Secretarias de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais apresentam vídeos produzidos pela entidade a partir do sábado 24 na plataforma de streaming #CulturaEmCasa
As secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Relaçōes Internacionais do Governo do Estado de São Paulo selecionaram 14 vídeos, todos produzidos nos últimos anos pela Organização das Naçōes Unidas (ONU), para celebrar os 75 anos da organização multilateral, completados no dia 24 de outubro. As produções, com duração entre 45 segundos e 30 minutos, abordam temas como racismo, violência contra a mulher, refugiados, pandemia do Covid-19, os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e até a pintura Guerra e Paz, de Cândido Portinari, exposta na sede da ONU, em Nova Iorque. A mostra será exibida a partir deste sábado (24) pela plataforma de streaming e vídeo por demanda #CulturaEmCasa, parceria da SEC com a Organização Social Amigos da Arte.
De acordo com o Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres, a organização “só surgiu depois de um imenso sofrimento. Foram necessárias duas guerras mundiais, milhões de mortes e os horrores do Holocausto para que os líderes mundiais se comprometessem com a cooperação internacional e o Estado de Direito”. A declaração foi feita durante o evento de aniversário da organização no hall da Assembleia Geral.
A comemoração do aniversário é a segunda parceria entre SEC e SERI deste ano. A primeira aconteceu em setembro, com a exibição da primeira Mostra Internacional de Cinema Virtual. A Mostra teve o apoio de embaixadas, consulados e institutos culturais sediados em São Paulo, que ofereceram 33 filmes de 21 países, conteúdo também exibido pela plataforma #CulturaEmCasa
Veja os vídeos disponíveis:
1) Nações Unidas: Soluções urgentes para períodos difíceis
Descrição: Especial realizado para a comemoração dos 75 anos da ONU e que marca os cinco anos desde a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Conta a história do mundo como ele é, como era e como poderia ser. Foca ainda nas soluções e ações que devem ser tomadas para o combate da pobreza, desigualdade, injustiça e mudanças climáticas.
Participam: o secretário-geral António Guterres, Malala Yousafzai, Don Cheadle, Michelle Yeoh, Forest Whitaker, Thandie Newton, Sugata Mitra além das performances do músico indicado ao Grammy Burna Boy, e de Beyoncé.
2) Artistas unidos contra o racismo | UNESCO
Descrição: Artistas e jornalistas de várias partes do mundo participam deste vídeo sobre a importância de se manifestar a favor dos direitos humanos.
3) O sonho impossível?
Descrição: Filme de animação que apresenta uma situação familiar: a mulher que trabalha fora e ainda tem de fazer tudo em casa sozinha.
4) UNICEF: Algumas histórias nunca foram feitas para crianças
Descrição: Por que a vida é tão dura? É a pergunta que Ivine, uma menina de 14 anos que foi forçada a fugir de casa, faz a si mesma. Este vídeo conta a trajetória da fuga dela, com sua família.
5) Homem de verdade não bate em mulher
Descrição: Uma em cada cinco brasileiras afirma já ter sido vítima de agressão dentro de casa. Seis em cada 10 brasileiros conhecem alguma mulher que foi vítima de violência doméstica. O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados. Machismo (46%) e alcoolismo (31%) são apontados como principais fatores que contribuem para a violência. 52% das mulheres vítimas de agressão acreditam que juízes e policiais desqualificam o problema. O medo continua sendo a razão principal (68%) para evitar a denúncia dos agressores. 60% das brasileiras se sentem mais protegidas com a criação da Lei Maria da Penha.
Saiba o que pensam Cauã Reymond, Rodrigo Simas, Flávio Canto, Thiago Fragoso, Gabriel Braga Nunes, Diogo Nogueira — e Maria da Penha sobre esse assunto.
6) ONU: A inspiração de Portinari para ‘Guerra e Paz’
Descrição: João Candido Portinari explica a inspiração e o significado por trás de ‘Guerra e Paz’, murais que foram pintados pelo seu pai, Candido Portinari, e serviu como contribuição artística do Brasil para sede das Nações Unidas em Nova York.
7) Camila Pitanga – ElesPorElas HeForShe
Descrição: “Quantos preconceitos uma mulher precisa superar ao longo da vida?”, por Camila Pitanga
8) UNICEF | Malak e o barco: uma viagem da Síria
Descrição: Malak, uma menina síria de 7 anos, fugiu da guerra na Síria com sua família. Eles passaram por uma perigosa jornada pelo Mediterrâneo.
9) Escritores e amantes da poesia contam em versos como enfrentam o covid-19
Descrição: Em auto isolamento, autor moçambicano, Mia Couto, encabeça lista virtual de declamadores e autores que inspiram solidariedade e resiliência face à pandemia; ONU News convidou participantes dos países de língua portuguesa e da diáspora; conheça alguns poemas lidos de Moçambique, Brasil, Estados Unidos, Portugal e Espanha.
10) É assim que nos levantamos (Maya Angelou) | FIDA
Descrição: Empodere uma mulher. Alimente uma nação. É assim que nos levantamos.
Narrado pela voz da ativista humanitária e poeta norte-americana Maya Angelou, o filme utiliza trechos do seu aclamado poema “Ainda assim me levanto” para ilustrar o cotidiano de várias mulheres produtoras de alimentos em todo o mundo.
Mulheres rurais estão encarando de frente os efeitos das mudanças climáticas, porém possuem acesso limitado aos recursos produtivos, serviços, educação e oportunidades de trabalho, ao mesmo tempo que exercem horas excessivas de trabalho e usufruem de pouco poder de decisão.
O vídeo faz parte faz parte da campanha global “Verdadeiras Inovadoras”, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola das Nações Unidas (FIDA).
11) UNICEF: Mustafa sai para uma caminhada
Descrição: Já se perguntou como uma criança se sente quando é forçada a fugir de casa? Deixar para trás entes queridos e posses é traumático. Esta é a história de Mustafa.
12) Objetivos Globais da ONU: A maior lição do mundo
Descrição:Sobre os Objetivos Globais da ONU e porque eles são tão importantes.
13) Objetivos Globais da ONU: como melhorar a vida em todo o mundo?
Descrição: Explica o que são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio do hip hop
14) Objetivos Globais – números em ação
Descrição: O mundo tem apenas 14 anos para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os ODS. A chamada Agenda 2030 foi assinada na ONU em setembro de 2015 por 193 países.
Onde assistir: plataforma #CulturaEmCasa – www.culturaemcasa.com.br/onu75/
Assessoria de Imprensa – Secretaria de Cultura e Economia Criativa
Governo do Estado de São Paulo
Cintia Ruiz – 11 98080-9800
Davi Frazon – 11 93411-6428
Simone Blanes – 11 94003-1711
Viviane Ferreira – 11 95814-959