Governo de São Paulo leva empresas paulistas para Festival de Cinema de Cannes, na França
Realizado de 16 a 27 de maio, ele será o destino da terceira missão de 2023 do programa CreativeSP, que contará com quatro filmes na programação oficial do evento
A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e a Secretaria de Negócios Internacionais do Estado de são, levará 10 empresas paulistas para o Festival de Cinema de Cannes, um dos maiores eventos do mundo do setor audiovisual, que acontece de 16 a 27 de maio, na França. “Assim como participar do SXSW e do Game Developers Conference (GDC) foi importante para marcar presença para investimento de peso à indústria criativa do Estado de São Paulo nas áreas de inovação e games, nossa expectativa é promover o setor cinematográfico em Cannes”, comenta a secretária de cultura Marília Marton.
Será a terceira missão de 2023 do CreativeSP, programa que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor de economia criativa, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. No ano passado, a missão para o Festival de Cannes foi a mais bem-sucedida entre as nove realizadas pelo CreativeSP para eventos de diversos setores. Projeções feitas pelas 10 empresas participantes indicam a geração de R$ 147 milhões em negócios no setor cultural paulista, valor quase 30 vezes maior que todo o orçamento do programa para 2022.
As empresas selecionadas são: Material Bruto Produções Cinematográficas, Vitrine Filmes, Punta Colorada Produções Audiovisuais, Lira Filmes, Dezenove Som e Imagem, Biônica Filmes, Tangerina, Manjericão Filmes, Cup Filmes e Openthedoor. Dessas, cinco levarão filmes que fazem parte da programação do Festival. E terão a oportunidade de participar do Marché du Film (Mercado do Filme), espaço no qual produtores, distribuidores, investidores e representantes de festivais do mundo todo se encontram para negociar.
O Marché du Film reúne cerca de 12 mil visitantes de pelo menos 100 países, mais de 5 mil empresas e aproximadamente 4 mil filmes e projetos.
SP em destaque
Em 18 de maio, será realizado o SP Day, em um estande conjunto com o Cinema do Brasil, parceiro do CreativeSP na missão para o Festival de Cannes. O evento reunirá produtores e representantes de festivais do mundo todo, que terão a oportunidade de conhecer melhor a indústria audiovisual de São Paulo, trocar informações e fazer negócios com as empresas selecionadas pelo programa.
Além disso, quatro filmes serão exibidos em sessões oficiais do Festival pelas empresas que integram a missão do CreativeSP: “Retratos Fantasmas” (Vitrine Filmes), “Levante” (Lira Filmes e Manjericão), “A Flor do Buriti” (Material Bruto Produções Cinematográficas) e “Os Delinquentes” (Punta Colorada Produções Audiovisuais). Esses três últimos ainda concorrerão a prêmios no Festival.
Investimento contínuo
Além de oferecer um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, o CreativeSP ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece às empresas ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
As duas primeiras missões de 2023 foram para os Estados Unidos. Empresas paulistas tiveram a oportunidade de participar do South by Southwest (SXSW) e da Game Developers Conference (GDC), respectivamente dois dos maiores eventos de inovação e jogos eletrônicos do mundo.
Em 2022, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento público no programa – e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista, graças à participação nos eventos.