HomeDESTAQUES GERAIS (MENORES) Cultura + Notícias Assessoria ReleasesApós sucesso de público, SP terá espaço exclusivo no SXSW pelo segundo ano consecutivo

Após sucesso de público, SP terá espaço exclusivo no SXSW pelo segundo ano consecutivo

Casa São Paulo sediará ações focadas na geração de negócios e na atração de investimento estrangeiro; lançamento acontecerá na terça (06), no Museu da Língua Portuguesa

Pelo segundo ano seguido, o Estado de São Paulo terá um espaço exclusivo no South by Southwest (SXSW), maior evento de inovação do mundo, que acontece de 7 a 15 de março de 2025, em Austin, nos Estados Unidos. O lançamento da Casa São Paulo 2025 será na próxima terça-feira (6), às 19h, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. 

A Casa São Paulo irá oferecer palestras, workshops, eventos de networking e ações realizadas pelo Estado e marcas parceiras. O espaço integra as ações do CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e da InvestSP, que leva empresas paulistas para fazerem negócios nos maiores eventos internacionais da indústria cultural. Mais uma vez, além da parceria com a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, a Gerando Falcões fará parte da iniciativa.

“Estreamos o ano passado com sucesso de público. Mais de 10 mil pessoas passaram pela nossa Casa, comprovando a importância e a responsabilidade que temos em promover o nosso Estado como o principal polo de inovação e economia criativa da América Latina. Uma oportunidade para gerar negócios e atrair investimento estrangeiro não apenas na indústria cultural, mas também em áreas como mobilidade, saúde e transição energética”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

Já para o presidente da InvestSP, Rui Gomes, a Casa São Paulo “demonstra os esforços do Governo em promover emprego e renda, além de atrair investimentos em várias frentes e, claro, valorizar a produção cultural do Estado”. 

Casa SP 2024

A Casa São Paulo estreou no SXSW com sucesso de público. Passaram pelo local mais de 10 mil pessoas, o dobro do projetado pelos organizadores. O espaço recebeu empreendedores, investidores, autoridades e pessoas do mundo todo interessadas em conhecer as características da indústria criativa paulista e oportunidades de negócios em São Paulo. Com arte da fachada assinada pelo artista Eduardo Kobra, o espaço ocupou uma área de 1 mil m² em frente ao hangar principal do SXSW.

Os visitantes tiveram acesso a 56 eventos, entre palestras e painéis, que foram traduzidos para inglês e espanhol, além de rodadas de negócios, shows e atrações culturais. Um dos destaques da programação ficou por conta do Favela Day, liderado pela Gerando Falcões. O debate sobre a importância de dar protagonismo às comunidades na formação das cidades e do futuro da sociedade reuniu nomes como o empresário e produtor musical Konrad Dantas, o “KondZilla”, e o fundador da Gerando Falcões, Eduardo Lyra.

Personalidades como a atriz Maria Paula e as atletas Fernanda Garay e Fabi Alvim também estiveram entre os destaques da Casa SP. Além de representantes dos patrocinadores do espaço — Ambev, BRF/Marfrig, Grupo CCR (por meio do Instituto CCR), Itaú e Fundação Itaú, Sabesp e Toyota –, que puderam apresentar tendências em inovação, tecnologia, sustentabilidade e impacto social.

O CreativeSP

O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.

Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). Já no 2º semestre, haverá missões para o Fringe (Escócia), a Gamescom (Alemanha), a Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e a Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra).

As inscrições para as missões para a Feira do Livro de Frankfurt e a Womex estão abertas pelo site da InvestSP.

Serviço

Lançamento da Casa São Paulo 2025

Data: 06 de agosto de 2024, terça-feira

Horário: 19h

Local: Museu da Língua Portuguesa, praça da Luz, s/nº.

Confirme presença pelo e-mail: imprensaculturasp@sp.gov.br 

Compartilhe!