HomeDESTAQUES ESPECIAIS Cultura + Notícias Assessoria ReleasesAgenda Viva SP: Governo de SP celebra aniversários de São Paulo e de Santos com programação especial

Agenda Viva SP: Governo de SP celebra aniversários de São Paulo e de Santos com programação especial

Entre os destaques da semana de 25 a 31 de janeiro, está a inauguração da Estação CCR das Artes, na capital paulista, e as atividades do Museu do Café, em Santos

Neste final de semana, o Governo de SP, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, entrega um presente de aniversário para a cidade de São Paulo: a inauguração da Estação CCR das Artes, no Complexo Cultural Júlio Prestes. Além da abertura do novo espaço cultural, os equipamentos possuem programação diversificada para celebrar o aniversário da capital paulista, comemorado no dia 25, e o do município de Santos, comemorado no dia 26. Essas e outras atrações podem ser consultadas na plataforma Agenda Viva SP (https://agendavivasp.com.br/). 

Reforçando o compromisso do Governo de SP com a revitalização do centro da cidade, a Estação CCR das Artes é inaugurada com programação gratuita, neste sábado, 20h. O novo espaço é mais uma opção de ofertas culturais na região, que conta com outros espaços estaduais, e deve servir de palco para as mais diversas linguagens artísticas. O espetáculo de abertura “As Artes na Estação”, cujo tema são os encontros e desencontros nas estações de trem, já reflete essa variedade, unindo música popular e erudita, dança, poesia e circo. 

Além da inauguração da Estação CCR das Artes, há opções para toda a família na programação do Aniversário de São Paulo. No Edifício Oswald de Andrade, a diversidade dos ritmos musicais da cidade se encontram no projeto Vila Musical, nos dias 25 e 26. Já no Museu das Favelas, artistas de funk e hip hop participam da “Festa de Favela: Baile do MIC – Homenagem aos 471 anos de São Paulo”.

No litoral, o aniversário de Santos é celebrado com programação no Museu do Café: visita temática, passeio de bondinho com degustação no Bonde do Café, oficina de milkshake de café para as crianças e workshop para a preparação do “drink santista”.

Confira todos os destaques abaixo:

Presente para SP: Estação CCR das Artes

No aniversário de São Paulo, a cidade recebe um presente especial: a inauguração da Estação CCR das Artes. Localizado no Complexo Cultural Júlio Prestes, o mais novo equipamento cultural do Governo de SP inaugura com uma apresentação gratuita. O espetáculo conta com a cantora Virgínia Rosa, a São Paulo Companhia de Dança, o Coro Acadêmico da Osesp, um Quarteto de Cordas formado por músicos da Osesp, o acordeonista Toninho Ferragutti, um ensemble da São Paulo Big Band, a pianista Juliana Ripke e a companhia Mundo do Circo. 

Aniversário de SP ao som dos ritmos das quebradas

Trazendo artistas do funk e do Hip Hop, o Museu das Favelas promove a “Festa de Favela: Baile do MIC – Homenagem aos 471 anos de São Paulo”, no dia 25. O evento conta com, ao todo, apresentações de 10 artistas independentes das quebradas paulistanas. 

Vila Musical no Edifício Oswald de Andrade

Samba, Baião, Pop Nacional e Internacional, MPB, Blues, Rap, Música Erudita, Jazz e até Música Cubana. Esses são alguns dos ritmos que se encontram no Edifício Oswald de Andrade, sede do CULTSP PRO – Escola de Profissionais da Cultura, para o projeto Vila Musical, no aniversário de São Paulo. O evento celebra a riqueza e a diversidade musical presente na capital paulista.

Oficina de doces com chocolate na Brasilândia

Integrando o Tendas de Verão, parte da programação de férias do Núcleo Taipas, a Fábrica de Cultura Brasilândia promove oficina gratuita de bombons e pirulitos de chocolate para as crianças. Uma atividade lúdica e “mão na massa”. 

Animação em Stop Motion no Museu Catavento

Como parte da programação de férias, o Museu Catavento promove Oficina de Stop Motion. A atividade introduz as crianças a essa técnica de animação que consiste em criar movimento a partir de fotografias “quadro a quadro”. 

Show de viola paulista e flauta na Pinacoteca

No aniversário de São Paulo, a Pinacoteca recebe show gratuito dos mestres violeiros João Arruda e Levi Ramiro, para celebrar com muita música caipira, tradicional do estado. A apresentação conta com a participação da flautista Ester Alves. 

Museu da Imigração promove passeio temático e gastronômico

Integrando a programação do aniversário de São Paulo, o Museu da Imigração realiza a 3ª edição do passeio temático “São Paulo dos Imigrantes”. Desta vez, o tema é a influência francesa na arquitetura, passando por alguns dos marcos mais emblemáticos em São Paulo. O passeio inclui também uma visita guiada ao Museu da Imigração e uma parada em um restaurante francês. 

Aniversário de Santos com atividades no Museu do Café

No dia 26 de janeiro, a cidade de Santos celebra 476 anos. Por isso, o Museu do Café apresenta duas atrações gratuitas: Visita temática sobre o Porto de Santos pelas obras do Museu, além de ida ao Parque Valongo, e o Bonde do Café com música ao vivo, um passeio de bonde pelo centro histórico com degustação. Já na sede do Museu do Café, acontece o Workshop de Drink Santista e, para as crianças, a programação de férias continua com a Oficina de Milkshake de Café.

Oficina em Campos explora ingredientes do Brasil

O Museu Felícia Leirner, em Campos do Jordão, promove neste sábado a oficina gastronômica “Férias no Museu: descolonização dos sabores – um olhar sobre os ingredientes do Brasil”. Na ocasião, os participantes irão aprender e refletir sobre temperos e ingredientes específicos da culinária brasileira, fazendo dadinho de tapioca e moqueca de banana da terra.

Impacto do homem no meio ambiente é tema de exposição

No dia 31 de janeiro, o Paço das Artes inaugura a exposição “Ainda não é o fim do mundo”, de curadoria coletiva. Ao todo, são 58 trabalhos de 18 artistas que refletem sobre a ação do homem com relação à natureza, além de imaginar futuros possíveis. São três salas: “Da inocência à paciência”, sobre a passagem do tempo; “Dos equívocos às catástrofes”, sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente; e “No encanto e nos recantos dos mistérios reinventados”, um exercício de esperança, transformação e imaginação dos artistas. 

Compartilhe!