Programa Estadual de Internacionalização da Economia Criativa teve investimento de R$ 5,5 milhões do Estado de SP na 1ª edição e levou 73 empresas em nove missões pelo mundo; Ação gerou quase 2 mil Networking
A Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa e a InvestSP divulgam nesta segunda-feira (12) o Balanço do CreativeSP/Programa de Internacionalização da Economia Criativa 2022 e anúncio da extensão para o primeiro semestre de 2023. O programa tem como objetivo gerar negócios, atrair investimento estrangeiro para o estado, incentivar o intercâmbio das empresas paulistas do setor e promover São Paulo lá fora. O Governo do Estado investiu R$ 5,5 milhões no total de nove missões realizadas de março a dezembro deste ano, com participação de 73 empresas paulistas.
“O objetivo do programa é difundir internacionalmente a produção cultural e criativa de São Paulo. Além de estimular o intercâmbio de negócios com outros países, promover a exportação de bens e serviços do setor cultural, atrair investimentos para as nossas empresas e contribuir para a imagem de São Paulo como polo de economia criativa e para a melhoria do ambiente de negócios”, afirma Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
“O CreativeSP é uma iniciativa totalmente alinhada com a missão da InvestSP de promover os setores da economia paulista em todo o cenário internacional. A cultura e economia criativa de São Paulo são potências a serem cada vez mais difundidas mundo afora”, destaca Antonio Imbassahy, presidente da InvestSP.
Os empreendedores contemplados puderam fazer contato direto com cerca de 2 mil possíveis parceiros de aproximadamente 100 países, principalmente de Estados Unidos, Alemanha, Argentina, França, Canadá e Reino Unido, o que pode gerar um total de 6,6 mil novos empregos ao setor. O CreativeSP teve como resultado a projeção de R$ 357,9 milhões em negócios, com efeito multiplicador de U$S 68,3 na conversão da moeda.
Extensão 2023
O programa é fruto de parceria entre a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, e as secretarias estaduais de Cultura e Economia Criativa e Relações Internacionais e teve um total de 876 empresas inscritas. Para a próxima edição de 2023 estão previstas missões para a SXSW, no Texas, GDC – Game Developers Conference, em San Francisco, ILMC 35 – International Live Music Conference, em Londres e Festival de Cannes, na França.
Investimento Contínuo
Os selecionados contaram com ações gratuitas de capacitação, consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-eventos, além de participação em rodadas internacionais de negócios e reuniões com investidores. O programa ainda reembolsou as empresas em até 50% dos custos com a viagem, no limite de US$ 3 mil em despesas elegíveis.
O Creative SP realizou nove missões, que levaram 73 empresas paulistas – selecionadas entre quase 900 inscritos – para eventos internacionais focados em entretenimento, tecnologia, cinema, games, música, literatura, artes visuais e design: SXSW, nos Estados Unidos, Festival de Cinema de Cannes, na França, Festival Fringe, na Escócia, Gamescom, na Alemanha, Festival de Cinema de San Sebástian, na Espanha, C2 Montreal, no Canadá, Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha, Web Summit, em Portugal e Ventana Sur, na Argentina.
Mais informações do CreativeSP no cultura.sp.gov.br e portal da InvestSP https://www.investe.sp.gov.br/exporte/creative-sp/