Destaque para oficina de Cartonera e palestra sobre Antiliteratura
No mês de julho, a Casa das Rosas preparou uma programação gratuita com diversos cursos e oficinas. Literatura, fotografia e edição de livros artesanais são alguns dos temas das atividades, que começam no dia 3. As inscrições podem ser feitas no site do museu, que integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
Criado em 2003 na Argentina, o movimento cartonero publica livros de qualidade literária a baixo custo, já que estes são produzidos artesanalmente com papelão reutilizado de caixas descartáveis e customizados coletivamente por artistas plásticos. Na oficina Cartonera, Marco Pezão e Alai Garcia Diniz ensinam os participantes a criarem a capa de seus livros, costurarem o miolo à capa e produzirem a partir desse conceito. O encontro ocorre 21 de julho e 15 de setembro, sábado, às 15h00.
Na oficina Deslocamentos: poesia e multiplicidade, os participantes têm como sala de aula as ruas de São Paulo, buscando a poesia na cidade. Os encontros com Reynaldo Damazio e Tarso de Melo acontecem de 3 a 14 de julho, terças-feiras, às 19h00 e sábados, às 10h30.
Na palestra Antiliteratura e política em Augusto de Campos, Adam Joseph Shelhorse, especialista da Temple University, fala sobre a influência da política na poesia concreta. O encontro acontece 31 de julho, terça-feira, às 19h00 e é baseada no livro Antiliteratura: A política e os limites da representação no Brasil e na Argentina modernos, escrito pelo palestrante.
Qual o conceito de escrita original? Na contramão do conceito romântico de originalidade, a oficina Escrita não-original mostra como o processo de criação literária é atravessado pela prática de apropriação de gêneros e estéticas, bem como de incorporação de referências e citações, nem sempre explícitas. A atividade acontece em julho (4 e 11), agosto (14 e 21) e setembro (11 e 18), quartas-feiras, às 19h00.
Para dialogar sobre narrativas de imagens fotográficas, o Núcleo de Ação Educativa do Museu propõe para 18 de julho, quarta-feira, às 15h00, o encontro Re-criação de Imagem Fotográfica, atividade com conversa e práticas para ressignificação de fotografias de cômodos da Casa das Rosas, explorando outros discursos visuais.
O bate-papo Crônicas futebolísticas reúne Marcelo Mendez, Marina Galeano e Vladir Lemos para discutir o gênero literário não apenas como uma das possibilidades para o jornalismo esportivo, mas como manifestações literárias inovadores e de longo alcance. A atividade acontece 13 de julho, sexta-feira, às 19h00.
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.
O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.
SOBRE A POIESIS
A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO
Deslocamentos: poesia e multiplicidade | 3 a 14/7.
Terça-feira, 19h00 às 21h00; sábado, 10h30 às 12h30
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2KaPguM
Escrita não-original | 4 e 11/7; 15 e 22/8; 11 e 18/9.
Quarta-feira, 19h00 às 21h00
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2I9H4ck
Crônicas futebolísticas | 13/7.
Sexta-feira, 19h00 às 21h00
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Criação de imagem fotográfica | 18/7.
Quarta-feira, 15h00 às 17h00
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Oficina Cartonera | 21/7 e 15/7.
Sábado, 15h00 às 17h00
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2M64qBK
Antiliteratura e política em Augusto de Campos | 31/7.
Terça-feira, 19h00 às 21h00
Inscrições gratuitas: https://bit.ly/2trUA5I
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingos e feriados, das 10h00 às 18h00.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br