X

Fevereiro no Museu da Imigração: programação envolve refúgio e mobilidade humana

SÃO PAULO - SP - BRASIL - 29.01.2021 - 12h00: EXPOSIÇÃO JORNALISTAS REFUGIADOS. Montagem da exposição sobre jornalistas refugiados no Brasil, que será realizada no Museu da Imigração. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, MUNDO) *** EXCLUSIVO FSP ***

Foto: Adriano Vizoni/Folhapress

Cronograma da primeira quinzena do mês também inclui contação de história

Desde março de 2020, o Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – promove um intenso calendário de atividades online para manter o público próximo às reflexões acerca dos fluxos migratórios e temas correlatos. Na primeira quinzena de fevereiro, a programação acontecerá no ambiente digital, com oficina e lives e, também, presencialmente, com inauguração de exposição e contação de história.

A primeira atração do mês será um diálogo sobre a construção de pautas humanitárias no jornalismo no dia 02 (terça-feira), às 17h, no Zoom. Em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e Folha de S.Paulo, o encontro, voltado para jornalistas e estudantes de comunicação, contará com a participação do assessor de comunicação da ACNUR, Miguel Pachioni, da jornalista da Folha de S.Paulo e uma das coordenadoras do projeto, Flávia Mantovani, e do jornalista refugiado da Venezuela, Carlos Escalona. A mediação ficará sob responsabilidade do antropólogo e pesquisador do MI, Thiago Haruo, e os interessados em prestigiar devem se inscrever antecipadamente.

A oficina virtual acontecerá em convergência a inauguração da exposição fotográfica “Quem conta essa história: jornalistas refugiados ou refugiados jornalistas?” – desenvolvida a partir de uma iniciativa conjunta entre a organização da ONU, o jornal e o Museu –, marcada para o dia 03 (quarta-feira), no complexo da antiga Hospedaria do Brás. Até 30 de maio, o público terá a oportunidade de conhecer os motivos do deslocamento forçado, a trajetória e o processo de integração de quatro jornalistas, que deixaram seus países de origem em busca de proteção internacional no Brasil.

Como parte da temática “Mobilidade Humana e Coronavírus”, publicada desde março no Blog do CPPR, série de lives “A situação das mobilidades humanas na pandemia” promoverá, mensalmente, uma entrevista com um migrante para tratar da experiência pessoal dentro dessa realidade. O primeiro bate-papo do projeto será realizado no dia 11 (quinta-feira), às 17h, no Instagram. Na ocasião, o pesquisador da instituição, Thiago Haruo, conversará com a Rawa Alsagheer sobre o cenário pandêmico na Palestina, o refúgio no Brasil e as dificuldades de trabalho com a atual situação.

Encerrando as ações da primeira quinzena, a mediadora de leitura do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, apresentará a história “Nosso amigo Ventinho” em uma contação lúdica e divertida no dia 13 (sábado), às 15h, diretamente do MI. Além de acompanhar presencialmente, as famílias poderão assistir sem sai de casa a partir de uma live no Instagram.

Serviço

Oficina “Diálogo sobre a construção de pautas humanitárias no jornalismo”

Data: 02 de fevereiro

Horário: 17h

Plataforma: Zoom

Inscreva-se

Inauguração Exposição Temporária “Quem conta essa história: jornalistas refugiados ou refugiados jornalistas?”

Data: 03 de fevereiro

Horário: quarta a domingo, das 11h às 17h

Local: Museu da Imigração

 

Live Série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”

Data: 11 de fevereiro

Horário: 17h

Plataforma: Instagram

Contação de História “Nosso amigo Ventinho”

Data: 13 de fevereiro

Horário: 15h

Local: Museu da Imigração

Plataforma Live: Instagram

 

Museu da Imigração

Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Tel.: (11) 2692-1866

Fechado nos dias 06 e 07 de fevereiro

Funcionamento: de quarta a domingo, das 11h às 17h (fechamento da bilheteria às 16h).

R$10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos | Grátis aos sábados

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição

www.museudaimigracao.org.br

Compartilhe!
sec_admin_cmnc: