A mostra sobre as tipologias de madeira existentes na floresta brasileira circula nas estações entre julho e agosto
O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, levam para os passageiros um breve recorte da exposição “Remanescentes da Mata Atlântica”, mostra que integra o acervo MCB. Painéis fotográficos e textuais, com curadoria do botânico Ricardo Cardim, estão em exibição na Estação Fradique Coutinho até 31 de julho e seguem para a estação Oscar Freire no mês de agosto.
A exposição correlaciona o mobiliário pertencente ao MCB com espécies nativas existentes na mata atlântica, algumas centenárias, e que, ao longo da história, foram utilizadas na confecção de móveis nacionais e até mesmo estrangeiros. Com muitas delas desaparecidas ou em processo de extinção, o acervo do Museu se torna um testemunho acessível.
A mostra também apresenta ao público uma visão acerca do processo de avanço das áreas urbanas sobre a mata atlântica.
Sobre Ricardo Cardim
Ricardo Cardim é mestre em botânica pela USP e professor responsável pelo curso de Paisagismo Sustentável do Green Building Council Brasil (GBC). Em 2011, recebeu a Medalha Anchieta e o diploma de gratidão da cidade de São Paulo pela descoberta de três remanescentes de cerrado na metrópole paulistana, que resultaram nos primeiros parques públicos com a vegetação ameaçada, em 33.000 m².
Sobre MCB
O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, dedica-se à preservação e difusão da cultura material da casa brasileira, sendo o único museu do país especializado em arquitetura e design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e de longa duração, com uma agenda que possui também atividades do serviço educativo, debates, palestras e publicações contextualizando a vocação do museu para a formação de um pensamento crítico em temas como arquitetura, urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, principal premiação do segmento no país, realizado desde 1986; e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a rica diversidade do morar no país.
Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.
Serviço – “Remanescentes da Mata Atlântica & Acervo MCB”
Estação Fradique Coutinho – 1° a 31 de julho
Estação Oscar Freire – 1º a 31 de agosto