Entre as atividades estão visita temática, lançamento de livro e exibição de curta sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, além de leitura dramática e palestra sobre a vida e a obra do artista
Julho é um mês marcado pelo nascimento e morte do escritor e poeta Guilherme de Almeida. Para homenageá-lo, a Casa Guilherme de Almeida realiza, nos dias 7, 10 e 12 julho, o evento Guilherme de Almeida em Cena. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários – instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciadas pela Poiesis – e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal, por meio de seu Programa de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro.
O Encontro Peripatético, que acontece dia 7 (sábado), às 9h15, é concebido a partir da ideia aristotélica de “ensinar passeando”. A visita temática tem como foco a Revolução Constitucionalista de 1932, e inicia na Casa Guilherme de Almeida e finaliza no Museu da Caixa Cultural São Paulo, que possui diversas esculturas do período abordado.
1932: São Paulo em chamas, obra do jornalista Luiz Octávio de Lima, mostra a verdadeira face da Revolução Constitucionalista que ocorreu em São Paulo e se tornou a Guerra Civil mais lesiva do Brasil. Editado pela Editora Planeta, o livro é lançado em um bate-papo com o autor no dia 10 (terça-feira) às 18h00. No mesmo dia é exibido, às 20h00, o curta SP32, de Cássio Martin, seguido de conversa com o diretor.
O último dia de atividades acontece dia 12 (quinta-feira), às 19h00, e inicia com a palestra Casa Guilherme de Almeida: a fabricação de um museu-casa. Ministrada pelo historiador e museólogo Guilherme Vieira, a palestra expõe os processos da transformação de residências em museus-casa, bem como a importância dessas instituições para a preservação da memória de grandes artistas. Encerrando a programação, às 20h00, o público acompanha a leitura dramática de A flor que foi um homem: Narciso, texto escrito por Guilherme de Almeida em 1925. Sob coordenação de Renata Cazarini e Helder Mariani, o trabalho foi desenvolvido com os participantes do Grupo de Estudos da obra teatral do poeta.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO
Guilherme em cena
Encontro Peripatético: 1932 – Memória & cidade | 7/7. Sábado, 9h15 às 12h45
Recomendação etária: livre. 30 vagas.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição
O transporte entre os museus será fornecido pelas instituições.
Lançamento livro: 1932 – São Paulo em Chamas | 10/7. Terça-feira, 18h00 às 20h00
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Cinema: SP32 | 10/7. Terça-feira, 20h00 às 21h00
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Palestra: Casa Guilherme de Almeida: a fabricação de um museu-casa | 12/7. Quinta-feira, 19h00 às 20h00
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Leitura dramática: A flor que foi um homem – Narciso | 12/7. Quinta-feira, 20h00 às 21h00
Recomendação etária: livre.
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Terça-feira a domingo, das 10h às 18h
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391