Ciclo de Cinema e Psicanálise ganha edições ao vivo no #MISemCasa
Exibido sempre às terças dentro da programação virtual do Museu, o projeto, em parceria com a SBPSP e Folha de S.Paulo, terá lives com especialistas a cada 15 dias. A primeira edição acontece em 14 de abril, quando o público pode participar de debate sobre episódio “Aberfan”, da série The Crown no canal do MIS no Youtube
Mais uma novidade chega à programação do #MISemCasa, campanha especial do Museu da Imagem e do Som, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que traz diariamente novos conteúdos digitais para o público. O Ciclo de Cinema e Psicanálise (programa realizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicanálise e a Folha de S.Paulo), que a cada edição traz um filme seguido de debate com um jornalista cultural e um psicanalista convidado, ganha edições especiais e inéditas no canal do YouTube do MIS. Exibido sempre às terças dentro da programação virtual do #MISemCasa, o projeto terá bate-papo ao vivo com especialistas a cada 15 dias – intercalando, semanalmente, com vídeos de edições anteriores realizadas presencialmente no Auditório MIS.
A primeira live do Ciclo de Cinema e Psicanálise acontece em 14 de abril, quando Luciana Saddi, diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP, media debate sobre o episódio “Aberfan”, da série The Crown, com o jornalista Jaime Spitzcovsky e o psicanalista Bernardo Tanis. Em seguida, os internautas podem participar com perguntas, integrando novas perspectivas sobre a obra discutida. “Convidamos o público de casa a assistir, desde já, ao episódio três da terceira temporada da série, que aborda uma situação de crise humanitária e seus governos, de certa forma similar ao que estamos vivendo hoje com a pandemia do Covid-19. E, no dia 14, às 20h, iremos debatê-lo ao vivo e responder perguntas sobre o tema apresentado”, diz Luciana Saddi.
O #MISemCasa acontece em conjunto com o #Culturaemcasa, desenvolvido pela Secretaria de Cultura, por conta da orientação do Centro de Contingência do Covid-19 – que determinou que os equipamentos culturais do Governo do Estado de São Paulo tenham o seu funcionamento suspenso por até 30 dias a partir de 17 de março.
O MIS conta com patrocínio máster de Youse, patrocínio de Kapitalo Investimentos, Denso e Cielo, e apoio institucional de TozziniFreire Advogados.
Sobre o episódio do debate – “Aberfan”, episódio 3 da 3ª Temporada de The Crown
Um trágico acidente que tira a vida de mais de uma centena de crianças e abala o País de Gales e toda a Grã-Bretanha. O Primeiro-Ministro pede à Rainha que console o povo, mas ela não sabe como reagir diante da tragédia.
“Aberfan é uma vila no País de Gales. É também o nome de um episódio da temporada 3 da série The Crown, que pode ser assistido por quem não acompanha a série, pois tem estrutura narrativa independente, fechada, com começo, meio e fim. Trata da atitude dos poderosos diante de uma crise humanitária ou de um desastre sem precedentes. O episódio foca num importante acontecimento no Reino Unido, o colapso da mina de carvão da cidade, pelo acumulo de água da chuva. Os rejeitos da rocha de xisto escorregaram em forma de lama, e as salas de aula da Escola Primária do Condado de Pantglas foram imediatamente inundadas. Morreram 116 crianças e 28 adultos, no dia 21 de outubro de 1966. O Primeiro-Ministro Inglês e a Rainha Elizabeth são chamados a apoiar as famílias arrasadas pelas perdas, como cada um responderá à tragédia? Como o Estado responde ao desastre? Qual é a envergadura dos governantes diante da calamidade e da dor? Fortes emoções acompanham e envolvem decisões, desde as mais cotidianas escolhas até as que apelam para a razão de Estado. A psicanálise sustenta que a forma como vemos a realidade e como agimos diz muito sobre quem somos e até onde estamos dispostos a nos transformar”, comenta Luciana Saddi.
Mediação Luciana Saddi – diretora de Cultura e Comunidade da SBPSP
Debatedores:
Bernardo Tanis é psicanalista, Presidente da SBPSP (2017-2020), doutor pelo Núcleo de Psicanálise da PUC-SP. Membro efetivo da SBPSP e docente do Instituto de Psicanálise Durval Marcondes da SBPSP. Editor da Revista Brasileira de Psicanálise (2010-2014). Diretor de Comunidade e Cultura da FEPAL (2008-9). Foi docente e coordenador do Curso de Especialização Psicanálise com Crianças do Instituto Sedes Sapientiae e do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica CGEAE-PUC-SP. Autor dos livros: Memória e temporalidade: sobre o infantil em Psicanálise; Circuitos da Solidão: entre a clínica e cultura; organizador com Magda Khouri de Psicanálise nas tramas da Cidade (Ed. Casa do Psicólogo) e com Eliana Rache: Roussillon em América Latina (Ed. Blucher).
Jaime Spitzcovsky é colunista de política internacional na Folha. Pelo jornal, foi duas vezes editor do caderno Mundo e correspondente em Moscou e Pequim. Formado pela USP, é membro do Grupo de Análise da Conjuntura Internacionalda universidade
S e r v i ç o
Ciclo de cinema e Psicanálise ao vivo – THE CROWN | #MISEMCASA
14 de abril, às 20h, no canal do youtube do mis