HomeCultura + Notícias A Secretaria Programa de Integridade Assessoria ReleasesDia Nacional do Livro nas Fábricas de Cultura e Clube de Leitura Mulheres Negras na BiBliON são alguns dos destaques da Cultura

Dia Nacional do Livro nas Fábricas de Cultura e Clube de Leitura Mulheres Negras na BiBliON são alguns dos destaques da Cultura

Esteja você redescobrindo antigos favoritos ou mergulhando em novos best-sellers, o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, é a desculpa perfeita para sentar, relaxar e se perder em um livro. Dando vida a novos mundos, os livros nos iluminam e nos transportam em aventuras emocionantes. Eles podem desafiar as nossas perspectivas sobre a experiência humana, nos incentivar a silenciar o barulho e virar as páginas por um tempo. Para celebrar, as Fábricas de Cultura, instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo,  estarão com atividades gratuitas, como os encontro de leitores inspirado na obra “As asas de Lia”, de Maya Hanoch, e “Lukenya e seu Poder Poderoso” de Odara Dèlé, além de  apresentar  universo dos “livros brinquedos”, também conhecidos como livros pop-up, com ilustrações que saltam das páginas ou são interativas.

Além disso, outras instituições da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas estão com dicas de passeios e cursos, como: cursos gratuitos de dança da São Paulo Escola de Dança; Ópera gratuita no Teatro Sérgio Cardoso;  Music Video Festival 2023 no MIS Experience; exposição O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias, no Museu Catavento, entre outros.

Confira as opções abaixo:

Fábricas de Cultura  – Dia Nacional do Livro

Na Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo, em 31/10,  às 09h30, terá o encontro de leitores: O que Salta aos Olhos. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.” é uma das frases mais famosas da literatura mundial, pois cativar envolve sentimentos e ações que dignificam um trabalho englobando paciência e, ainda assim, exigindo cuidado. E para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado em 29/10, a equipe da Bibliotech apresentará o grandioso universo dos “livros brinquedos”, também conhecidos como livros pop-up, com ilustrações que saltam das páginas ou são interativas, uma ótima forma de cativar um leitor, criando a possibilidade da diversão além da leitura. Por fim, construindo coletivamente um livro interativo inspirado no clássico “O Pequeno Príncipe”,  de Antoine de Saint-Exupéry, lançado em edição pop-up pela Editora Agir.

E na Fábrica de Cultura Parque Belém, em 31/10, às 15h, terá o encontro de leitores inspirado na obra “Asas”, de Maya Hanoch, com ilustrações de Ofra Amit. A atividade começará com a pergunta: “Se tivessem asas, como gostariam que elas fossem?”. O livro conta sobre Lia, uma menina que vivia pedindo que sua mãe ilustradora fizesse seu retrato, porém com asas.

Na Fábrica de Cultura Iguape, em 31/10, das 14h às 15h, terá o encontro com a autora Odara Dèlé. Ela falará em torno de conceitos fundamentais na introdução da cultura, história e valores ancestrais africanos e afro-brasileiros dentro da primeira infância. Tal ação tem como intuito ampliar as possibilidades de narrativas com a obra ‘Lukenya e seu Poder Poderoso”. O livro de estreia da educadora Odara Dèlé conta com ilustrações de Amanda Daphne e com a participação de Kiusam de Oliveira. A obra é bilíngue, escrita em português e kimbundu, língua originária do território africano nas regiões da República do Congo e Angola. O livro ainda conta com glossário e texto sobre a origem e influência do kimbundu no Brasil.

Gratuito, 31/10/23, às 09h30,  classificação indicativa: 04 Anos, mais informações Fábrica de Cultura São Bernardo do Campo

Gratuito, 31/10/23, às 15h, livre, mais informações Fábrica de Cultura Parque Belém

Gratuito, 31/10/23, das 14h às 15h, Presencial,  Iguape, maiores de 7 anos, Fábrica de Cultura Iguape

BibliON – Clube de Leitura Mulheres Negras 

A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, realizará a atividade on-line: “Clube de Leitura Mulheres Negras na Biblioteca”, que falará sobre a obra “O ódio que você semeia, de Angie Thomas”, em 4/11, das 10h às 11h30.

Outras indicações de leitura são: Quando me descobri negra, de Bianca Santana, Antologia de poesia afro-brasileira 150 anos de consciência negra no Brasil, de Zilá Bernd, etc.

Gratuito, on-line,  Link do Clube

São Paulo Escola de Dança – Cursos de dança gratuito

A São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança abre Processo Seletivo para novas turmas de seus Cursos Regulares e Cursos Livres. As inscrições vão até o dia 27 de novembro de forma on-line pelo site.

