HomeCultura + Notícias Assessoria ReleasesAgenda Cultural: Festival mexicano, feira geek e homenagem à Marília Mendonça são destaques da semana em SP

Agenda Cultural: Festival mexicano, feira geek e homenagem à Marília Mendonça são destaques da semana em SP

Atividades vão de 2 a 8 de novembro em diversos equipamentos culturais do Governo de SP

Para conhecer novas culturas, como a mexicana, ou aproveitar diversas opções de entretenimento por todo o estado, é só conferir a agenda cultural do Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. São muitas opções para aproveitar com toda a família entre os dias 2 e 8 de novembro. 

Na capital paulista, a “Fiesta de Muertos” traz a cultura mexicana para o Memorial da América Latina, celebrando o Dia dos Mortos como no México. A cultura brasileira também é valorizada em diversas expressões: a literatura de cordel ganha espaço em uma exposição no Museu da Língua Portuguesa; Luiz Gonzaga é homenageado em um espetáculo do Ballet Stagium, no Teatro Sérgio Cardoso; e a Marília Mendonça é lembrada em uma apresentação do Quarteto Metrópolis, nas Fábricas de Cultura. Já a cultura geek marca presença na feira no MIS Experience, enquanto a cultura erudita terá destaque com programa duplo no Theatro São Pedro. 

No interior, o Conservatório de Tatuí apresenta modinhas imperiais e o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, homenageia o artista visual Macalé, natural de Ribeirão Preto, com exposição inédita. Já no litoral, o Museu do Café oferece uma formação completa para baristas.  

Saiba mais sobre as atividades abaixo: 

Festival mexicano celebra o Dia dos Mortos 

No México, o dia 2 de novembro é conhecido como o Dia dos Mortos, um dia de celebração em memória dos falecidos, com trajes coloridos, música e dança, além da tradicional pintura de caveira para se proteger dos maus espíritos. Trazendo um pouco da cultura mexicana para São Paulo, a Fiesta de Muertos é o maior festival mexicano no Brasil, apresentando desde o Festival de Tacos, na gastronomia, até exposição de altares de mortos, luchas libres, concurso de fantasias, música tradicional mexicana, dança e performances. 

Feira Geek reúne jogos, arte e cultura pop 

O MIS Experience recebe, neste final de semana, a primeira edição da Citadel Hobby Con. O evento reúne Artist’s Alley, feira de artistas independentes de cultura geek, além de jogos de tabuleiros disponíveis para serem jogados, com a presença de monitores para ensinar as regras de Star Wars Unlimited e Altered. O evento conta ainda com torneios de jogos TCG (Trading Card Games). 

Literatura de Cordel no Museu da Língua Portuguesa 

A exposição “Vidas em Cordel” leva ao Museu da Língua Portuguesa histórias de pessoas reais em formato de literatura de cordel, cuja origem remete à história oral. Correalizada pelo Museu da Gente, a iniciativa mostra 22 histórias de vida cordelizadas e conta ainda com uma cabine para os visitantes gravarem depoimentos.

Marília Mendonça é homenageada nas Fábricas de Cultura 

O grupo de câmara Quarteto Metrópolis apresenta o “Especial Marília Mendonça”, homenageando a “rainha da sofrência” com apresentação de seus grandes hits em arranjos compostos por violinos, viola e violoncelo. A data das apresentações marca os três anos do falecimento da cantora.  

Ópera em dose dupla no Theatro São Pedro 

A Academia de Ópera e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro apresentam, em um mesmo programa, duas óperas contemporâneas: “O Labirinto”, do italiano Gian Carlo Menotti (1911-2007), e “Uma Rodada de Bridge”, do estadunidense Samuel Barber (1910-1981). A primeira foi desenvolvida especialmente para um especial de TV, na década de 1960, e conta a história de um casal que perdeu as chaves do quarto em sua lua de mel. Já a segunda é uma pequena colaboração dos dois compositores, com nove minutos de duração, na qual Barber compôs e Menotti escreveu o libreto. A peça fala sobre dois casais de amigos que se encontram para jogar bridge.

Modinhas imperiais no Conservatório de Tatuí 

As modinhas são canções sentimentais brasileiras e portuguesas, que datam dos séculos XVIII e XIX e possuem influência da ópera italiana. Trazendo uma seleção de modinhas imperiais, o Conservatório de Tatuí apresenta recital de professores de canto lírico, com Luane Voigan (soprano), Pedro Persone (fortepiano) e Cristian Lourenço (figurinos), além da participação dos estudantes Pietra Barbosa e Wellington Rodrigues. 

Macalé ganha exposição no Museu Casa de Portinari 

Como parte das celebrações dos 50 anos da carreira do artista plástico Jaime Domingos Cruz, conhecido como Macalé, natural de Ribeirão Preto, o Museu Casa de Portinari apresenta obras inéditas do artista na exposição “Macalé: Formas e Fatos”. Suas obras representam a estética e a cultura afro-brasileira.  

Semana de Formação do Barista no Museu do Café

O Museu do Café apresenta a Semana de Formação do Barista. A iniciativa promete, em uma semana, uma formação completa, do básico ao avançado, para os amantes de café e interessados em se profissionalizar. 

Ballet Stagium homenageia Luiz Gonzaga

O cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga, conhecido como o “Rei do Baião”, é homenageado pela companhia Ballet Stagium com três apresentações no Teatro Sérgio Cardoso do espetáculo “Mané Gostoso”. O título da coreografia, inspirada na cultura popular nordestina, faz alusão ao popular boneco infantil encontrado nas feiras do Nordeste.

Paço das Artes inaugura novas exposições

O Paço das Artes apresenta a 2ª etapa da 28ª edição da Temporada de Projetos, iniciativa que apresenta o trabalho de jovens artistas. Serão apresentados as exposições “Desejos guardados sob o rio”, de Luciano Maia,  Entre tramas e labirintos, de Raquel Gandra, e o projeto curatorial de Henrique Menezes, que coloca em diálogo três jovens artistas: Dora Smék (Campinas, SP), Érica Magalhães (Muriaé, MG) e Vitória Macedo (Porto Alegre, RS).  

Compartilhe!