Museu das Culturas Indígenas debate políticas culturais para povos originários em conferência estadual
Instituição promove discussões que resultarão em propostas para a Conferência Nacional de Cultura; evento é gratuito com retirada de ingresso no site
O Museu das Culturas Indígenas (MCI) faz um debate sobre políticas culturais no Estado de São Paulo para os povos originários, em 06 de dezembro, às 15h. A partir das discussões, a instituição vai elaborar propostas que serão enviadas para a Conferência Nacional de Cultura. O MCI é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari), em parceria com o Instituto Maracá e o Conselho Indígena Aty Mirim.
Com o tema Democracia e direito à cultura, a conferência coordenada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, fomenta a participação de diferentes públicos no debate cultural, a fim de garantir a representatividade dos segmentos artísticos. No MCI, os participantes vão debater o Plano Setorial para as Culturas Indígenas (PSCI), vinculado ao Plano Nacional de Cultura (PNC).
Constam da pauta do encontro o desenvolvimento de ações voltadas para a proteção, promoção, fortalecimento e valorização das culturas indígenas. As ações visam contribuir para a manutenção dos saberes e práticas; incentivar e valorizar os sábios e os anciãos; colaborar para a utilização das línguas indígenas; possibilitar a criação de espaços comunitários; incentivar a troca de experiências e o intercâmbio entre comunidades e povos indígenas; propiciar a inclusão digital dos povos indígenas; realizar mapeamentos comunitários.
SERVIÇO
4ª Conferência Estadual de Cultura: Museu das Culturas Indígenas sedia debate sobre políticas culturais para os povos originários
Data: 06/12
Horário: às 15h
Entrada gratuita com retirada de ingresso no site