Museus, Bibliotecas, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0 terão ampla programação, em 25 de janeiro, como mostra de samba rock, apresentações literomusicais, celebração da culinária e da cultura boliviana, slackline com o atleta campeão mundial Alisson Ferreira e muito mais; Várias instituições estarão com entrada gratuita
As instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo da capital abrirão com horários diferenciados, no aniversário da cidade, em 25 de janeiro, e oferecerão exposições, apresentações, shows, oficinas, exibições de mágicas, workshop aberto de dança e atividades que visam ensinar palavras em línguas indígenas, como: coral Mirim Guarani, festa com samba com o grupo Partideiros da Antiga, jogo da memória com lugares icônicos da cidade, mostra Remanescentes da Mata Atlântica, Hora do Conto: São Paulo – A aldeia que virou metrópole, surfe urbano, entre outras ações.
Já o Museu da Diversidade Sexual, a Sala São Paulo e a Oficina Cultural Alfredo Volpi estarão fechados.
Confira o abre e fecha dos Museus, Oficinas Culturais, Fábricas de Cultura 4.0, bibliotecas e salas de espetáculos:
Museu do Futebol – Grupo Groove 011 Samba Rock e slackline
Apresentação musical com o grupo Groove 011, com mostra de samba rock, incluindo bate-papo contando a história, importância e sua resistência enquanto movimento preto paulistano. A apresentação será seguida de aula demonstrativa e discotecagem ao vivo, com participação inclusiva do público presente. E, das 10h às 15h, terá oficina de slackline com o atleta campeão mundial, Alisson Ferreira.
O grupo Rebricando fará contação de história com o tema “Todo mundo pode jogar“, para crianças e adolescentes, e trabalhará a reflexão sobre inclusão no esporte, além de outras atividades educativas, como Pakayembi, Oficina Perceber a Cidade e surfe urbano e escalada.
Abre: 25/01
Horário: Grupo Groove 011 (Das 11h às 12h20); Slackline (Das 10h às 15h); Rebricando (14h); Pakayembi (Das 11h às 12h30); Oficina Perceber a Cidade (Das 14h às 15h30); surfe urbano e escalada (Das 10h às 17h).
Endereço: Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu, São Paulo – SP, 01234-0
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://museudofutebol.org.br/
Museu da Língua Portuguesa – Coral Mirim Guarani na Estação Férias – nossas palavras são flâmulas
Dentro da programação do Estação Férias – nossas palavras são flâmulas, terá a apresentação do Coral Mirim Guarani, além de oficinas que visam ensinar palavras em línguas indígenas de forma lúdica, das 10h às 17h. Esta ação está vinculada à exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas e culturas dos povos originários do Brasil, em cartaz no museu até abril.
Abre: 25/01
Horário: Museu das 9h às 18h, com entrada permitida até às 16h30. Estação Férias, das 10h às 17h. Coral Mirim Guarani, às 11h.
Endereço: Praça da Luz, s/nº – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01120-010
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.museudalinguaportuguesa.org.br/
Museu da Casa Brasileira – Mostra Remanescentes da Mata Atlântica
A mostra “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB” faz refletir sobre a transformação da floresta brasileira, passando pela exuberância das árvores de grande porte, até o desaparecimento de espécies. Além da atividade “Casa na Praia”, aberta a todos os públicos, tem como missão levar a praia para o jardim do Museu, convidando o público a construir essa praia juntos, confeccionando elementos desse cenário e as famílias poderão sentir a areia nos pés.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 18h / Atividade educativa: Casa na Praia, das 11h às 16h.
Endereço: Av. Brg. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano, São Paulo – SP, 01451-000
Participação gratuita, mediante inscrição pelo site do MCB
Mais informações: https://mcb.org.br/pt/
Museu das Culturas indígenas – Mundurukando
Mundurukando na Cidade de São Paulo com contação de histórias com Daniel Munduruku, música e pintura corporal com os Mestres de Saberes Indígenas do MCI, e brincadeiras xinguanas, além de uma uma roda de conversa, a partir do livro “Crônicas de São Paulo”. A participação na atividade será gratuita.
