Fábricas de Cultura realizam atividades sobre poesia e movimento tropicalista em fevereiro
Programação reúne oficina de escrita criativa, desenvolvimento do olhar poético, pílulas de poesia para entregar ao público e mais
Durante o mês do carnaval, as Fábricas de Cultura das zonas norte e sul, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerenciadas pela Poiesis, têm programação especial para quem quer aproveitar o clima da maior festa popular brasileira com muita poesia.
Um dos destaques da programação são as atividades do Tropicaliza (ferver)eiro. Inspirado no calor de fevereiro e na liberdade da Tropicália – movimento que sacudiu o país e revolucionou a cultura no final da década de 1960, em especial a literatura – a Fábrica de Cultura Jaçanã realiza, entre 6 e 27 de fevereiro, roda de conversa, performances, música e desfile sobre o tema.
A poesia se manifesta em desenhos, fotografias, músicas instrumentais e, é claro, no poema escrito. Na oficina Olhares Poéticos, os participantes exercitam o olhar para a poesia da vida e exploram suas capacidades sensitivas. A atividade acontece 20 de fevereiro, terça-feira, às 14h00, na Fábrica de Cultura Capão Redondo.
Na oficina Poesia na Lata, realizada na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, os participantes podem explorar os sentimentos escrevendo e pintando poesias selecionadas em latas de spray vazias. O encontro acontece 21 de fevereiro, quarta-feira, às 15h00.
Na quinta-feira, 22, acontece na Fábrica de Cultura Brasilândia a oficina de Escrita Criativa. Nela o público aprende algumas técnicas de escrita explorando a criatividade para a construção de um texto, seja ele prosa ou poesia. A atividade tem início às 15h00.
O pergaminho foi usado há centenas de anos como um suporte de escrita, assim como utilizamos o papel atualmente, entretanto a produção dele não era tão fácil, já que era confeccionado a partir de pele de animais. Em Pergaminhos poéticos, que acontece 20 de fevereiro, terça-feira, às 10h00, o público vai aprender a criar “pergaminhos” com materiais reutilizados. A atividade acontece na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha e, após a oficina, os participantes irão distribuir as produções no entorno da Fábrica.
SERVIÇO
Tropicaliza (ferver)eiro: roda de conversa
6/2, terça-feira, das 15h00 às 17h00 – Jaçanã
Tropicaliza (ferver)eiro: degustação de música
14/2, quarta-feira, das 15h00 às 17h00 – Jaçanã
Pergaminhos poéticos
20/2, terça-feira, das 10h00 às 12h00 – Vila Nova Cachoeirinha
Olhares Poéticos
20/2, terça-feira, das 14h00 às 17h00 – Capão Redondo
Tropicaliza (ferver)eiro: dinâmica de teatralização e karaokê
20/2, terça-feira, das 15h00 às 17h00 – Jaçanã
Poesia na lata
21/2, quarta-feira, das 15h00 às 17h00 – Jardim São Luís
Oficina de Escrita Criativa
22/2, quinta-feira, das 15h00 às 17h00 – Brasilândia
Tropicaliza (ferver)eiro: desfile
27/2, terça-feira, das 15h00 às 17h00 – Jaçanã
Fábrica de Cultura Brasilândia – Avenida General Penha Brasil, 2508
Fábrica de Cultura Capão Redondo – Rua Bacia de São Francisco, S/N
Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Fábrica de Cultura Jardim São Luís – Rua Antônio Ramos Rosa, 651
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Conselheiro Moreira de Barros, 3997
www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local.