HomeAssessoria ReleasesCampanha do Museu do Futebol levanta recursos para audioguia sobre futebol feminino

Campanha do Museu do Futebol levanta recursos para audioguia sobre futebol feminino

Projeto Minha voz faz História foi um dos selecionados pelo programa BNDES+. A cada Real destinado para a causa, o banco acrescenta o dobro do valor

Muita gente torce o nariz quando se fala em futebol feminino. “Ah, não traz resultado”. “Nunca ganhou uma Copa”. “Não tem história”. O que pouca gente sabe é que o futebol feminino foi proibido no Brasil por quase 40 anos, entre 1941 e 1979, por um decreto-lei nacional que interrompeu o desenvolvimento da modalidade e provocou um apagamento da história dos times de mulheres que existiam em todo o Brasil desde 1920. Para contar essas narrativas esquecidas, o Museu do Futebol lançou a campanha Minha voz faz História, que visa arrecadar recursos para a produção de um audioguia sobre os 100 anos do futebol feminino no Brasil.

Trata-se de uma campanha de matchfunding em parceria com o BNDES+: a cada contribuição do público, o banco acrescenta o dobro do valor para a causa. Mas a campanha é tudo ou nada: o Museu tem até o dia 20 de dezembro para arrecadar R$ 80.600,00 (já contando a participação do BNDES). As contribuições devem ser feitas pelo site Benfeitoria (benfeitoria.com/museudofutebol).

Para agradecer aos benfeitores com recompensas, o Museu do Futebol fez parceria com a marca feminista Puta Peita, que elaborou a peça-símbolo da campanha: um lenço de guerrilha roxo (a cor do movimento feminista) e a frase Minha voz faz História. Mas há também a camiseta Jogue como uma garota, adesivos, uma mochila exclusiva da campanha e um calendário também exclusivo com 12 frases feministas.

Benfeitores com possibilidade de contribuir com valores mais altos podem receber um spoiler exclusivo, com um trecho do audioguia antes do seu lançamento; a possibilidade de participar da estreia do recurso, com uma visita exclusiva incluindo café da manhã no Museu do Futebol e até a doação de kits com camisetas, mochilas, lenços e adesivos da campanha para um time feminino de qualquer lugar do Brasil, que pode ser escolhido com ajuda do Museu.

Mais do que as recompensas, no entanto, o maior retorno da campanha é a possibilidade de ajudar no empoderamento de meninas e mulheres no ambiente esportivo. Quando lançado, o audioguia será utilizado não apenas dentro do Museu do Futebol, mas disponibilizado na internet, para que as histórias de mulheres que jogam bola desde 1920 possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o País.

O FUTEBOL FEMININO NO MUSEU DO FUTEBOL
Localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol tem se esforçado em reparar as desigualdades de representação em torno do fenômeno futebol no Brasil por meio de pesquisa, programação cultural e educativa, exposições e comunicação.

As exposições “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019) são exemplos bem sucedidos do compromisso que o Museu assumiu nesse sentido. No ano passado, durante a exposição “CONTRA-ATAQUE!”, pela primeira vez o número de visitantes mulheres se equiparou o de homens, que historicamente representavam certa de 70% do público.

Além disso, o Museu do Futebol é uma instituição pública, sem fins lucrativos, integrante da rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, que passa pelo debate sobre igualdade de gênero.

COMO DOAR
Pelo site Benfeitoria: benfeitoria.com/museudofutebol.

Compartilhe!