Os Cursos Regulares são para pessoas acima dos 16 anos que buscam profissionalização nas artes coreográficas. São ofertados em sete opções, sendo Dança e Performance, Técnicas da Dança, Produção e Gestão Cultural, Multimídias para Dança, Figurino da Dança, Dramaturgia da Dança e Teatro Musical. Já os Cursos Livres promovem o acesso a linguagem da dança para população em geral e são ofertados em quatro diferentes opções, sendo elas Dança Contemporânea, Dança Clássica, Danças Urbanas e Dança de Salão

Todos os cursos da Escola são gratuitos com início previsto para fevereiro, além disso, com o intuito de estimular a formação e proporcionar oportunidades aos estudantes dos Cursos Regulares, serão ofertadas no próximo semestre até 75 bolsas no valor de R$ 2.860. As pessoas matriculadas poderão pleitear o benefício em um processo seletivo interno.

Gratuito, mais informações  São Paulo Escola de Dança

 

Teatro Sérgio Cardoso – Ópera gratuita

O Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, recebe sessão única de O Elixir do Amor – Ópera de Gaetano Donizetti, no dia 1/11, quarta-feira, às 15 horas. O espetáculo gratuito apresenta trechos encenados da ópera cômica do compositor Donizetti, cantada em italiano, com narração em português das cenas. 

A ópera se passa em uma vila da Itália, onde um camponês pobre e apaixonado (Nemorino) acredita não ser correspondido por uma rica fazendeira (Adina). Para ter sucesso no amor e conquistar a jovem, ele cai nas garras de um charlatão (Dulcamara) que vende vinho barato fazendo as pessoas acreditarem que é uma poção do amor, o famoso elixir. 

E, ainda, em 30/10, tem a peça  “Quem tem dificuldade de dizer não”, com a atriz Adriana Birolli.

O Elixir do Amor – Ópera de Gaetano Donizetti, Rui Barbosa, 153 – Bela Vista, 01 de novembro, quarta-feira, às 15h,  Gratuita, Retirada na bilheteria do teatro com 01 hora de antecedência, livre, 60 minutos, mais informações Teatro Sérgio Cardoso

Quem tem dificuldade de dizer não, R$ 60,00, mais informações Teatro Sérgio Cardoso


Fábricas de Cultura – Espetáculos sobre identidade, juventude e sonhos nas periferias

Até 11/11, as Fábricas de Cultura das zonas Norte e Sul de São Paulo,  Diadema e Osasco realizam um circuito de apresentações teatrais. Após 10 meses de pesquisa e produção, 238 aprendizes do Projeto Espetáculo sobem ao palco para apresentar obras artísticas criadas coletivamente. Para a edição 2023, os aprendizes refletiram sobre as próprias vivências na cidade, os sonhos para o futuro, as ansiedades e obstáculos que envolvem a juventude periférica de hoje, tudo isso aliado às memórias e narrativas dos territórios onde estão inseridos. As apresentações são gratuitas e abertas ao público.

Por exemplo, a partir de quinta-feira, 26, o público poderá mergulhar na produção “Na beira de mim”, na Fábrica de Cultura Brasilândia. O espetáculo explora as ruas da quebrada, Carumbé, Eliza Maria, Peri, Terezinha e Damasceno, para apresentar a história de cinco jovens nos limites de si que se reconhecem nas suas dores e enfrentamentos na rua onde se encontram, se organizam e enfrentam as problemáticas sociais. 

Gratuito, mais informações Fábricas de Cultura

OSESP – Sinfonia de cinema da OSESP

A Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo apresenta na Sala São Paulo, de 26 a 29 de outubro, mais uma edição da série de concertos que é digna de tapete vermelho – além de muito divertida. Em Sinfonia de Cinema: Heróis e Heroínas, nossos músicos irão interpretar uma seleção de trilhas de filmes protagonizados por super-heróis e super-heroínas, de produções populares dos universos Marvel e DC Comics a séries japonesas (conhecidas como Tokusatsu) e de animação (confira o programa completo abaixo).

Os concertos deste projeto, que aconteceu também em 2021 e 2022, terão mais uma vez regência de Wagner Polistchuk, que também é Trombone Solista da Osesp, e participações dos Coros Acadêmico e Infantil da Osesp e da cantora solista Catarina Marcato. A apresentação ficará mais uma vez a cargo da cineasta Marina Person, que entre as músicas contará um pouco da história dos filmes e seus entrelaces com a música. Haverá ainda a participação especial da companhia Studio 3 Cia. De Dança, com coreografia de Anselmo Zolla. Os ingressos para as quatro apresentações já estão esgotados, mas a performance de sexta-feira (27/out), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal da Osesp no YouTube.

