Os cinéfilos já podem se preparar, porque a Casa Guilherme de Almeida – integrante da Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – organizou uma série de atividades sobre a sétima arte. Durante o mês de novembro, o museu oferecerá, gratuitamente, exibições de filmes e cursos sobre cinema, com destaque para as aulas sobre as fases das produções paulistas. Além disso, os clássicos Cine Lacaneando, Sessão Versátil + e Cine Dopplegänger também fazem parte da programação. Para participar das atividades basta se inscrever pelo site do museu.
O Cine Lacaneando abrirá a programação, no dia 3 às 14h, com a exibição do filme The Pervert’s Guide to Cinema (2006), de Sophie Fiennes. O elenco é composto unicamente por Slavoj Zizek, filósofo, teórico crítico e cientista social esloveno, que mostra alguns dos maiores filmes da história a partir de análises sobre mensagens e significados envolvidos nos roteiros, além de discutir como os filmes podem impactar a vida dos telespectadores. Após a exibição, Patrizia Corsetto, curadora do projeto, mediará o debate entre os psicanalistas convidados: Christian Dunker, membro da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano, e Diego Penha, membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Sujeito, sociedade e política em Psicanálise” (USP) e do Laboratório Psicanálise Política e Sociedade (PSOPOL).
Já no dia 7, começará o curso Quatro Faces do Cinema Paulista, que abordará diferentes fases e períodos dos filmes produzidos em São Paulo. As aulas, ministradas pelo jornalista Matheus Trunk, serão divididas em três momentos: o Ciclo de Campinas; o apogeu e a derrocada dos estúdios Vera Cruz; o Cinema Novo e suas reverberações paulistas, além de figuras icônicas como Zé do Caixão e Mazzaropi. Trunk fundou e editou a revista eletrônica Zingu!, publicação dedicada ao cinema paulista, que recebeu o Prêmio do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura 2010 (Ibac). Ele também escreveu os livros O Coringa do Cinema (2013), biografia do cineasta Virgílio Roveda, e Dossiê Boca: Personagens e histórias do cinema paulista (2014). As aulas serão às quartas-feiras, das 19h às 21h, até o dia 28.
O Cine Dopplegänger exibirá filmes de Federico Fellini e Spike Jonze, no dia 17, das 10h às 18h. As obras 8 ½ (1963) e Adaptação (2002) apresentam propostas muito similares: ambos os cineastas, confrontados por seus trabalhos, começam a colocar em questão suas próprias existências como autores. Logo após as exibições, o público é estimulado a traçar as relações entre os filmes e discutir seus aspectos particulares, juntamente com os convidados: Alexandre Matias, jornalista cultural e tradutor, que atua como curador de música do Centro Cultural São Paulo e do Espaço Cultural Centro da Terra, além de ter um blog de cultura pop no UOL; e Joyce Pais, criadora e editora-chefe do portal Cinemascope, colunista da Revista Moviement e membro do Coletivo Elviras – Mulheres Críticas de Cinema.
E a Sessão Versátil + fechará o mês, no dia 24 das 10h às 18h, com introdução ao cinema de David Cronenberg, canadense com mais de 30 produções audiovisuais. Será exibido seu filme eXistenZ (1999), que conta a história de um criador de videogames, cuja a sobrevivência depende do refúgio em sua própria realidade virtual. Logo após, Fernando Brito e Raphael Cubakowic, ambos críticos de cinema e curadores da Versátil Home Video, comandarão o debate acerca das obras.
SOBRE A CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Inaugurado em 1979, o museu Casa Guilherme de Almeida funciona na residência onde viveu o poeta e tradutor paulista Guilherme de Almeida (1890-1969), um dos mentores do movimento modernista brasileiro. Seu acervo é constituído por uma significativa coleção de obras, gravuras, desenhos, esculturas, pinturas, em grande parte de artistas do modernismo brasileiro, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. A Casa – primeira instituição não acadêmica a manter um Centro de Estudos de Tradução Literária no país – oferece uma intensa programação de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação de Guilherme de Almeida, que incluem o cinema, o jornalismo e o teatro. A Casa Guilherme de Almeida integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Cine Lacaneando: The Pervert’s Guide to Cinema (2006), de Sophie Fiennes
Sábado, 3/11 – às 14h
Quatro Faces do Cinema Paulista
Quartas-feiras, de 7 a 28/11 – das 19h às 21h
Cine Dopplegänger: Autoria em xeque Sábado, 17/11 – das 10h às 18h
Sessão Versátil +: Introdução ao Cinema de David Cronenberg Sábado, 24/11 – das 10h às 18h
Casa Guilherme de Almeida
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943
Museu: Rua Macapá, 187 – Perdizes – São Paulo
Telefone: (11) 3673-1883 | 3672-1391
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 10h às 18h
www.casaguilhermedealmeida.org.br
Poiesis – Assessoria de Imprensa
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Elisabete Alina Skwara | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues | (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com
Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br