Na SP Escola de Teatro, você encontrará oito cursos técnicos de alta qualidade, mais de 75% dos graduados desses programas encontram emprego na área teatral
Na Oficina Cultural Oswald de Andrade, terá a oficina “Corpo Cômico” e na Fábrica de Cultura Sapopemba o “Encontro de Leitores: Shakespeare nas Rimas do Cordel”
Gostaria de participar de aulas relacionadas ao teatro em São Paulo de forma gratuita? A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo tem ótimas sugestões de cursos para você. Uma opção imperdível é a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que é considerada a maior instituição educacional de formação das artes do palco da América Latina, oferecendo 8 cursos técnicos distintos.
Vale ressaltar que o Dia Nacional do Teatro é celebrado em 19 de setembro, coincidindo com o “Dia Nacional do Teatro Acessível”. Como uma homenagem aos talentosos artistas que dedicam seu tempo e habilidades para manter o espetáculo vivo, as Oficinas Culturais, as Fábricas de Cultura e o MIS – Museu da Imagem e do Som prepararam um incrível roteiro gratuito para os meses de setembro e outubro. Este roteiro inclui espetáculos emocionantes, experimentações cênicas fascinantes, enriquecedores bate-papos, encontros de leitores, maratona infantil, etc. É uma oportunidade única de mergulhar no mundo mágico do teatro e celebrar a arte cênica em sua plenitude.
Cursos gratuitos na SP Escola de Teatro
A SP Escola de Teatro foi criada em 2010 e oferece os seguintes cursos técnicos gratuitos: atuação, direção, dramaturgia, sonoplastia, iluminação, humor, cenografia & figurino, e técnicas de palco, os quais têm o reconhecimento pelo Ministério da Educação e após conclusão, os alunos podem tirar o registro profissional e regulamentado emitido pela Delegacia Regional do Trabalho – DRT. É voltado para pessoas a partir dos 18 anos com o ensino médico completo. Para concorrer, existe um processo seletivo duas vezes ao ano, o próximo será em outubro. Para quem passar, pode participar de um edital para concorrer a uma bolsa mensal de R$ 520 por cinco meses. Ao fim, é feita, novamente, a avaliação para renovação da bolsa. Pelo site, é possível acompanhar a abertura das inscrições.
Além da formação técnica, a escola oferece cursos de extensão cultural. Por ano, atende mais de 350 estudantes. Desde sua criação, a escola já promoveu, para além das atividades dos oito cursos técnicos: 107 mesas de discussão; 285 bate-papos on-line; 292 cursos de extensão; 182 residências artísticas; 86 cursos de circo e 185 eventos culturais.
Vamos conhecer, também, em números, o que a SPET já conquistou, desde 2010, para os estudantes dos cursos técnicos: 10.965 parcelas da bolsa, somando R$ 6.742.746,00; 173 estágios profissionais oficializados; 98 formalizações de convênios e parcerias com empresas ligadas às artes do espetáculo; 15.610 ingressos foram doados aos estudantes e colaboradores da SP Escola de Teatro para apresentações de companhias de teatro brasileiras e internacionais; 184 intercâmbios realizados no período. Trabalham na SPET mais de 65 profissionais, além de artistas docentes convidados a cada semestre, sendo 5 mulheres transgênero, a escola se preocupa em criar um ambiente diverso e inclusivo, para todos os profissionais e estudantes. As duas sedes possuem estrutura acessível para aulas, com rampas, elevadores e banheiro com cabine de acessibilidade.
É reconhecida como um dos melhores centros de formação em artes cênicas da América Latina, apresentando um alto índice de empregabilidade entre seus egressos. Mais de 75% das pessoas que se formaram na escola trabalham no meio teatral, principalmente, em áreas técnicas. A SP Escola de Teatro tem duas sedes, uma no Brás e outra na Praça Roosevelt. A unidade da Praça Roosevelt está localizada em um grande centro cultural e teatral da cidade de São Paulo, próxima a teatros e grupos como a Companhia Os Satyros, Os Parlapatões e Teatro de Arena. E a do Brás fica em um prédio tombado, de 1913. Neste prédio, no século 20, funcionava um colégio, onde estudaram personalidades como Pagu e Hebe Camargo.
