Alunos do Projeto Guri fazem apresentação inédita no II Seminário Nacional de Educação Musical do Fladem Brasil
Alunos do Projeto Guri do Grupo de Referência (GR) de Araçatuba – Camerata de Violões se apresentarão no II Seminário Nacional de Educação Musical do Fladem Brasil, dia 13 de setembro às 19h, no Teatro do SESC Glória, em Vitória/ES.
O programa preparado especialmente para o evento será composto pelas músicas Foi Boto, Sinhá!, A Lenda do Caboclo, El Condor Pasa, Aurora, Lundú, Branle de La Torche e Ballet. Serão apresentadas também composições inéditas dos alunos que exaltam culturas e regionalidades, são elas Aurora e Ensemble.
Entre uma música e outra, haverá intervenção dos alunos traçando um paralelo entre as lendas amazônicas e a cultura peruana, explicação sobre o processo criativo e suas inspirações, entre outras ações.
Durante o seminário, Alexandre Soares, supervisor educacional do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro, mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – apresentará o trabalho intitulado A Relação da Supervisão Educacional e Educadores Musicais no Projeto Guri: A Gestão Educacional a Favor do Desenvolvimento Humano. “Acredito que a supervisão educacional exerce um importante papel de incentivar e motivar indivíduos, proporcionando assim reflexões e ações instigadoras que permitem que sejam capazes de observar, aprender e se inspirar. É nessa moldura que o meu relato de experiência busca caracterizar a supervisão educacional no Projeto Guri, indo além do trabalho técnico-pedagógico”, disse Soares.
Serviço: II Seminário Nacional de Educação Musical do Fladem Brasil
Quando: dia 13 de setembro
Horário: às 19h
Local: Teatro do SESC Glória
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro – Centro, Vitória – ES
Entrada: consultar no site https://www.fladembrasil.com.br/quero-me-associar
Evento aberto ao público
Grupo de Referência Araçatuba – Camerata de Violões:
Nascida em 2013, interpreta um repertório diversificado, explorando toda versatilidade e riqueza do violão. Destaque para as obras de Francisco Tárrega, Fernando Sor, Heitor Villa-Lobos, Paulinho Nogueira e Enrique Granados. Os integrantes apresentaram-se com a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, ao lado do violonista Edson Lopes (2013), com o Duo Siqueira Lima (2014) e com Fabio Bartoloni (2015).
Patrocinador dos Grupos de Referência: Catho.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Elen Andrade | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7449| (11) 3147-7490
Secretaria da Cultura do Estado
Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com