Show também contará com participação especial da cantora Denise Amaral
Os alunos do Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica compartilham o palco com os músicos do Paulo Maia Trio na série Guri Convida. O encontro será realizado no Teatro Municipal de Bauru, no dia 02 de outubro, às 20h. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O Grupo de Referência de Bauru é um dos 13 conjuntos musicais formados por adolescentes e jovensem estágio avançado de aprendizagem do Projeto Guri – maior programa sociocultural mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O objetivo da série Guri Convida é promover a convivência entre músicos consagrados e os integrantes desses grupos.
O trio, liderado pelo pianista Paulo Maia, é integrado também pelo baterista Lilo Oro e pelo contrabaixista Fernando Lima. O conjunto destaca-se pelo trabalho com música universal, no qual todos os som e ritmos se misturam, com presença em importantes festivais,como Brasil Instrumental (2014), Brasil Instrumental do Conservatório de Tatuí (2015), Femucic Maringá (2016) e FestivAlto(2017/2018).
Os 42 alunos que integram o Grupo de Referência de Bauru serão acompanhados pelo regente Devanildo Aparecido Balmant. A apresentação contarácom a participação especial da bauruense Denise Amaral, cantora conhecida pela versatilidade e participação em grupos musicaiscomo: Clube do Jazz, Banda KZ, Banda Tropical e Balanço Latino, entre outros.
Repertório
- Fantasia Nordestina, deJosé Ursicino da Silva (Mestre Duda);
- Hermetismo Pascoais, com arranjos de Alexandre Dalóia;
- Suitãopro Campeão, de Paulo Maia,com arranjos de Alexandre Dalóia;
- Pro Dorim, de Paulo Maia;
- Pro Chico, dePaulo Maia;
- Fim de Domingo, de Paulo Maia;
- Bebê, de Hermeto Pascoal, com arranjos de Fernando Corrêa;
- Casamento em Olinda, de Paulo Maia.
Serviço
Grupo de Referência de Bauru– Banda Sinfônica toca com Paulo Maia Trio na série Guri Convida
Data:02 de outubro de 2019
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de Bauru
Endereço:Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro – Bauru/SP
Entrada gratuita e aberta ao público.
Sobre o Grupo de Referência de Bauru – Banda Sinfônica
Formada por instrumentos de sopros e percussão, executa um repertório diversificado, transitando entre o erudito e o popular. O Grupo já participou de importantes eventos, com destaque para o II Encuentro Internacional de Orquestas y Coros Para El Bicentenario (Argentina, 2011) e Mapa Cultural Paulista (2016). Em 2012, no 43º Festival de Inverno de Campos do Jordão esteve sob a batuta dos maestros João Maurício Galindo e Marcos Sadao Shirakawa. Em 2014 foi regido por Lutero Rodrigues. Também em 2014, no Auditório Ibirapuera, tocou com a The Rodney Mack Philadelphia Big Brass, sob a regência de Emily Threinen (EUA). Em 2017, foi regido por Nora Sarmoria (Argentina). Em 2018, destacam-se em pesquisas e interações com a cultura local, que culminaram em um concerto com a Orquestra Sertaneja Viola Cabocla, formada por músicos de Bauru e região.
Sobre Paulo Maia
Músico formado pelo Conservatório de Tatuí e pela oficina de música brasileira, Paulo Maia é pianista e acordeonista. O álbum “Paulo Maia Trio” (2014), contou com as participações de Hermeto Pascoal, André Marques, Fábio Pascoal e Rafael Leone.
Maia foi um dos músicos convidado por Hermeto Pascoal para seus shows de aniversário no Rio de Janeiro e São Paulo. Entre seus projetos atuais estão a gravação do álbum Calendário do Som de Hermeto Pascoal.
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Sustenidos: CTG Brasil; VISA; Bayer; WestRock; Microsoft; VALGROUP; Supermercados Tauste; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; Distribuidora Ikeda, ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Pirelli; Tereos.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Sustenidos, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Sustenidos
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Sustenidos administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.