Abre: 25/01
Horário: Mundurukando na Cidade de São Paulo, das 10h às 12h e das 15h às 17h; Crônicas de São Paulo, das 15h às 17h.
Endereço: Dona Germaine Burchard, 451 – Água Branca, São Paulo – SP, 05002-062
A entrada não será gratuita, mas a participação nas atividades sim.
Mais informações: https://museudasculturasindigenas.org.br/
Museu de Arte Sacra de São Paulo – Visita Patrimonial
Terá a primeira visita patrimonial, que tem como objetivo explorar a arquitetura do complexo da Luz e o protagonismo do edifício no desenvolvimento da região em que se encontra, além de refletir sobre as possibilidades técnicas empregadas no período colonial e suas funcionalidades na contemporaneidade.
Abre: 25/01
Horário: Das 9h às 17h. Entrada permitida até às 16h30.
Endereço: Av. Tiradentes, 676 – Luz, São Paulo – SP, 01102-000
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: http://museuartesacra.org.br/
Museu da Imigração – Visita a espaços ligados à história da imigração e Para além do trem das 11
O público conhecerá lugares de memória relacionados aos processos migratórios de diferentes décadas e a herança cultural e patrimonial deixada por esses movimentos. A imigração italiana, libanesa, espanhola e boliviana serão destaques. O passeio partirá da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás, onde acontecerá uma breve visita temática, dedicada a comentar sobre a ocupação migrante atual nos bairros do Brás e da Mooca. O percurso total terá cerca de 25km e será percorrido por uma van disponibilizada pelo Museu. O valor para participar da programação, incluindo o transporte e almoço, será disponibilizado em breve, juntamente com as orientações de inscrição, no site do Museu.
Outra atividade convidará os visitantes a conhecerem os sambas dos compositores Adoniran Barbosa, Geraldo Filme e Toinho Melodia. A partir das composições, acontecerá um bate-papo sobre as transformações e as problemáticas da Terra da Garoa. A ação será voltada para o público acima de 12 anos. Não há necessidade de inscrição prévia, sendo que as vagas serão limitadas e por ordem de chegada.
Abre: 25/01
Horário: Das 9h às 18h, bilheteria até às 17h (visitação ao Museu); das 9h30 às 16h (programação especial de visitas pelo Brás e pela Mooca) e às 15h (Para além do trem das 11).
Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Entrada no Museu será gratuita em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.museudaimigracao.org.br
Museu Catavento – Espetáculos de Mágicas e Espetáculos de Teatro
O Espetáculo teatral Perigo invisível mostra que o perigo à saúde nem sempre é visível, como os vírus, bactérias, fungos e como são importantes os bons hábitos de higiene na prevenção de doenças, além de números de mágicas.
Abre: 25/01
Horário: Das 09h às 17h. Espetáculos de Mágicas às 11h, 13h e 15h.
Espetáculo teatral Perigo Invisível às 10h, 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30h. Bilheteria fecha às 16h
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP, 03003-060
Ingressos: R$ 15 inteira, R$7,50 (meia). Os ingressos podem ser adquiridos no site ou na bilheteria.
Mais informações: https://museucatavento.org.br
MIS – Museu da Imagem e do som – Grandes Personalidades Negras e exibições de filmes
As obras em grafite “Grandes Personalidades Negras” homenageiam 81 artitas negros, como o Emanoel Araujo, artista e idealizador do Museu Afro Brasil, falecido em 7 de setembro de 2022. Também, serão exibidos os filmes: “O Enfermeiro” e “Oriundi”, de Paulo Autran.
