X
    Categories: Releases

Ex-aluna do Projeto Guri participa do Júnior Bake Off Brasil

Catarina Beteli, 11 anos, participou do Guri por três anos no curso de viola erudita

A segunda temporada do Júnior Bake Off Brasil, reality show do SBT que revela pequenos confeiteiros, estreou há poucos dias, mas uma participante que chamou atenção pelo carisma foi a Catarina Beteli. A menina, de 11 anos, é ex-aluna do Projeto Guri – maior programa sociocultural brasileiro mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Catarina ingressou no Polo Regional Jundiaí, aos 7 anos, no curso de viola erudita, mas essa não foi sua primeira escolha. Ela queria aprender violino, pois considerava o instrumento um pouco mais “popular”. “Eu e minha mãe, Vivian, conhecemos o Guri por meio de uma funcionária do colégio em que eu estudava. Fomos ao polo para entender como funcionava e não tinha vaga para o instrumento que eu gostaria, mas sim, para viola erudita. Minha mãe me matriculou e foi ótimo porque foi ali que me encontrei”, descreve.

De acordo com Catarina, a experiência no Projeto foi muito especial, pois possibilitou inúmeras trocas entre os demais colegas de turma e ela conseguiu fazer diversas amizades. “No Guri tem muito essa questão do coletivo, todos se ajudam. O educador também era muito aberto às sugestões dos alunos e sempre permitia que levássemos partituras diferentes para estudarmos, o que era ótimo”, explica.

Embora não faça mais parte do Projeto Guri, a ex-aluna afirma que pretende retornar em breve. “Precisei deixar o Guri porque a minha agenda de atividades estava muito intensa. Tinha muitas tarefas para fazer no período da tarde, além das gravações do programa. Percebi que era o momento de respirar um pouco. Quero me adaptar à nova rotina e, depois, pretendo retomar minhas aulas de viola erudita”, afirma.

Apaixonada também por gastronomia, Catarina, que aprendeu a cozinhar com o pai desde bem nova, fala sobre a experiência de participar de um reality na televisão. “Nunca estive na TV e é uma experiência bem diferente de tudo que já fiz. Não achava que ia chegar tão longe, mas cheguei”, conta. Para entrar no programa, a pequena concorreu com mais de 15 mil inscritos na primeira etapa e passou por vários processos exigidos pela produção.

A menina acrescenta que uniu a paixão pela música com a gastronomia. “A música e a cozinha são duas formas de arte e, por mais que sejam diferentes, elas acabam se relacionando. Então, procuro representar meu amor pela música para a cozinha. Cozinho ouvindo música todos os dias porque serve como uma forma de inspiração para mim”, conclui Catarina.

Projeto Guri www.projetoguri.org.br

Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: CTG Brasil; VISA; WestRock; Bayer; Microsoft; VALGROUP; Novelis; Caterpillar; EMS; Capuani do Brasil; Pinheiro Neto; Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn; Grupo Maringá; AES Tietê; Faber Castell; ASTA; Mercedez-Benz; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Raízen; Arteris; GRUPO GR; Tereos.

Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 770 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.

Sobre a Amigos do Guri
Eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, a Amigos do Guri administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: