Voltada para mulheres negras, atividade propõe exercícios de escrita a partir de experiências pessoais
A Casa das Rosas – integrante da Rede de Museus-Casa Literários, da Secretaria da Cultura do Estado e gerenciada pela Poiesis – realiza nos dias 22 e 29 de agosto, quartas-feiras às 19h, uma oficina de criação poética para negras, com a poeta Lubi Prates. A atividade apresenta brevemente a linha do tempo da Literatura afro-brasileira e propõe exercícios de escrita poética que usem as experiências pessoais, com recortes de raça e gênero, como tema central.
O objetivo da oficina é visibilizar a literatura afro-brasileira desenvolvida por mulheres, visto que a história da mulher negra no Brasil, desde a época da escravidão, é marcada por silenciamentos. Conceição Evaristo, Miriam Alves, Livia Natália, Elizandra Souza e Daisy Serena são alguns nomes que serão trabalhados na oficina.
Lubi Prates é poeta, editora e tradutora. Tem dois livros publicados – Coração na boca e Triz – além de diversas participações em antologias nacionais e internacionais. Seu terceiro livro, Um corpo negro, foi contemplado pelo PROAC com bolsa de criação e publicação de poesia e será lançado em 2018. Estuda a identidade da mulher negra no programa de Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo.
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta Haroldo de Campos, um dos criadores da poesia concreta, na década de 1950. Localizado na emblemática Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais, entre outros.
O museu funciona num dos raros casarões remanescentes da época inicial da Paulista, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo. Ao associar um patrimônio histórico e arquitetônico da cidade ao legado de um dos principais representantes de nossos movimentos de vanguarda, a Casa das Rosas representa as transformações tanto urbanas e sociais como artísticas e culturais de São Paulo.
SOBRE A POIESIS
A POIESIS – Organização Social de Cultura é uma organização não governamental que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Oficina de criação poética para negras | 22 e 29/8. Quartas-feiras, 19h às 21h.
Recomendação etária: 16 anos
Inscrições online: https://bit.ly/2AN5WYR
Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Avenida Paulista, 37 – próximo à estação Brigadeiro do metrô.
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h. Domingos e feriados, das 10h às 18h.
Convênio com o estacionamento Parkimetro: Alameda Santos, 74 (exceto domingos e feriados).
Telefone: (11) 3285-6986 | (11) 3288-9447 | www.casadasrosas.org.br
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com