Mais informações Sala São Paulo

MIS Experience – Music Video Festival 2023

Celebrando onze anos da sua primeira edição, o Music Video Festival (m-v-f-) acontece, pela primeira vez, no MIS Experience, localizado no bairro da Água Branca. O festival, que traz uma programação com bate-papos, exibição de conteúdos audiovisuais e música ao vivo, acontece neste ano nos dias 28 e 29 de outubro. Entre os destaques da edição, está a instalação de realidade aumentada “Neo Ícarus”, de BK’ e Nikolas Demurtas, e a exibição do novo filme do o rapper e diretor congolês Baloji, premiado em Cannes 2023 e escolhido para representar a Bélgica no Oscar, Augure (que significa “Presságio”).

Music Video Festival 2023, 28 e 29/10, das 14h às 23h, MIS Experience: R. Cenno Sbrighi, 250 – Água Branca, São Paulo, entrada gratuita – garanta seu ingresso antecipado aqui ou na bilheteria no dia do evento (sujeito à lotação), grátis às terças-feiras

Museu Catavento – O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias

Depois da pandemia do Covid-19, um dos sentidos mais estudados pelos cientistas tem sido o olfato, e a importância dele para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, unindo tecnologia, inovação e ciência, o Museu Catavento, reabriu a exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias”. Instalada no museu desde 2017, a mostra, que tem apoio das empresas Wheaton, Givaudan e Provital, além da casa de fragrâncias IFF, busca resgatar a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos da humanidade.

A exposição é repleta de recursos digitais e, por meio deles, o público poderá realizar uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. Foram instaladas telas touch screen permitindo que os usuários simulem uma mistura, encontrem mais informações das matérias-primas de alguns produtos e, ao final, consigam sentir o aroma através do catálogo digital.

Terça-feira a domingo, das 09h às 17h, bilheteria fecha às 16h, inteira: R$ 15,00; Meia entrada: R$7,50 (confira a política de meia entrada e gratuidade https://museucatavento.org.br/horarios-e-precos), grátis às terças-feiras

Paço das Artes – Exposição “A verdade está no corpo”

No dia 27 de outubro, o Paço das Artes inaugura a exposição “A verdade está no corpo”, trazendo obras de 42 artistas de diferentes origens, credos, gerações e formações. Os trabalhos expostos traçam um retrato da maneira como cada um vê o outro ou a si mesmo na contemporaneidade, friccionando diálogos. Com entrada gratuita, a mostra fica em cartaz até 07 de janeiro de 2024.

A exposição, que tem curadoria de Renato De Cara e um recorte que explora o corpo, traz mais de 100 obras emprestadas ao Paço das Artes, oriundas de coleções particulares, galerias e artistas. Serão apresentadas pinturas, fotografias, videoartes, gravuras, elementos instalativos e alguns trabalhos escultóricos. 

Exposição “A verdade está no corpo”, Paço das Artes – Rua Albuquerque Lins, 1345 – Consolação, de 27 de outubro de 2023 a 07 de janeiro de 2024, gratuito, 16 anos 

Revelando SP – Apresentações gratuitas – Almir Sater 

Começa na quinta-feira, dia 26 de outubro, o Revelando SP, maior festival de divulgação e fortalecimento de culturas tradicionais paulistas, programa promovido pelo Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Durante quatro dias, o Revelando SP em São José dos Campos recebe 162 participantes, sendo 65 de artesanato, 49 de culinária e 48 de manifestações artísticas, com uma amostra do melhor da produção cultural das tradições paulistas. Esses participantes representam 131 municípios do estado, dando uma dimensão da diversidade e riqueza cultural da região. 

No primeiro dia do evento o público poderá conferir a apresentação do cantor e compositor Almir Sater, às 19h30. Nos demais dias o Revelando SP terá ainda shows de outros grandes nomes da músicas nacionais: Marcelo Jeneci, As Marcianas, Fernanda Costa, Orquestra Joseense e Renato Teixeira.

Programação toda gratuita, mais informações 

Ciclo de Cultura Tradicional – Celebração da ancestralidade indígena e o ritmo do maracatu 

O Ciclo de Cultura Tradicional (CCT), evento itinerante dedicado à apreciação e reflexão das tradições que resistem no estado de São Paulo, incluindo aquelas de origem caipira, indígena, afro-brasileira, caiçara e das comunidades migrantes, está programado para visitar mais duas cidades em sua edição de 2023. No dia 11 de novembro, sábado, a cidade de Cananéia celebrará a cultura ancestral indígena na Praça Martim Afonso de Souza. Já em 19 de novembro, domingo, Taubaté se destacará ao apresentar a cultura do maracatu no Sítio do Picapau Amarelo – Museu Monteiro Lobato. Tudo de forma gratuita. 

Para acessar a programação completa do CCT, clique aqui.

Compartilhe!