Abre: 25/01
Horário: Terças a sextas, das 11h às 19h Grandes personalidades Negras; Filmes:
16h O Enfermeiro e 18h Oriundi
Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa, São Paulo – SP, 01449-000
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.mis-sp.org.br/
Paço das Artes – Mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos
O Paço das Artes realiza, em parceria com Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo, a mostra comemorativa Nova Fotografia 10 Anos. Estão sendo exibidos 60 trabalhos de fotógrafos contemplados pela convocatória do MIS, que se distinguem pela qualidade e inovação. O visitante poderá conferir, por exemplo, a realidade dos palestinos e israelenses em Tel Aviv, Jerusalém, apresentada em “Entre muros e ideias”, de Marcos Muniz.
Abre: 25/01
Horário: De terça a sábado, das 11h às 19h, domingos e feriados, das 12h às 18h
Endereço: R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
Entrada será gratuita
Mais informações: https://www.pacodasartes.org.br/
Pinacoteca de São Paulo – Pina Luz / Exposições: Pelas Ruas, Lenora de Barros e Pina Estação: Jonathas de Andrade: o rebote do bote
A exposição “Pelas ruas: vida moderna e experiências urbanas na arte dos Estados Unidos. 1893-1976”, reúne 150 obras, de 78 artistas, dentre eles, reconhecidos nomes da arte norte-americana, como Andy Warhol, Edward Hopper. Na Pina Luz, também será possível ver Lenora de Barros: Minha Língua e Dalton Paula: rota do algodão (Octógono). Já na Pina Estação: Jonathas de Andrade: o rebote do bote.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 18h
Endereço:
Pina Luz: Praça da Luz, 2 – Luz, São Paulo – SP, 01120-010
Pina Estação: Largo General Osório, 66 – Santa Ifigênia, São Paulo – SP, 01213-010
Entrada será gratuita
Mais informações: https://pinacoteca.org.br/pina_luz/
https://pinacoteca.org.br/en/pina_estacao/
Museu da Diversidade Sexual
Fecha: 25/01
Obs: Fechada para obras de ampliação
Mais informações: https://museudadiversidadesexual.org.br/
Memorial da Resistência de São Paulo – Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência
A exposição “Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência” apresenta ao público um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado de São Paulo, abrangendo o período de 1888 até os dias de hoje.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 18h, quarta a segunda (fechado às terças)
Endereço: Largo General Osório, 66, Santa Ifigênia, São Paulo, SP, 01213-010
Entrada gratuita
Mais informações: http://memorialdaresistenciasp.org.br
Museu Afro Brasil Emanoel Araujo – Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos
A exposição Mestre Didi – Deoscoredes Maximiliano dos Santos conta com 42 esculturas do artista plástico, escritor e sacerdote baiano e afro-brasileiro que colaborou com a difusão da cultura dos povos africanos. E, também, tem a exposição de longa duração do acervo do Museu Afro Brasil Emanoel Araujo.
Abre: 25/01
Horário: De terça a domingo – das 10h às 17h (permanência até 18h).
Endereço: Av. Pedro Alvares Cabral, s/n. Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10
Entrada gratuita
Mais informações: http://www.museuafrobrasil.org.br/
Memorial da América Latina – Exposição Orixás
“Orixás”, do artista Eury Moreira, com esculturas sobre tela com divindades da religião Iorubá como Oxalá, Iemanjá, Oxum e Nanã.
Abre: 25/01
Horário: Das 10h às 17h
Obs: Apenas a Praça da Sombra estará aberta ao público (espaços externos, internos e exposições).
