Patrocinada pelo Itaú Unibanco, mostra temporária abre para o público em 28 de maio, às vésperas do Mundial de Futebol Feminino
O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – abre suas portas para a mostra CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol. A exposição será inaugurada no dia 28 de maio, a poucos dias do início do campeonato feminino na França, e vai até o dia 20 de outubro.
No jogo de futebol, o contra-ataque ocorre quando um dos times recupera a posse da bola e avança rapidamente em direção ao gol, sem deixar espaço para a armação da defesa do time adversário. Tal jogada, que sempre desperta atenção e emoção das torcidas, é a metáfora escolhida para narrar a trajetória das mulheres no esporte.
Patrocinada pelo Itaú Unibanco, por meio da lei federal de incentivo à cultura, a mostra foi preparada pela equipe do Museu do Futebol em conjunto com um time de curadoras, entre elas Aline Pellegrino, ex-zagueira medalhista olímpica.
Com projeto expográfico de Daniela Thomas, o público poderá conferir vídeos, fotografias, objetos dos acervos pessoais de atletas e um panorama com fatos que vão desde antes da proibição da prática do futebol pelas mulheres – que vigorou ao longo de várias décadas do século 20 – até a oitava edição da Copa do Mundo. A narrativa promete surpreender e emocionar ao relatar as conquistas femininas no esporte mais popular do mundo fazendo paralelo com a história dos avanços pela igualdade de direitos.
Buscando lançar o olhar para o futuro da modalidade e inspirar o público a valorizar essa história, a mostra também tem como objetivo empoderar as meninas para a prática esportiva, transformando velhos preconceitos em ações positivas para o mundo.
“Acreditamos que o esporte, aliado à cultura, é um meio de promover a educação e valores que formam pessoas mais preparadas para a vida e cidadãos melhores, gerando um legado para a sociedade. É essencial trabalharmos para dar mais visibilidade ao futebol feminino, celebrando as jogadoras como elas são de fato: a Seleção Brasileira. A parceria com o Museu do Futebol é essencial ao trazer um histórico relevante que pode abrir os olhos para a presença forte e inegável do futebol feminino no Brasil”, afirma Eduardo Tracanella, diretor de marketing Institucional e Atacado do Itaú Unibanco.
Durante a visita à exposição, os espectadorespoderão conhecer os nomes e rostos de atletas, técnicas, árbitras e jornalistas que batalharam para que o futebol feminino avançasse e estivesse representado em todos os eventos mundiais da modalidade. Entre essas mulheres estão a zagueira Adyragram que, nos anos 1940, protestou publicamente contra manifestações que pediam a proibição da prática de futebol pelas mulheres.
Para Daniela Alfonsi, Diretora de Conteúdo do Museu do Futebol, 2019 já é um marco nas conquistas do futebol feminino no mundo. “A exposição exalta esse momento, mas também narra como foi o caminho trilhado pelas mulheres para chegar até aqui. O reconhecimento de suas lutas deve ser fonte de inspiração às novas gerações” comenta.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura.
CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol conta com patrocínio do Itaú, por meio da lei federal de incentivo à cultura, e apoio da The Led. Além da exposição, até o dia 20 de outubro estão programadas palestras, visitas educativas e ações culturais no Museu inspiradas na temática.
Até o fim da mostra, clientes do Itaú pagam meia-entrada (para si mesmos e um acompanhante) para visitar o Museu do Futebol, bastando apresentar um cartão do Itaú na bilheteria. O desconto não é cumulativo com outras ofertas Sujeito à disponibilidade.
Destaques e pebolim personalizado
Ícones mundiais como Marta, única a ganhar seis títulos de melhor do mundo, e Formiga, com sua trajetória esportiva de excelência, terão destaque ao lado das jogadoras Sissi, Emily Lima, Cristiane, da árbitra Silvia Regina e também de torcedoras que ocuparam seu lugar na história do futebol brasileiro.
A novíssima geração de jogadoras como Julia Rosado, a Juju Gol, de apenas 9 anos, também será representada. Um pebolim feminino e um álbum de figurinhas gigante são atrações lúdicas presentes na mostra.
O time da exposição
Para contar essa história, o Museu do Futebol convidou para a curadoria um time de mulheres especialistas e atuantes na causa: Aline Pellegrino – capitã da Seleção Brasileira de Futebol Feminino (2004 a 2013) e atual coordenadora da modalidade na Federação Paulista de Futebol, destacando-se como uma das poucas gestoras mulheres na área; Aira Bonfim – pesquisadora da participação feminina no esporte antes da proibição; Luciane Castro – jornalista pioneira na cobertura dos jogos e campeonatos femininos; e Silvana Goellner – professora e coordenadora do Centro de Memória do Esporte da UFRGS.
Junto da equipe do Museu do Futebol e das curadoras, a dupla Daniela Thomas e Felipe Tassara, que trabalhou na equipe de concepção do próprio Museu do Futebol, assina o projeto expositivo.
Museu do Futebol e Itaú: juntos na promoção da igualdade de gênero no futebol
Patrocinador do Museu do Futebol e também de exposições temporárias – como “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958”, realizada em 2018 – oItaú Unibanco se alia novamente ao equipamento cultural buscando promover ao grande público o acesso à história do futebol feminino.
Apoiador do futebol há mais de 25 anos, o banco é patrocinador oficial da Seleção Brasileira de Futebol desde 2008, feminina e masculina, em todas as suas categorias – Seleção Brasileira Principal, Seleção Olímpica, Seleção Sub-23, Seleção Sub-20, Seleção Sub-17 e Seleção Sub-15.
O futebol faz parte de uma das quatro grandes causas defendidas pelo Itaú Unibanco: Esporte, Cultura, Educação e Mobilidade Urbana, temas-chave para fortalecer a sociedade e promover inclusão. O banco acredita que o esporte possibilita o aprendizado de competências e valores essenciais, dentro e fora de campo, além de promover a educação e ser uma poderosa ferramenta de transformação e inclusão social – gerando um legado para a sociedade.
Além da Seleção Brasileira, o Itaú também apoia projetos de iniciação esportiva e capacitação no futebol – todos eles contemplando também a modalidade feminina. Entre eles estão o Karanba, projeto que proporciona a crianças e adolescentes a prática do futebol gratuitamente, após o turno escolar; Esporte na Cidade –Organização Social De Peito Aberto, que fomenta a prática esportiva para crianças em arenas construídas para a Copa 2014; e ABC da Bola com as Meninas, projeto exclusivamente feminino que ensinará futebol para 120 crianças e adolescentes de Porto Alegre (RS).
SERVIÇO
Exposição CONTRA-ATAQUE! As Mulheres do Futebol
De 28/05 a 20/10/2019 – Terça a domingo, 9h às 17h (visitação até as 18h)
Museu do Futebol – Praça Charles Miller, s/nº São Paulo, SP
R$ 15 | Meia-entrada: R$ 7,50 | Entrada gratuita às terças-feiras
*Clientes Itaú pagam meia-entrada. O desconto não é cumulativo com outras ofertas. Sujeito à disponibilidade.
* Horários diferenciados de funcionamento em dias de jogos no Estádio do Pacaembu. Consulte o site museudofutebol.org.br.
* Estacionamento com Zona Azul (R$ 5,00 válido por 3h)