Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca presta homenagem a compositoras brasileiras
Sob a regência de Adriana Martelli, o concerto integra a temporada 2024 dos 29 Grupos Musicais do Guri; todas as apresentações são gratuitas
A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca presta uma homenagem a compositoras brasileiras no dia 20 de junho, às 19h, no Teatro Municipal de Franca, com entrada gratuita. O Guri é um programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura.
Sob a regência de Adriana Martelli, o repertório traz obras de grandes compositoras brasileiras, como Lea Freire, Élodie Bouny, Babi Assad, Angela Ro Ro, Clarisse Assad e Rosinha Valença. A Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca tem patrocínio Ouro da Arteris e o Polo ACIF Franca tem patrocínio Ouro da Arteris e Bronze ACIF Franca.
Camerata de Cordas Dedilhadas do Guri de Franca
O violão é um dos instrumentos mais populares do Brasil e a cultura violonística brasileira é uma das mais ricas do mundo – tanto no erudito quanto no popular. A formação da camerata, uma “orquestra de câmara de violões”, corresponde a uma certa tradição de grupos homogêneos, formados por instrumentos da mesma família, mas oferece também um espaço de criatividade e experimentação – pouco usual, a o ensemble trilha o caminho da descoberta de uma identidade, com pesquisas de timbre e exploração de novas e próprias sonoridades. A Camerata de Violões do Guri de Araçatuba foi criada em 2013 e tocou com Edson Lopes (2013), Duo Siqueira Lima (2014), Fábio Bartoloni (2015), Sidney Molina (2017), Paulo Porto Alegre (2018), Daniel Murray (2020) e André Campos (2021). Em 2016, abriu o concerto do Quarteto Brasileiro e apresentou-se no Festival Internacional de Londrina. Em 2022, se apresentou ao lado de Paola Picherzky.
Sobre os Grupos Musicais
Os Grupos Musicais são conjuntos responsáveis pela difusão artístico-musical do programa, reúnem alunos e alunas de diferentes cidades e realizam ações específicas com regentes e artistas convidados(as), visando a ampliação da experiência cultural e a sedimentação do aprendizado obtido nos cursos regulares.
Com diferentes formações, os 29 Grupos Musicais são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, regional de choro, grupo de música instrumental brasileira, percussão e corais (infantil, juvenil e familiar).
CAMERATA DE CORDAS DEDILHADAS DO GURI DE FRANCA
Adriana Martelli, regência
PROGRAMA: Compositoras Brasileiras
LEA FREIRE
Mamulengo [adapt. Elodie Bouny]
ÉLODIE BOUNY
Sketches Hachés [adapt. Elodie Bouny]
BADI ASSAD
Butterfly [adapt. Elodie Bouny]
ANGELA RO RO
Eu não! [adapt. Elodie Bouny]
CLARISSE ASSAD
Arcos da Lapa [adapt. Elodie Bouny]
ROSINHA DE VALENÇA
Interior [arr. Dino Barioni]
ROSINHA DE VALENÇA
Usina De Prata [arr. Dino Barioni]
Data: 20 de junho de 2024, quinta-feira, às 19h
Local: Teatro Municipal de Franca
Endereço: Av. Sete de Setembro – Franca/SP
O concerto é gratuito.