A Praça Cívica estará fechada ao público, devido à realização de evento comercial privado (show de pré-carnaval do Péricles)
Endereço: Av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo – SP, 01156-001
Entrada gratuita nesta exposição
Mais informações: https://memorial.org.br/
Casa das Rosas – A Cidade Falada
Programação de recitais de poesia falada e apresentações literomusicais.Durante o dia, o jardim da Casa das Rosas receberá a apresentação “Pauliceia: Canta Tua Aldeia”, realizada pelo grupo Canto Livro, formado por Jean Garfunkel (voz e violão), Pratinha Saraiva (flauta e bandolim) e Juliana Rizzo (canto e narração); o espetáculo musical e performático “Viola Antropofágica”, com Edu Viola e Lou Calheiros; por fim, os Poetas Ambulantes realizam uma apresentação de poesia falada feita especialmente para a ocasião. A atividade será realizada presencialmente, no jardim da Casa das Rosas. Não há necessidade de inscrição.
Abre: 25/01
Horário: Das 14h às 18h
Endereço: Avenida Paulista, 37
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://www.casadasrosas.org.br/
Casa Guilherme de Almeida – Memórias de São Paulo
Jogo da memória com lugares icônicos da cidade, por meio de cartões postais, traçando um paralelo entre presente e passado. Cada cartão representará uma imagem atual e uma antiga, cabendo ao participante encontrar quais as correspondentes e associá-las.
Abre: 25/01
Horário: Das 14h às 15h30
Endereço: R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: http://www.casaguilhermedealmeida.org.br/
Casa Mário de Andrade – Viola Antropofágica
Espetáculo musical performático com poemas de Mário de Andrade musicados por Edu Viola, incluindo fragmentos da ópera Café. Com o músico e compositor Edu Viola e Lou Calheiros, atriz e artista plástica.
Abre: 25/01
Horário: Das 16h às 17h00
Endereço: Avenida Paulista, 37
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Obs: A atividade é organizada pela Casa Mário de Andrade, que está fechada para obras de ampliação, por isso a ação será feita no Jardim da Casa das Rosas
Mais informações: https://www.casamariodeandrade.org.br/
Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Sampa em voz e violão com Sérgio Vinci e Workshop aberto de dança
Em show solo, Sérgio Vinci fará uma apresentação composta por voz e violão com canções que falam, cantam e exaltam São Paulo. Além de músicas autorais, seu repertório conta com nomes consagrados como Caetano Veloso, Eduardo Gudim, Premeditando o Breque, Rita Lee, Adoniran Barbosa e Itamar Assumpção.
E no Workshop aberto de dança os interessados em dança terão a oportunidade de conhecer e experimentar ritmos diversos que farão parte da programação da Unidade.
Abre: 25/01
Horário: Sampa em voz e violão com Sérgio Vinci, das 14h às 15h.
Das 12h às 13h, Workshop aberto de Dança
Endereço: Oficina Cultural Maestro Juan Serrano – Rua Joaquim Pimentel, 200 – Brasilândia – São Paulo/SP
Entrada será gratuita, em 25 de janeiro
Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Fecha: 25/01
Mais informações: https://oficinasculturais.org.br/
Fábricas de Cultura das zonas Norte (Brasilândia, Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha) e Sul (Jardim São Luís e Capão Redondo), Diadema, Osasco e Iguape – Festa com Samba
As Fábricas de Cultura abrirão com horários diferenciados, a Fábrica Vila Nova Cachoeirinha, às 15, promoverá uma festa com samba para a comunidade. O Grupo Partideiros da Antiga traz sucessos de grandes ícones do samba de São Paulo como Adoniran Barbosa, Geraldo Filme, Caetano Veloso, entre outros grandes nomes da música brasileira.
Abre: 25/01
Horário: Nos feriados, das 12h às 17h. Samba às 15h.
Endereço da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha: Rua Franklin do Amaral, 1575 / São Paulo – SP
Mais informações: https://www.fabricasdecultura.org.br/
Fábricas de Cultura Zona Leste (Vila Curuçá, Sapopemba, Itaim Paulista, Parque Belém e Cidade Tiradentes) – Repertório samba paulistano, Sessão cinema e Live Painting
As Fábricas de Cultura da Zona Leste, também, terão repertório samba paulistano e sessão de cinema, por exemplo, com exibição do documentário “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato”, além de Live Painting – grafite em telas inspiradas nas músicas de Paulo Vanzolini.
