HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesSemana tem extensa programação cultural em todo o estado

Semana tem extensa programação cultural em todo o estado

Entre os dias 17 e 23 de agosto, atrações incluem exposições, festivais, feiras livres e teatro

As instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado estão repletas de atividades para todos os gostos. A programação, que vai de 17 a 23 de agosto, inclui festivais, como o “VIVA! Itália, no Museu da Imigração na Mooca, e a primeira festa de jazz, em Osasco; o clássico do cinema “O pecado mora ao lado” com trilha sonora ao vivo no Museu da Imagem e do Som (MIS); e o encerramento das comemorações pelos 70 anos do Conservatório de Tatuí, considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina.

Veja os detalhes a seguir:

Sessão com trilha sonora ao vivo no MIS

O filme “O pecado mora ao lado”, uma das principais obras da extensa filmografia de Billy Wilder e uma das grandes parcerias entre o cineasta e a icônica atriz Marilyn Monroe, ganha exibição com trilha sonora executada, ao vivo, pela banda O Campo e a Cidade.

Entre clássicos de todas as gerações, o programa é uma maneira de reconectar o público com o filme, relendo-o a partir de uma experiência sonora única e exclusiva.

Edição especial do Cinematographo acontece dentro da programação paralela da megaexposição “O cinema de Billy Wilder”, recém-inaugurada no Museu.

Festival “VIVA! Itália”

O festival celebra os 150 anos da imigração italiana e também os 468 anos do bairro da Mooca, convidando o público a experienciar diferentes nuances da cultura ítalo-brasileira com cerca de  30 atrações tradicionais e contemporâneas.

A programação do VIVA! Itália será composta de música, dança, gastronomia, vivências culturais, contação de histórias, exposição automobilística, entre outras atrações.

As atividades resgatam a importância da comunidade italiana no Brasil, sua história, assim como propõem vivências de aspectos contemporâneos da cultura, fugindo, assim, de estereótipos.

“The Money Shot”

O espetáculo estadunidense, originalmente de Neil LaBute, ganha uma versão brasileira dirigida por Eric Lenate.

Estrelado por Lavínia Pannunzio, Fabiana Gugli, Jocasta Germano e Fernando Billi, a peça usa humor ácido para criar reflexão sobre arte, ambição, status e sexo em Hollywood.

Feira de Artesanato: Especial “Semana de Portinari”

Para apoiar a economia criativa em Brodowski e fortalecer e reconhecer o trabalho do artesão local e regional, aos finais de semana, grupos de artesãos apresentam suas produções e técnicas em trabalhos manuais na esplanada do Museu.

A atividade gera renda, incentiva o empreendedorismo, contribui para a inclusão social e promoção da cidadania.

70 anos do Conservatório de Tatuí

O Conservatório de Tatuí comemora, em agosto, 70 anos de fundação. Para fechar a semana de aniversário, a Big Band de Professores traz o show “Big Bands Americanas e sua influência no cenário musical Brasileiro”.

A proposta é retratar, por meio das músicas, um pouco da história das principais big bands norte-americanas e como elas influenciaram as brasileiras. No repertório, Duke Ellington, Count Bassie, Maria Schneider, Banda Savana, Banda Mantiqueira e muito mais.

6º Sarau Africanizar no Museu

A cada Sarau Africanizar, a cultura afro será destacada por meio da poesia, música, dança, moda e artes visuais, em trabalhos que dialogam com a exposição “Línguas Africanas no Brasil”, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa até janeiro de 2025.

A curadoria do evento é assinada pelo coletivo Samba D’Ketu, grupo que apresenta o samba de terreiro ligado à ancestralidade e às religiões africanas.

OZZ Jazz Festival

Este será o primeiro festival de jazz na cidade e promete ser um evento imperdível, repleto de música, cultura e diversão para os amantes do gênero.

O festival celebra não apenas a música, mas também a diversidade e a criatividade. Com uma programação variada, entre artistas e bandas de Osasco e região, o público poderá vivenciar diferentes estilos e interpretações do jazz.

O evento conta com as parcerias da Fábrica de Cultura e do SESC Osasco, e traz para o “grand finale” a banda “Cuca Teixeira Groove Reunion”.

“Conexões Museus SP” em Campinas

A programação traz uma palestra sobre acervo e documentação, partindo dos processos e conceitos clássicos da documentação museológica e refletindo sobre como esses processos se alteram ou se mantém quando aplicados às obras de arte contemporânea; e uma vivência com a equipe do Núcleo Educativo do Paço das Artes, discutindo experiências e rotinas de trabalho em um museu de arte contemporânea.

Gerações no picadeiro

Iniciado há uma década por Ascendino de Oliveira Costa, o primeiro palhaço Paçoca, este espetáculo do Circo Argentino é a própria história desta parentada que se reinventou ao longo do tempo para manter viva a memória desse personagem circense.

Formado por membros de cinco gerações da mesma família, o show apresenta números clássicos de malabares, trapézio em balanço, mágica e esquetes.

Aula de criação: Cospobre

Criada a partir do periódico “Guia Mundo em Foco – Cosplay”, esta atividade incentiva a criatividade com materiais simples.

Divididos em grupos, os participantes escolherão um personagem de cosplay e o recriarão de forma divertida usando papelão, papel alumínio, sacolas plásticas e garrafas PET. No final, apresentarão suas criações.