HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesAgenda Cultural: Feiras criativas, Frida Kahlo e ‘Grande Sertão: Veredas’ são destaques da semana em SP

Agenda Cultural: Feiras criativas, Frida Kahlo e ‘Grande Sertão: Veredas’ são destaques da semana em SP

Atividades vão de 28 de setembro a 4 de outubro em diversos equipamentos do Estado; maioria das atrações é gratuita

A agenda cultural nas instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, entre os dias 28 de setembro e 4 de outubro, está repleta de atividades para todos os públicos, gostos e interesses. As atrações, em sua maioria gratuitas, acontecem em espaços espalhados por todo o estado.

Na capital paulista, o Museu da Imagem e do Som – MIS recebe a exposição internacional da fotógrafa alemã Julia Fullerton-Baten, que homenageia a pintora mexicana Frida Kahlo. Já o Teatro Sérgio Cardoso é palco da estreia da peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, de Amir Haddad, que encerra a trilogia inspirada no romance “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa.

A semana também conta com opções de feiras criativas. Na capital, o Museu Afro Brasil recebe a 6ª edição da MAB MARGENS – Feira de Artes Gráficas, trazendo obras em diversos formatos e dos mais variados estilos. Já no litoral, o Museu do Café, em Santos, recebe a 7ª edição do Mercado Coffee, celebrando o Dia Internacional do Café com uma feira de artigos variados relacionados ao grão. 

No interior, o Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, recebe o show infantil “Baruiada – Um show Baruiento”, como parte da 18ª Primavera dos Museus. E, em Tupã, é a última chance de conhecer a exposição “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista”, no Museu Índia Vanuíre.

Essas e outras atividades podem ser conferidas na plataforma www.agendavivasp.com.br, a agenda de eventos colaborativa do Governo de SP. Veja mais detalhes a seguir: 

Frida Kahlo é tema de exposição fotográfica no MIS

70 anos após a morte da pintora mexicana Frida Kahlo, o Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe a exposição “Frida, uma visão singular de beleza e dor”. Com curadoria de João Kulcsár, a mostra reúne 18 imagens de autoria da fotógrafa alemã Julia Fullerton-Baten. Para produzir as fotografias, Julia visitou lugares emblemáticos na vida de Frida Kahlo e contou com o apoio de figurinista e produtores locais, além de modelos.

Feira das Artes Gráficas no Parque Ibirapuera

O Museu Afro Brasil promove, em sua marquise, a 6ª edição da MAB MARGENS – Feira de Artes Gráficas. Diversos expositores, que trabalham com diversos estilos, técnicas e formatos de artes gráficas, estarão expondo na feira gravuras, serigrafias, colagens, publicações independentes e ilustrações. No mesmo dia, o Museu Afro Brasil também tem entrada gratuita. 

Feira celebra o Dia Internacional do Café, em Santos

O Museu do Café, em Santos, promove a 7ª edição do Mercado Coffee. Em comemoração ao Dia Internacional do Café, celebrado em 1º de outubro, é realizada uma feira com exposição de cafés e produtos relacionados, como  souvenirs, bijuterias e artesanato, além de degustações, apresentações artísticas e oficinas para adultos e para crianças.

Evento une livro de Gabriel García Márquez e degustação

A partir do debate sobre o livro “Amor e outros Demônios”, de Gabriel García Márquez, a Oficina Viagem Gastronômica discute a obra do escritor colombiano. O livro, publicado em 1994, fala sobre as influências culturais africanas e sobre os preconceitos e repressões religiosas da colonização espanhola. Ao longo da atividade, os participantes podem degustar caldo de mandioca, suco de tamarindo e doces almojábanas.

RPG à lá “O Senhor dos Anéis” 

A atividade “Masmorra na Biblioteca” se inspira no livro “O Senhor dos Anéis”, de J. R. R. Tolkien, para um jogo de RPG (Role-playing game), no qual os participantes interpretam personagens e criam narrativas coletivamente. O nível da atividade é para iniciantes. 

‘Grande Sertão: Veredas’ estreia última parte de trilogia

O Teatro Sérgio Cardoso é palco da estreia da peça “O Julgamento de Zé Bebelo”, dirigida por Amir Haddad e estrelada por Gilson de Barros. O espetáculo é um recorte do livro Grande Sertão: Veredas, escrito por João Guimarães Rosa, ambientado na transição entre a República Velha (1889-1930) e o Governo Provisório e Constitucional de Vargas (1930-1937). A peça conclui a Trilogia Grande Sertão: Veredas, que teve início em 2020, com “Riobaldo”, e teve continuidade com “O Diabo na Rua, No Meio do Redemunho”, em 2022. 

Show com libras e brincadeiras agita Campos do Jordão

Integrando a programação da 18ª Primavera dos Museus, o Museu Felícia Leirner recebe o show infantil “Baruiada – Um show Baruiento”. A banda interpreta clássicas canções populares brasileiras, além de composições autorais, misturadas com brincadeiras e palhaçadas. Além disso, o grupo incorpora a linguagem de libras dentro do espetáculo, como parte estruturante do show, e não apenas como instrumento de tradução e acessibilidade. 

Referência do canto lírico no Theatro São Pedro

O espetáculo operístico inédito “Grão da Voz” apresenta o sopranista Bruno de Sá, da Orquestra e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro, uma das maiores vozes da cena do coro lírico internacional. Sob criação e direção cênica de Ligiana Costa e direção musical de André Dos Santos, o espetáculo é uma colagem de árias, lieders, canções e grupos, que percorrem cinco séculos de música e são entoadas em cinco línguas. As apresentações contam com a participação da Orquestra e da Academia de Ópera do Theatro São Pedro.

Últimos dias: artesanatos de povos indígenas em Tupã

A exposição temporária “A Arte e o Saber Ancestral dos Artesanatos Indígenas do Oeste Paulista” reúne artesanatos dos povos indígenas das terras Vanuíre, Icatu e Araribá. A atividade expõe objetos dos povos Kaingang, Krenak, Terena e Guarani Nhandewa, refletindo as diferentes identidades, culturas e tradições desses povos. 

Estudantes do Conservatório de Tatuí participam de recital

O Conservatório de Tatuí apresenta o Recital dos Estudantes. No dia 1º, apresentam-se alunos de Canto Lírico e Piano Colaborativo. Já no dia 3, é a vez dos alunos de Canto Lírico e Artes Cênicas. Além de contribuir para a formação dos jovens, o evento tem como intuito valorizar o talento dos estudantes.

Compartilhe!