A aluna Evely Heloise Pinheiro Ferreira, 21 anos, Diretora de Cultura da UMES – União Municipal dos Estudantes Secundaristas, faz atuação na SP escola de teatro, destaca que não se faz nada sozinha no teatro, é tudo muito coletivo.
“Em São Paulo é difícil achar uma escola pública de teatro o que dificulta a entrada e permanência de pessoas nesta área. Desejava fazer atuação e encontrei a SP Escola de Teatro. Fiz todas as avaliações e consegui entrar. Foi um processo muito surreal de bom, é uma escola muito rica de conhecimento, acolhedora e, acima de tudo, entendemos que teatro, também, é uma ferramenta de conscientização, para colocar o ser humano para pensar”, fala Evely.
Já o aluno Leandro Vieira, do RJ, concluiu o curso de atuação recentemente. “A escola nutriu cada vez mais minha vontade de me reinventar, de experimentar o artista na maior potência, de olhar com mais verdade para o meu ator como um ofício,com responsabilidade, conheci novas pessoas e reencontrei com outras. Terminei há pouco tempo, mas já estou colhendo frutos aqui em SP. Hoje, estou no musical ‘Mundaréu de Mim’ com direção de Duda Maia, que estreia em 6/10, no Parque da Água Branca, com entrada gratuita para toda a família. O ‘pós-SP Escola de Teatro’ foi importante para me exercitar e voltar a estudar, dando continuidade com minha carreira, de ‘solidificar’ ainda mais os meus sonhos. Ser um ator, preto e periférico ainda tem suas dificuldades e desafios, mas que não me paralisa mais. Acredito no que faço e no poder de transformação que a arte proporciona ” cita Leandro.
Veja as atividades para celebrar o Dia Nacional do Teatro
Oficina Cultural Oswald de Andrade – Espetáculo sobre as dores femininas, adaptações de obras e técnicas cômicas
Para as pessoas que circulam pelo Bom Retiro, região central de São Paulo, a Oficina Cultural Oswald de Andrade oferece a oficina Corpo Cômico, voltada para uma pesquisa sobre o corpo e os gestos, com foco especial na exploração da comicidade. O diretor, ator e mímico Gabriel Guimard irá incentivar a turma a explorar a própria “personalidade cênica”, encontrando maneiras de criar momentos genuinamente engraçados. As aulas acontecem de 18 a 21 de setembro, de segunda a quinta-feira, das 19h às 21h30.
E o solo Criatura, uma autópsia, com a atriz Bruna Longo, mostra uma fusão entre o romance Frankenstein ou o Prometeu moderno e a vida de sua autora, a Mary Wollstonecraft (Shelley). A atriz embarca na adaptação da obra para o palco sob o ponto de vista da escritora inglesa, com apresentações entre 26 e 30 de setembro, de terça a sexta-feira, às 19h30, e sábado às 18h.
Formação para Interior – Texto teatral e preparação para atores
As atividades de Formação no Interior, realizadas em parcerias com Prefeituras de cidades fora da Capital, terá diversos encontros on-line.
É o caso de O Texto teatral como acontecimento – A palavra como matéria da cena, no qual o escritor e dramaturgo Victor Nóvoa passará trechos para leituras e que incentivam debates sobre a dramaturgia contemporânea. Cada participante criará breves textos de teatro, explorando diversas dimensões e potências da palavra. As aulas ocorrem nos dias 2,4,9 e 11 de outubro, das 14h às 16h. Em 2, 4, 9 e 11/10, das 14h às 16h, inscrições abertas a partir de 11/09 aqui | 25 vagas.
