Paço das Artes convida o público a integrar a exposição “E o palhaço, quem é!?”
Instituição irá receber fotografias, desenhos e pinturas de interessados – dentro da temática de palhaço, mote da exposição — para integrar um mural especial; Participação é gratuita
O Paço das Artes (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo) abre as portas a todos os que desejam ter sua própria obra de arte exposta na mostra “E o palhaço, quem é!?”. A partir de 24 de fevereiro, se inicia um chamamento público para selecionar pinturas, desenhos ou fotografias (de cunho pessoal ou familiar) de interessados em integrar a coletiva, que traz mais de 30 artistas com suas representações do universo dos palhaços. As obras selecionadas, que devem estar dentro da temática da exposição, irão compor um novo mural, criado especialmente para a ação e que ficará exposto até o final da temporada, no dia 31 de março.
Para participar, o interessado deve preencher o formulário neste link e anexar imagem da obra sugerida, para avaliação da curadoria. Uma vez aprovada a imagem, o Paço das Artes enviará todas as orientações via e-mail. Caso haja excesso de interessados, a preferência se dará por ordem de chegada. Todos os selecionados receberão auxílio, materiais e orientações da equipe para melhor alocação da obra no espaço expositivo.
Sobre a exposição
“E o palhaço, quem é!?”, que segue em cartaz até 31 de março, tem curadoria de Renato De Cara e reúne obras de mais de trinta artistas. São imagens icônicas de palhaços reproduzidas em fotografias históricas e anônimas, em pinturas de jovens irreverentes e contemporâneos, retrabalhadas como objeto de arte por grandes nomes do campo, questionando valores e empatia.
A partir de uma pesquisa entre novos e consagrados artistas, acervos históricos e contemporâneos, a curadoria do Paço das Artes adapta um antigo refrão da música popular para reunir significativo número imagético alusivo ao tema, em âmbito nacional. A exposição traz trabalhos que transitam entre uma linguagem sarcástica e infantil, incluindo pinturas, fotografias, cartazes, desenhos, objetos e ilustrações de procedências variadas, performances e outras mídias.
“Essas imagens icônicas de palhaços atualizam o tema e questionam a empatia e outros valores. Sendo a figura caricata um elo entre o espetáculo e a vida, enfrentamos e extrapolamos o cotidiano. Tendo o ambiente do circo e a ilusão como única realidade, os excessos e incômodos da personagem se reafirmam no contexto do grotesco. O riso tem a vantagem de conectar as pessoas, ao contrário da tensão, que nos afasta e repele.
Sendo a figura caricata um elo entre o espetáculo e a vida, enfrentamos e extrapolamos o cotidiano além dos limites. Tendo o ambiente do circo a ilusão como única realidade, os excessos e incômodos do personagem se reafirmam no contexto do grotesco”, conta Renato De Cara, curador da exposição.
Artistas
Alex Carrari; Alex Josias; André Arruda; André Bontorim; Binário Armada; Bruno Novaes; Caio Rosa; Charles Cunha; Delfina Reis; Dora Longo Bahia; Douglas de Souza; Erick Martinelli; Felipe Bittencourt; Evandro César; Guy Veloso; Jaca; Jennifer Glass; João Farkas; João Szwec; José Narciso; Juan Esteves; Laura Lima; Leo Sombra; Leonardo Perin; Liana das Neves; Luís Só; Luiz83; Marcelo Cipis; Mari Ra; Nilda Neves; Oswaldo Ruivo; Paula Scavazzini; Rico Lins; Rodrigo Andrade; Suellen Estanislau; Thiago Honório; Uberê Guelé; Ulysses Bôscolo; Véio; Vera Goulart; Vulcanica Pokaropa.
Serviço | “E o palhaço, quem é!?”
Chamamento
Inscrições: a partir de 24.2, no link: Link
Mais informações: Link
Exposição
Data: de 02.02 a 31.03.2024
Horários: de terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h
Endereço: Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
Ingresso: gratuito
Classificação indicativa: 14 anos