Minha voz faz História já arrecadou 64% do valor necessário. A meta precisa ser alcançada até dia 20 de dezembro para viabilizar o audioguia
A campanha Minha voz faz História do Museu do Futebol já arrecadou 64% de sua meta para a produção de um audioguia sobre os 100 anos do futebol feminino no Brasil. Mas é tudo ou nada: até o dia 20 de dezembro, a instituição precisa arrecadar todos os R$ 80.600,00 necessários para criar o guia, que será disponibilizado dentro e fora do museu, com o objetivo de divulgar histórias de 100 anos do futebol feminino no Brasil e inspirar meninas e mulheres de hoje.
Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol está localizado sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu, em São Paulo, e desde 2015 vem buscando dar mais visibilidade ao futebol feminino em suas exposições, programação cultural e ações de comunicação.
Entre as histórias que serão contadas no audioguia, está, por exemplo, a da primeira-dama potiguar Jandira Café, esposa do presidente da República Café Filho. Ela foi volante da equipe do Centro Sportivo Natalense nos anos 1920 e uma das primeiras jogadoras de futebol conhecidas do Brasil.
A campanha de matchfunding para realização do audioguia acontece por meio do programa BNDES+: a cada contribuição do público, o banco acrescenta o dobro do valor para a causa. As contribuições devem ser feitas pelo site Benfeitoria (benfeitoria.com/museudofutebol).
Para agradecer aos benfeitores com recompensas, o Museu do Futebol fez parceria com a marca feminista Puta Peita, que elaborou a peça-símbolo da campanha: um lenço de guerrilha roxo (a cor do movimento feminista) e a frase Minha voz faz História. Mas há também a camiseta Jogue como uma garota, adesivos, uma mochila exclusiva da campanha e um calendário com 12 frases feministas.
Benfeitores com possibilidade de contribuir com valores mais altos podem receber um spoiler, com um trecho do audioguia antes do seu lançamento; a possibilidade de participar da estreia do recurso, com uma visita exclusiva incluindo café da manhã no Museu do Futebol e até a doação de kits com camisetas, mochilas, lenços e adesivos da campanha para um time feminino de qualquer lugar do Brasil, que pode ser escolhido com ajuda do Museu.
Mais do que as recompensas, no entanto, o maior retorno da campanha é a possibilidade de ajudar no empoderamento de meninas e mulheres no ambiente esportivo. Quando lançado, o audioguia será utilizado não apenas dentro do Museu do Futebol, mas disponibilizado na internet, para que as
histórias de mulheres que jogam bola possam ser conhecidas e utilizadas em ações educativas em todo o País.
O FUTEBOL FEMININO NO MUSEU DO FUTEBOL
Localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol tem se esforçado em reparar as desigualdades de representação em torno do fenômeno futebol no Brasil por meio de pesquisa, programação cultural e educativa, exposições e comunicação.
As exposições “Visibilidade para o futebol feminino” (2015) e “CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol” (2019) são exemplos bem sucedidos do compromisso que o Museu assumiu nesse sentido. No ano passado, durante a exposição “CONTRA-ATAQUE!”, pela primeira vez o número de visitantes mulheres se equiparou o de homens, que historicamente representavam certa de 70% do público.
Além disso, o Museu do Futebol é uma instituição pública, sem fins lucrativos, integrante da rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. Por isso, tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento da sociedade, que passa pelo debate sobre igualdade de gênero.
COMO DOAR
Pelo site Benfeitoria: benfeitoria.com/museudofutebol.
Até 20 de dezembro de 2020