Para abordar questões sobre racismo e machismo, programação conta com conversas sobre artistas negras e exibição de websérie sobre empoderamento feminino
Em 1992, mulheres negras da América Latina e Caribe se reuniram no Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas. Ali discutiram sobre machismo e racismo, opressões estruturais que as atingem duplamente, bem como formas de combatê-los. A partir do encontro surgiu uma rede de mulheres que, unidas, lutaram para que a ONU reconhecesse o dia 25 de julho como Dia Internacional da Mulher Negra Latina e Caribenha.
Para dar visibilidade à data e promover reflexões sobre as diferentes formas que machismo e racismo impactam na vida de mulheres negras, as Fábricas de Culturas Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha prepararam atividades especiais em suas bibliotecas durante o mês de julho.
Dirigida pelas cineastas Renata Martins e Joyce Prado, a websérie “Empoderadas” conta a história de mulheres negras em diferentes áreas de atuação – arte, política, empreendedorismo, história, etc. – para empoderar outras mulheres. Na atividade “Empodera, biblioteca”, que acontece no dia 10 de julho, terça-feira, às 15h no Jaçanã, o público assiste episódios da websérie para, posteriormente, conversar sobre a atuação das mulheres negras nas artes visuais, bem como a importância da representatividade.
Quantas escritoras você conhece? Participe das “Quartas literárias: lendo autoras” e descubra a importância de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Jarid Arraes e outras escritoras para a literatura brasileira. Os encontros acontecem às quartas-feiras, 15h, nos dias 4, 18 e 25 de julho, na Vila Nova Cachoeirinha.
Em “Eu, mulher negra artista (r)existo!”, o público conversa sobre mulheres negras latino-americanas e caribenhas que contribuem diariamente para a arte, como a ilustradora Annie Ganzala (Brasil – Salvador) e a ceramista Anda as Carrancas (Brasil – Pernambuco). A atividade acontece em 31 de julho, terça-feira, às 15h na Vila Nova Cachoeirinha.
SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará: cursos e atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.
Em 2018, as unidades das zonas norte e sul (Brasilândia, Capão Redondo, Jaçanã, Jardim São Luís e Vila Nova Cachoeirinha) contam com o patrocínio da Via Varejo – Casas Bahia por meio da Lei Rouanet. O apoio contribui com atividades de formação, saídas pedagógicas, programação cultural e projetos de tradução em Libras.
SOBRE A POIESIS
A instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Empodera, biblioteca | 10/7. Terça-feira, 15h às 17h
Local: Fábrica de Cultura Jaçanã
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: maiores de 10 anos
Quartas literárias: lendo autoras | 4 a 25/7. Quartas-feiras, 15h às 17h
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: maiores de 8 anos
Eu, mulher negra artista (r)existo! | 31/7. Terça-feira, 15h às 17h
Local: Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição prévia.
Recomendação etária: maiores de 7 anos
Fábrica de Cultura Jaçanã – Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138
Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha – Rua Franklin do Amaral, 1575
www.fabricasdecultura.org.br | Acessibilidade no local.
Assessoria de Imprensa – POIESIS
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes – stgomes@sp.gov.br – (11) 3339-8243
Bete Alina Skwara – betealina.culturasp@gmail.com – (11) 3339-8164