Teatro Sérgio Cardoso oferece atividades gratuitas no Dia das Crianças
“Rua de Brincar” terá música, circo, teatro, contação de história, recreação e brinquedos em frente ao teatro
No dia 12 de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças, o Teatro Sérgio Cardoso, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo administrada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte, oferece o evento “Rua de Brincar”, com uma programação inteiramente gratuita para toda a família curtir com a criançada. A celebração, que acontece em frente ao teatro a partir das 10h30, tem apoio da Prefeitura de São Paulo através de sua Secretaria de Cultura.
O trecho da Rua Rui Barbosa onde está localizado o Teatro Sérgio Cardoso (número 153) será fechado especialmente para o evento, para o oferecimento de mais de uma dezena de atividades, entre música, circo, teatro, contação de história, recreação e brinquedos.
A primeira atração será a contação de história “Feitos para voar”, do Grupo Três Marias e Um João, seguida pelas apresentações teatrais “Dois Baús”, da Cia do Elefante, e “Já Elvis?”, da Trupe Cia de Histórias. Depois é a vez do show musical Beatles Para Crianças e, na sequência, a atração circense Irmãos Becker com seu “Show dos Becker”. Para finalizar, mais uma contação de história: “Histórias Negras”, da Liruê Cia de Histórias.
Além desses espetáculos, “Rua de Brincar” traz uma série de recreações, como uma oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos, pintura facial, pernaltas itinerantes e brinquedos infláveis: piscina de bolinhas, tobogãs, cama elástica e pula-pula. E, como não poderia faltar, terá ainda pipoca e algodão doce.
“O Teatro Sérgio Cardoso proporciona arte e diversão às crianças, garantindo o seu direito de brincar e ser feliz. O acesso a essas atividades desempenha um papel fundamental na formação de adultos com uma visão de mundo mais enriquecedora e na construção de uma sociedade mais harmoniosa”, afirma Glaucio Franca, diretor geral da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
Confira abaixo a programação completa de “Rua de Brincar”:
10h30 – “Feitos para voar” – Grupo Três Marias e Um João
11h às 14h – Oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos
11h30 – “Dois Baús” – Cia do Elefante
12h30 – “Já Elvis?” – Trupe Cia de Histórias
14h – Beatles Para Crianças
15h30 – “Show dos Becker” – Irmãos Becker
16h30 – “Histórias Negras” – Liruê Cia de Histórias
Durante todo o evento – pintura facial, pernaltas itinerantes, piscina de bolinhas, tobogãs, cama elástica, pula-pula, pipoca, algodão doce e monitores.
Sobre as atrações:
“Feitos para voar” – Grupo Três Marias e um João
Narração com contos que falam sobre liberdade, transformação e sobre se aventurar nas alturas dos céus: “A Andorinha Mágica”, história contada pelos indígenas da tribo Kaxinawá, e “A Águia e a Galinha”, que conta a história de um camponês que pegou um filhote de águia e a criou junto com as galinhas no galinheiro.
Oficina de fantasia, máscaras e criação de personagens mágicos
Nessa oficina as crianças soltam a imaginação e pintam, recortam, colam e produzem suas fantasias. A oficina fornece materiais como sainha de tule, capa de cetim, fitas, papéis, colas, tesouras e muitos adereços.
“Dois Baús” – Cia do Elefante
Com direção de Laís Trovarelli e Vinícius Albano, o espetáculo traz muita música, dança e números circenses.
“Já Elvis?” – Trupe Pé de Histórias
Nina briga com sua melhor amiga porque não consegue controlar o impulso de ser mandona, até que se depara com alguém ainda mais mandão que ela própria. Em seus sonhos, seu pai vira Elvis Presley e tudo o que Nina busca é ser como ele. Mas ela percebe que nem tudo brilha como as estrelas e que até o rei do rock passa por momentos difíceis.
Beatles para Crianças
Fabio Freire e Gabriel Manetti, educadores e idealizadores do projeto, dominam completamente o repertório dos Beatles e a condução do espetáculo com a criançada, apresentando cada canção com sabor de novidade, com uma pegada atual e de olho no interesse das novas gerações, fazendo uso de instrumentos como ukulele, bandolim, washboard, tambor de língua e kazoo.
“Show dos Becker” – Irmãos Becker
Os artistas surpreendem com a criatividade de seus números contemporâneos de malabarismo e equilibrismo. Malabaristas cômicos encantam a plateia com a diversidade de materiais, como chapéus e diabolôs, e ainda dançam com facas.
“Histórias Negras” – Liruê Cia de Histórias
Contação de histórias da companhia, cujo trabalho artístico e pedagógico é direcionado para a infância e juventude.
Sobre o Teatro Sérgio Cardoso
Localizado no boêmio bairro paulistano do Bixiga, o Teatro Sérgio Cardoso mantém a tradição e a relevância conquistada em mais de 40 anos de atuação na capital paulista. Palco de espetáculos musicais, dança e peças de teatro, o equipamento é um dos últimos grandes teatros de rua da capital, e foi fundamental nos dois anos de pandemia, quando abriu as portas, a partir de rígidos protocolos de saúde.
Composto por duas salas de espetáculo, quatro dedicadas a ensaios, além de uma sala de captação e transmissão, o Teatro tem capacidade para abrigar 827 pessoas na sala Nydia Licia, 149 na sala Paschoal Carlos Magno, além de apresentações e aulas de dança no hall do teatro.
Sobre a Amigos da Arte
A Associação Paulista dos Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão de chamadas públicas, do Teatro Sérgio Cardoso, e do Teatro de Araras, além do Mundo do Circo SP, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a iniciativa privada desde 2004.
Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 19 anos de atuação, a Organização desenvolveu cerca de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.