Debates, sarau e slam evidenciam a importância da produção literária feita por mulheres, negros, periféricos e LGBTs
Nos dias 19 e 20 de junho, das 19h às 21h, a Fábrica de Cultura Capão Redondo – instituição da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis – será palco de debates, sarau, slam, feira de livros e exposição de autores e editoras pequenas. A proposta das atividades é dar visibilidade à literatura independente, evidenciando a produção periférica e LGBT. Com programação livre e gratuita, o Festival Conecta Capão: Literatura às Margens é realizado em parceria com a Conecta – produtora cultural e editora.
Na terça-feira (19), o Sarau Manas e Monas abre o Festival, com a participação de Camila Trindade, uma das idealizadoras do Coletivo Manas e Monas, que promove a atividade. Seu canto busca narrar a importância e a beleza da mulher negra, gorda, feminista, LGBT. O microfone estará aberto, basta chegar e participar! Logo depois, o bate-papo Literatura X Tecnologia vai discutir como os avanços tecnológicos e o uso das redes sociais interferem no hábito da leitura, e como autores contemporâneos usam essas ferramentas para divulgar seus trabalhos. Com mediação de Elizandra Souza, o debate contará com a presença da poeta Ryane Leão e da slammer Mariana Felix.
Já na quarta-feira (20), toda comunidade é convidada para o Slam do 13, batalha de poesia da zona sul da cidade. Leve seus versos, rimas, músicas e artes para a Fábrica – e participe da competição! Um júri de cinco pessoas escolherá aquele que teve o melhor texto e a melhor performance, e o vencedor ganhará livros, CDs e camisetas. O bate papo Literatura LGBT fecha a programação, com a participação do Coletivo Transarau, que vai relatar o processo da publicação de sua antologia e apresentar a poeta Patrícia Meira. Junho é o mês da visibilidade LGBT, então a proposta é fomentar e discutir sobre a participação desses artistas na cena literária.
SOBRE AS FÁBRICAS DE CULTURA
As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que disponibilizam diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Em cada unidade você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO
Festival Conecta Capão: Literatura às Margens
Terça e quarta-feira, dias 19 e 20/6 – das 19h00 às 21h00
19/6:
– Sarau Manas e Monas
– Bate-papo Literatura X Tecnologia
20/6:
– Slam do 13
– Bate-papo Literatura LGBT
Fábrica de Cultura Capão Redondo
Rua Bacia de São Francisco, s/n
Telefone: (11) 5822-5240
Funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h00 às 20h00, e finais de semana e feriados das 12h00 às 17h00