Evento apresentou desafios e oportunidades para implementação da Política Nacional de Cultura Viva
Neste final de semana, ocorre o Encontro Paulista, uma celebração especial em São Paulo para comemorar os 20 anos do Programa Cultura Viva e os 10 anos da Lei Cultura Viva. O evento marca a consolidação do processo de participação e escuta ativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, na mais bem sucedida política pública de cultura de base comunitária da América Latina. A abertura ocorreu neste sábado (22), no Edifício Oswald de Andrade, centro da capital paulista.
Estiveram presentes os representantes – previamente inscritos – do Fórum Paulista e da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, apresentando desafios e oportunidades para avançar na gestão compartilhada entre o Estado e a Sociedade Civil na implementação da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), através da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
“Parabenizamos a cada ponteiro que participou ativamente deste processo para demonstrar a importância e a força da participação social em uma relação que devemos seguir cultivando, entre a Sociedade Civil e o Estado. É neste momento que entendemos que estamos preservando, enaltecendo e consolidando o legado da Política Nacional de Cultura Viva”, salientou Leandro Anton, coordenador de Articulação da PNCV, que esteve presente representando também a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura.
O estado de São Paulo abriga uma rede de cerca 1.350 Pontos de Cultura, distribuídos em 17 regiões administrativas, sendo a maior rede estadual do Brasil.
“Para nós é muito especial receber esse encontro neste prédio tão emblemático para a cultura paulista. Os desafios e as oportunidades estão postos, mas os resultados são inquestionáveis. Os ponteiros de cultura estão discutindo e consolidando políticas públicas que fazem diferença, de fato, na ponta. Enquanto Estado, seguiremos dando todo o apoio para que este importante espaço de diálogo siga vivo, forte e pulsante”, declarou Marcelo Henrique de Assis, secretário executivo da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Durante o período de preparação, foram realizados 17 encontros virtuais, mobilizando redes, promovendo a articulação entre os participantes e uma gestão compartilhada entre o Estado e a Sociedade Civil na implementação das Políticas de Cultura Viva.
As atividades do Encontro seguem no domingo (23) e, para conferir a programação completa, acesse o link. E, para saber todos os movimentos do grupo, inclusive inscrições, o link.
Sobre os Pontos e Pontões de Cultura
Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades culturais que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e redes. Reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, eles são fundamentais para a promoção da cultura viva em todo o país.
Já um Pontão de Cultura é uma entidade cultural ou instituição pública de ensino que articula um conjunto de outros pontos ou iniciativas culturais, desenvolvendo ações de mobilização, formação, mediação e articulação de uma determinada rede de Pontos de Cultura.
Política Nacional de Cultura Viva
A PNCV é considerada a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura. Ela valoriza e fomenta as ações realizadas pelos coletivos e entidades culturais, fortalecendo a diversidade cultural brasileira. Atualmente, o Cadastro Nacional conta com mais de cinco mil Pontos e Pontões de Cultura em 1400 municípios.
Serviço
Programação Encontro Paulista
Datas: 22 e 23 de junho de 2024, das 8h30 às 18h e das 8h30 às 12h, respectivamente.
Onde: Edifício Oswald de Andrade, na Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro, São Paulo.
O evento é restrito aos ponteiros participantes, da capital e do interior, previamente inscritos.