Primeiro e-book da São Paulo Escola de Dança será lançado em formato digital
“Diálogos e Práticas em Dança e Educação” é o título da obra que ficará disponível para download a partir do dia 15 de dezembro
A São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança, lançará o seu primeiro livro em formato digital. A obra Diálogos e Práticas em Dança e Educação, organizada pela diretora artística e educacional Inês Bogéa e pelo superintendente pedagógico José Simões, ficará disponível para download gratuitamente a partir do dia 15/12, às 12h, pelo site da Escola.
Por meio das fotografias, que retratam aulas, processos criativos e os próprios estudantes, além de conteúdos ligados ao ensino e práticas de dança, há uma proposta de aproximar o leitor do cotidiano da Escola, trazendo vida à essência das cenas que compõem esta jornada artística e pedagógica.“Nesta primeira publicação, queremos convidar os leitores a dialogarem e explorarem conosco compreensões que ampliem as visões sobre a dança. Além de uma expressão artística, nosso objetivo foi o de sistematizar experiências que fazem da dança também um veículo de aprendizado e transformação”, comenta a diretora artística e educacional e co-organizadora do livro, Inês Bogéa.
SAIBA MAIS SOBRE A OBRA
Com textos iniciais da sSecretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo MaríliaMarilia Marton e da Presidente do Conselho de Administração da Associação Pró-Dança Rachel Coser, o livro reúne textos da equipe pedagógica e de convidados ligados ao meio acadêmico para apresentar, em duas grandes partes, um diálogo entre temas pertinentes à arte da dança em geral e o seu processo ensino-aprendizagem.
A primeira parte, dedicada a uma análise da dança no contexto educacional, promove reflexões sobre a diversidade de processos formativos, como as contribuições da dança inclusiva e dos saberes enraizados na herança afro-brasileira, a partir de textos de Ivan Bernadelli, Kathya Maria Ayres de Godoy, Carolina Romano de Andrade, Jussara Xavier, Karla Dunder, Franciane Kanzelumuka Salgado de Paula e Elena Toscano.
Já a segunda, apresenta de maneira aprofundada dimensões metodológicas da própria São Paulo Escola de Dança. A partir do compartilhamento de insights sobre a implementação da mesma, os textos de Inês Bogéa, José Simões, Adriana Celi, Cássia Navas, Flávio Lima, Luiz Fernando da Silva Anastácio e Marcela Benvegnu abordam temas como estratégias e discussões que permeiam a dança e comunicação no ambiente educacional, passando ainda por debates atuais como a descentralização de histórias e historiografias para o ensino da dança.
SERVIÇO
Lançamento do livro digital “Diálogos e Práticas em Dança e Educação” – São Paulo Escola de Dança: 15/12, sexta-feira, a partir das 12h
Download gratuito pelo site: link a confirmar