A palestra A prontidão da atriz e do ator na cena abordará questões fundamentais sobre o treinamento, segurança e a preparação desses artistas: Como otimizar o corpo para o trabalho no palco? De que maneira colaborar e interagir com os colegas de cena? A conversa será no dia 5 de outubro, das 18h30 às 20h30, com Juliana Calligaris, atriz e professora teatral. Inscrições abertas a partir de 11/09 aqui | 30 vagas
Fábricas de Cultura
Roda de Conversa: Zizi Percussionista
Para celebrar o Dia do(a) Baterista (20/9) e do Dia Nacional do Teatro (19/9), a Fábrica de Cultura Vila Curuçá fará um bate-papo com a Artista Isis Balbino, a Zizi, que falará sobre sua carreira artística iniciada no Teatro, tendo migrado para a percussão ao longo do tempo. Ela realiza suas apresentações como percussionista ao lado de músicos de diversos estilos musicais e mantém o projeto “Buritikûara Cultural”, que dá visibilidade aos artistas regionais, promovendo rodas de viola em algumas cidades do norte do Estado de Minas Gerais. Em 19/9, às 16h, transmissão ao vivo pelo YouTube – TV Fábricas
Na Fábrica de Cultura Sapopemba terá o “Encontro de Leitores: Shakespeare nas Rimas do Cordel”. A fim de quebrar a redoma que insiste em manter o poeta inglês William Shakespeare distanciado do grande público, o escritor e cordelista cearense Stélio Torquato Lima transporta de forma surpreendente as obras de Shakespeare para o universo de cordel. A atividade tem como base o livro: “Shakespeare nas Rimas do Cordel”. Será em 19 de setembro, às 10h, presencial.
Na Fábrica de Cultura Itaim Paulista terá a “Intervenção Artística: Turma da Graxa”. A Lei 13.442/2017, que torna 19 de setembro o “Dia Nacional do Teatro Acessível: Arte, Prazer e Direitos”, faz com que a equipe de Bibliotech promova a visita ao espaço cênico da Fábrica de Cultura Itaim Paulista, a fim de compartilhar e promover com o público e aprendizes uma experiência imersiva aos bastidores do teatro, onde juntos conheceremos um pouco do trabalho feito por uma equipe que nem sempre está sob a luz dos refletores. Será em 15 de setembro, às 11h e 15h, presencial.
Na Fábrica de Cultura Parque Belém terá o “Encontro de Leitores: Brincando de Teatro”, ação que envolve jogos de improvisação teatral a partir de livros infantis contados por imagens como “Zoom”, de Istvan Banyai e “De passagem”, de Marcelo Cipis. Os jogos serão extraídos do livro: “Improvisação para o Teatro”, de Viola Spolin. Será em 19 de setembro, às 15h, presencial.
Veja abaixo outras ações:
Fábrica de Cultura Capão Redondo – Profissionalização artística: etapa 2 com Naloana Lima
Data: 19/9 – terça-feira
Horário: Das 18h às 19h
Descritivo: Registro audiovisual do encontro formativo realizado em maio com a atriz, arte educadora, diretora e pesquisadora Naloana Lima. A proposta da atividade é conhecer as variadas formas de se desenvolver e se inserir no circuito do teatro, sendo profissionais independentes, integrantes de companhias e produtores de teatro.
Local: Pelo YouTube
Mais informações: Fábricas de Cultura
Fábrica de Cultura Iguape – E se fosse diferente?!
Data: 20/9 – quarta-feira
Horário: Das 10h – 11h30 | 15h – 16h30
Local: Fábrica de Cultura Iguape
Descritivo: A Fábrica de Cultura 4.0 de Iguape receberá a Cia BuBiÔ, FicÔ LÔ! com o espetáculo “E se fosse diferente?!”, trazendo reflexões sobre o que acontece com as personagens em suas histórias, e o que poderia ter acontecido se tivessem agido diferente. Será que suas vidas teriam sido melhores? Sem tirar o famoso: “moral da história”, fundamental para esse caso, mas com a possibilidade de ter finais alternativos e que, em diversos momentos, as decisões e os acordos gentis podem ser ainda melhores.
Atividade Livre
Mais informações: Fábricas de Cultura
MIS – Museu da Imagem e do Som
Maratona Infantil | Especial TEATRO
Data: 24 de setembro, 10h às 17h
Ingresso: Gratuito
Classificação: Livre
Descritivo: A Maratona Infantil é um programa mensal do MIS que a cada edição ocupada diversos espaços do museu com programação cultural gratuita para crianças e suas famílias. A cada mês, um tema é proposto para conduzir a curadoria de atividades, sempre em sintonia com os temas do museu e com a experiência de tornar o espaço museal acessível para todas as idades. Entre as atrações destacam-se contações de histórias, oficinas práticas de diversas técnicas e linguagens, peças de teatro, espetáculos musicais e de mágica, sessões de cinema entre muitos outros. A edição de setembro será dedicada ao TEATRO, com brincadeiras e atrações no tema para toda família.
Mais informações: Museu da Imagem e do Som