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Com público de mais de 90 mil pessoas, edição de São Paulo do Revelando SP movimenta economia criativa

Iniciativa do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o festival tem gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte

Entre os dias 12 e 15 de setembro, o Parque da Água Branca foi palco da edição paulistana do Revelando SP, o maior festival de celebração das culturas tradicionais de São Paulo. Com entrada gratuita, o evento atraiu mais de 90 mil visitantes. Esta foi a quinta e última edição do festival em 2024, que também passou por Barretos e Presidente Prudente, cidades estreantes no circuito, além de Iguape e São José dos Campos.

O Revelando SP na capital paulista contou com 183 participantes, representando mais de 100 municípios de 14 regiões paulistas, em 86 stands de artesanato e 53 de culinária, além de 44 representantes das mais diversas manifestações culturais paulistas, que apresentaram suas músicas e danças. Ocorreram, ainda, durante o festival, shows de Rayane & Rafaela, Almir Sater, Fernanda Costa, Jackson Antunes, Ellen Oléria + Sapopemba, Carolina Soares e Os Originais do Samba.

“O Revelando SP é mais do que um festival, é uma verdadeira celebração das nossas raízes, onde as tradições culturais de São Paulo são vivenciadas e compartilhadas com o público. Este ano, o evento reafirmou seu papel fundamental na preservação e valorização da diversidade de saberes e costumes que compõem nossa identidade. Receber mais de 90 mil pessoas só em São Paulo demonstra o sucesso desse encontro, que une gerações e fortalece o vínculo com o patrimônio cultural paulista”, destacou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.  

Essa edição do Revelando SP trouxe três encontros especiais, de Folias, de Congadas e Moçambiques e de Tambores, além de três exposições em parceria com o Museu de Arte Sacra, uma exposição em parceria com o Catavento e uma em homenagem a Rolando Boldrin, grande divulgador dos saberes e costumes da nossa gente, que nos deixou em 2022. 

Entre outras atividades, o Revelando SP ofereceu apresentações da Trupe Revelando SP, com cinco artistas contando e cantando sobre as tradições paulistas. Em uma parceria com escolas, que agendaram visitas para acompanhar a trupe, foram atendidas mais de 600 crianças somente nesta atividade.

Economia criativa

Além de valorizar e divulgar as tradições das culturas paulistas, contribuindo para sua manutenção e propagação, o Revelando SP tem forte atuação na economia gerada por essas atividades. Para dar uma dimensão da procura pelo artesanato, Nadir Oliveira Santos Bueno, representando o município de Barra do Chapéu, vendeu todas as suas peças produzidas em barro durante o evento. Ela levou para seu stand cerca de 70 itens, que custavam de R$ 10,00 a R$ 40,00. Às 16h do domingo as peças estavam esgotadas.

Na parte da culinária, Natanael Leandro de Oliveira, representando Pedra Bela com bolinhos de mandioca com tilápia, e participando pela primeira vez do festival, avalia que poderia ter levado mais de seu produto. Os bolinhos, com porções de sete, 13 e 20 unidades, ao valor de R$ 20,00, R$ 32,00 e R$ 40,00, respectivamente, também acabaram no domingo, ainda antes das 14h. Ele vendeu, durante o evento, cerca de 12 mil bolinhos.

Já um grande sucesso no Revelando SP, o stand de Bragança Paulista, que vende sanduíche de linguiça bragantina com polenta crocante, também teve excelentes resultados. Foram cerca de 320 kg de linguiça e mais cerca de 250 kg de polenta. Foram vendidos por volta de quatro mil sanduíches, ao valor de R$ 25,00 (R$ 35,00, no combo com polenta).

Kambukira, que levou ao Revelando SP a tradicional galinhada de São Longuinho, produziu 49 tachos do prato durante o evento, com 1.480 kg de sobrecoxa de frango. Foram vendidas 2.450 refeições, que, generosas, saíam por R$ 35,00.

Os docinhos também tiveram alta demanda ao longo do evento. Beth Pelegrini, de Palmital, levou ao Revelando SP em torno de 600 kg de doces, entre compotas, doces cristalizados, doces feitos com amendoim e outros. Os doces, que custavam R$ 97,00 o quilo, foram todos vendidos no sábado. Para não ficar com o stand vazio, Beth o reabasteceu com doces de outros expositores.

Sobre o Revelando SP

O Revelando SP, que já teve mais de 60 edições ao longo de quase três décadas, oferece ao público uma viagem pelas tradições do estado de São Paulo. O festival promove uma amostra de produções artesanais, culinária típica e manifestações culturais, como moda de viola, expressões da cultura tropeira, catira, congada, música e dança de povos originários. São saberes passados de geração em geração e que representam a riqueza e diversidade cultural paulista. Além disso, o Revelando SP é palco para a apresentação de grandes nomes da música brasileira.

Na culinária, o Revelando SP sempre oferece uma infinidade de quitutes, com muitos preparos à base de milho, banana e amendoim, compotas, doces cristalizados, bolinhos, pastéis, queijos, sanduíches, galinhada, feijão tropeiro e pratos com nomes e histórias curiosas – que fazem valer uma prosa com os expositores para ter contato com as origens dessas tradições, caso da farofa de formiga içá, do rojão do balaio e da comida de lobisomem, entre tantos outros.

Os artesãos, por sua vez, levam ao festival objetos produzidos nos mais diversos materiais, entre arte sacra, tapetes, bolsas, entalhes, bordados, tecelagem, artes variadas em fibras, cipós, papel e palha, entre outros, levando ao público a arte produzida em todo o estado pelos sertanejos, caiçaras, povos originários e quilombolas.

As expressões artísticas, por fim, se fazem presentes por meio de modas de viola, congada, catira, folia de reis, jongo, fandango, cururu, moçambique, dança cigana, samba de bumbo, coral indígena, violeiros, música caipira, bonecões e muito mais.

Sobre a Associação Paulista dos Amigos da Arte

A Associação Paulista dos Amigos da Arte é uma Organização Social de Cultura que trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo fomentar a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus 20 anos de atuação, a Organização desenvolveu mais de 70 mil ações que impactaram mais de 30 milhões de pessoas.

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