Abre: 25/01
Horário: Nos feriados, das 09h às 17h . Repertório samba paulistano, Sessão cinema e Live Painting a partir das 14h;
A relação de endereços pode ser conferida no site.
Mais informações: https://www.fabricadecultura.org.br/
SP Escola de Teatro – Espetáculo Le Girls
Terá mesa de debates + espetáculo: Mesa de discussão: Tema: Intercâmbio Transvisão – Expectativas de novas políticas trans em rede nacional, de forma virtual, pelo YouTube: youtube.com/spescoladeteatro, às 18h.
E o espetáculo Le Girls, as artistas transexuais Paulette Pink, Renata Peron e Leandra Gitana sobem ao palco com shows musicais icônicos de suas divas preferidas intercalados com suas histórias de vida, às 20h.
Abre: 25/01
Horário: Às 18h, Mesa de discussão: Tema: Intercâmbio Transvisão. Às 20h, espetáculo Le Girls
Endereço: UNIDADE ROOSEVELT, Praça Roosevelt, 210
Entrada gratuita
Mais informações:https://www.spescoladeteatro.org.br/
Biblioteca de São Paulo – Hora do Conto e Cardápio de Culturas
“Hora do Conto: São Paulo – A aldeia que virou metrópole”, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. E Cardápio de Culturas | Bolívia – Salada dos Incas com Quinoa. A proposta desta atividade é celebrar a culinária e a cultura da Bolívia, a partir do preparo e degustação de uma salada à base de quinoa, acompanhada de suco tradicional da região.
Abre: 25/01
Horário: 9h30 às 18h30 (biblioteca); Hora do Conto São Paulo – a aldeia que virou metrópole, das 16h às 16h45; Cardápio de Culturas | Bolívia – Salada dos Incas com Quinoa, das 14h às 16h
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP, 02030-100
Entrada gratuita
Mais informações: https://bsp.org.br/
Biblioteca Parque Villa-Lobos – Amanhecer Esmeralda e Cardápio de Culturas
Terá a Hora do Conto: “Amanhecer Esmeralda”, de Ferréz, com a Cia. Alcina da Palavra e o Cardápio de Culturas: Venezuela – Arepas.
Abre: 25/01
Horário: Das 9h30 às 18h30 (Biblioteca); Hora do Conto: Amanhecer Esmeralda, das 16h às 16h45; Cardápio de Culturas: Venezuela – Arepas, das 14h às 16h.
Endereço: Av. Queiroz Filho, 1205 – Alto de Pinheiros, São Paulo – SP, 05319-000
Entrada gratuita
Mais informações: https://bvl.org.br/
Teatro Sérgio Cardoso – A Bela Adormecida
Inspirado no Conto de Fadas de Charles Perrault, o Balé, a adaptação contou com a composição do russo Peter Ilych Tchaikovsky, libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa.
Abre: 25/01
Horário: Às 20h30
Endereço: R. Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01326-010
Comprar ingresso: https://bityli.com/ykRVZ
Mais informações: https://www.teatrosergiocardoso.org.br/pt-br/
Sala São Paulo
Fecha: 25/01
Mais informações: http://www.salasaopaulo.art.br/home.aspx
Plataforma #CulturaEmCasa Online
Lançamento do filme “Outras Vanguardas”. Inspirada na série de mesmo nome, um original da plataforma #CulturaEmCasa, “Outras Vanguardas” aborda movimentos vanguardistas de São Paulo surgidos desde a Semana de Arte Moderna de 1922 e que até hoje encontram eco na cultura brasileira.
Lançamento: 25/01
Horário: 21h
Acesso on-line gratuito
Mais informações: https://culturaemcasa.com.br/