HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesCamerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca se apresenta em Ribeirão Preto

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca se apresenta em Ribeirão Preto

Grupo instrumental composto por violões, cavaquinhos e bandolins presta tributo a violeira, cantora e compositora Helena Meirelles. Concerto terá transmissão ao vivo pelo Youtube

No próximo dia 23 de outubro, a Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca pega a estrada rumo a Ribeirão Preto para um concerto em homenagem ao centenário de nascimento de uma artista que marcou a música regional de fronteira, a dama da viola Helena Meirelles. Com entrada gratuita, o concerto acontece no Centro Cultural Palace, às 15h30, com transmissão ao vivo pela internet, no canal do Guri no YouTube, e é mais um da Temporada 2024 dos Grupos Musicais ligados ao programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca tem patrocínio Ouro da Arteris e o Polo ACIF Franca tem patrocínio Ouro da Arteris e Bronze ACIF Franca.

E para lembrar essa grande artista do pantanal sul-mato-grossense que ganhou projeção internacional pelo seu jeito peculiar de tocar viola, o grupo instrumental formado por alunos do Guri de até 18 anos estará sob a batuta da violonista e educadora Adriana Martelli. No repertório, músicas de autoria da homenageada, como Fim de Baile; Fiquei Sozinha; e Flor de Jasmim, arranjadas por Dino Barioni para violão, cavaquinho e bandolim. Completam o programa, obra de Arlindo Pinto e Mario Zan (Chalana), uma peça do folclore argentino (Merceditas) e outras duas de domínio público (Guaxo; e Molequinho Malcriado).

Atualmente, o Guri mantém 29 Grupos Musicais formados por crianças, adolescentes e jovens em todo o estado. Todos com uma agenda regular de concertos.

Camerata de Cordas Dedilhadas de Franca se apresenta em Ribeirão Preto

Adriana Martelli, regência

23 de outubro de 2024, quarta-feira, às 15h30

Local: Centro Cultural Palace

Endereço: Rua Duque de Caxias 322 (Centro), Ribeirão Preto, SP

Transmissão ao vivo pelo canal do Guri no YouTube (@souguri)

Grupos Musicais do Guri

Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares. Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).

Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca

A camerata de cordas dedilhadas reúne músicos de diversos instrumentos dessa família, como violões, cavaquinhos e bandolins. O grupo surgiu de um conceito sustentável, em 2012, para constituir a ‘Orquestra Verde’ do Guri (conjunto que tocava com instrumentos da Oficina Escola de Lutheria da Amazônia feitos com madeira certificada). Em 2014, integrou o espetáculo ‘Lendas Amazônicas’, gravado em DVD e apresentado no Teatro Municipal de Ribeirão Preto (SP) e de Barretos (SP), no Festival de Londrina (PR) e no festival Gente da Terra. Já performou com Carlinhos Antunes, Ivan Vilela, Renato Teixeira e Fulni-ô (etnia indígena do agreste pernambucano). Em 2022 se apresentou com Jane do Bandolim.

Patrocinadores da Santa Marcelina Cultura – O Guri conta com o patrocínio Master: CTG Brasil; Bank of America; Ouro: Supermercados Tauste; Chiesi; Arteris; Cipatex; Maza; Novelis; Prata: Itaú; Smurfit Westrock; BASF; Verzani & Sandrini; Grupo Ultra; Instituto Center Norte; Grupo Colorado; Sicoob; CART SP; Capuani; Caterpillar; Grupo Maringá; Indústrias Colombo; Usina Santa Maria; Valgroup; Bronze: Adufértil; MRS; Agibank; Frisokar; Distribuidora Ikeda Alimentos; ACIF-Franca; Apoiador cultural: Cocamar; Usina Ipiranga Agroindustrial; Mercedes-Benz; Castelo Alimentos; Tegma e Pirelli.  por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e são uma realização da Santa Marcelina Cultura, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Ministério da Cultura e Governo Federal.