FÉstival reúne oito mil pessoas em Santa Bárbara
Evento cristão contou com shows musicais, apresentações de teatro, exposições e espaço para as crianças
O FÉstival, um dia da celebração da fé e da família, reuniu um público estimado de oito mil pessoas no último sábado (20), no Complexo Usina Santa Bárbara, na região metropolitana de Campinas. O evento, voltado para as manifestações culturais de origem cristã, é promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com correalização da Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
O FÉstival trouxe uma programação diversificada, com atrações musicais e teatrais consagradas nos palcos Fé e Avivah; além de espaço interativo e imersivo para todas as idades; e boa gastronomia, beneficiando sete entidades assistenciais da cidade. Entre as apresentações, estão: Clebão de Paula, Cia Nissi com o espetáculo “Jardim do Inimigo – O Musical”, Jefferson e Suellen, Em Prol do Reino, André e Felipe, Rodrigo Ito e Bruna Karla, encerrando o evento.
O Complexo Usina Santa Bárbara teve também o Espaço Interativo – Vivência Cristã, com atividades recreativas durante todo o evento, proporcionando uma imersão no simbolismo das principais árvores citadas na Bíblia. O espaço teve uma árvore cenográfica trazendo frutos e mensagens de fé, que puderam ser levados como presente pelos visitantes, um painel com os principais milagres realizados por Jesus Cristo e, ainda, uma área para as crianças produzirem suas obras inspiradas pela fé e cultura cristã, com cadeiras, mesinhas e material de desenho e pintura.
“Estamos muito felizes de estarmos aqui hoje. Quero agradecer imensamente o prefeito Rafael Piovezan por receber este evento em Santa Bárbara e pela parceria firmada. O FÉstival é um evento de fé para levar para nossas famílias, nossos jovens. É um compromisso da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Em nome do governador Tarcísio de Freitas, eu anuncio que a gente veio para ficar. Podem contar com o FÉstival. Em parceria com a APAA e com a Prefeitura, estaremos em Santa Bárbara mais vezes, fazendo os melhores eventos para vocês”, disse a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.
“No ano passado plantamos uma semente, com o Festival Avivah, e agora pudemos unir forças com o Governo do Estado e fazer este festival lindo, proporcionando um momento de fé e de oração. Agradeço ao governador Tarcísio de Freitas por promover um evento como este e incluí-lo no calendário do estado de São Paulo. Tenho certeza de que será o primeiro de muitos em Santa Bárbara. Um compromisso nosso de manter a fé tendo participação na cultura e dando acesso a todos. Parabenizo também a Secretaria de Cultura e Turismo, demais setores da Administração Municipal e cumprimento ainda o Copasbo, um grande parceiro na organização deste evento”, comentou o prefeito Rafael Piovezan.
“É uma honra receber o FÉstival em Santa Bárbara, uma cidade de fé. Só temos que agradecer e celebrar. Deus abençoe a todos e que todos possam viver este momento de oração”, disse o pastor Gilmar Arantes, presidente do Conselho de Pastores de Santa Bárbara d’Oeste (Copasbo).
O evento
O FÉstival é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com correalização da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A a apresentação é do Tudo ViraCult SP com gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte.
A primeira edição do FÉstival foi promovida no Memorial da América Latina, em São Paulo, no fim do ano passado. Em 2024, segue de forma expandida. Após Santa Bárbara d’Oeste, o festival passa por Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, no dia 13 julho; e por São Paulo, no dia 30 de novembro.