Workshop aberto de dança os interessados em dança terão a oportunidade de conhecer e experimentar ritmos diversos que farão parte da programação da Unidade.
Abre: 25/01
Horário: Sampa em voz e violão com Sérgio Vinci, das 14h às 15h.
Das 12h às 13h, Workshop aberto de Dança
Endereço: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia – São Paulo/SP
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Fecha: 25/01
Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/
Fábricas de Cultura das zonas Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), Diadema, Osasco e Iguape – Festa com Samba
As Fábricas de Cultura abrirão com horários diferenciados, a Fábrica Vila Nova Cachoeirinha, às 15, promoverá uma festa com samba para a comunidade. O Grupo Partideiros da Antiga traz sucessos de grandes ícones do samba de São Paulo como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da música brasileira.
Abre: 25/01
Horário: Nos feriados, das 12h às 17h. Samba às 15h.
Endereço da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: Rua Franklin do Amaral, 1575 / São Paulo – SP
Mais informações: https://www.fabricasdecultura.org.br/
Fábricas de Cultura Zona Leste (Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes) – Repertório samba paulistano, Sessão cinema e Live Painting
As Fábricas de Cultura da Zona Leste, também, terão repertório samba paulistano e sessão de cinema, por exemplo, com exibição do documentário “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato”, além de Live Painting – grafite em telas inspiradas nas músicas de Paulo Vanzolini.
Abre: 25/01
Horário: Nos feriados, das 09h às 17h . Repertório samba paulistano, Sessão cinema e Live Painting a partir das 14h;
A relação de endereços pode ser conferida no site.
Mais informações: https://www.fabricadecultura.org.br/
SP Escola de Teatro – Espetáculo Le Girls
Terá mesa de debates + espetáculo: Mesa de discussão: Tema: Intercâmbio Transvisão – Expectativas de novas políticas trans em rede nacional, de forma virtual, pelo YouTube: youtube.com/spescoladeteatro, às 18h.
E o espetáculo Le Girls, as artistas transexuais Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana sobem ao palco com shows musicais icônicos de suas divas preferidas intercalados com suas histórias de vida, às 20h.
Abre: 25/01
Horário: Às 18h, Mesa de discussão: Tema: Intercâmbio Transvisão. Às 20h, espetáculo Le Girls
Endereço: UNIDADE ROOSEVELT, Praça Roosevelt, 210
Entrada gratuita
Mais informações:https://www.spescoladeteatro.org.br/
Biblioteca de São Paulo – Hora do Conto e Cardápio de Culturas
“Hora do Conto: São Paulo – A aldeia que virou metrópole”, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. E Cardápio de Culturas | Bolívia – Salada dos Incas com Quinoa. A proposta desta atividade é celebrar a culinária e a cultura da Bolívia, a partir do preparo e degustação de uma salada à base de quinoa, acompanhada de suco tradicional da região.
Abre: 25/01
Horário: 9h30 às 18h30 (biblioteca); Hora do Conto São Paulo – a aldeia que virou metrópole, das 16h às 16h45; Cardápio de Culturas | Bolívia – Salada dos Incas com Quinoa, das 14h às 16h
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP, 02030-100
Entrada gratuita
Mais informações: https://bsp.org.br/
Biblioteca Parque Villa-Lobos – Amanhecer Esmeralda e Cardápio de Culturas
Terá a Hora do Conto: “Amanhecer Esmeralda”, de Ferréz, com a Cia. Alcina da Palavra e o Cardápio de Culturas: Venezuela – Arepas.
Abre: 25/01
Horário: Das 9h30 às 18h30 (Biblioteca); Hora do Conto: Amanhecer Esmeralda, das 16h às 16h45; Cardápio de Culturas: Venezuela – Arepas, das 14h às 16h.
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05319-000
Entrada gratuita
Mais informações: https://bvl.org.br/
Teatro Sérgio Cardoso – A Bela Adormecida
Inspirado no Conto de Fadas de Charles Perrault, o Balé, a adaptação contou com a composição do russo Peter Ilych Tchaikovsky, libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa.
Abre: 25/01
Horário: Às 20h30
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Comprar ingresso: https://bityli.com/ykRVZ
Mais informações: https://www.teatrosergiocardoso.org.br/pt-br/
Sala São Paulo
Fecha: 25/01
Mais informações: http://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx
Plataforma #CulturaEmCasa Online
Lançamento do filme “Outras Vanguardas”. Inspirada na série de mesmo nome, um original da plataforma #CulturaEmCasa, “Outras Vanguardas” aborda movimentos vanguardistas de São Paulo surgidos desde a Semana de Arte Moderna de 1922 e que até hoje encontram eco na cultura brasileira.
Lançamento: 25/01
Horário: 21h
Acesso on-line gratuito
Mais informações: https://culturaemcasa.com.br/