Governo de SP leva dez empresas para o Fringe, um dos maiores eventos de arte e cultura do mundo, na Escócia
Missão do programa CreativeSP visa incentivar a geração de negócios e a atração de investimentos para a indústria cultural
O Governo de São Paulo levará uma comitiva com dez empresas paulistas para o Festival Fringe de Edimburgo, um dos maiores eventos sobre arte e cultura do mundo, na Escócia. A missão empresarial será realizada, entre 16 e 26 de agosto, pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural. As empresas selecionadas para a missão, que atuam em áreas como circo, teatro, música e artes cênicas, são: Polo Cultural, Fato Produções, Belic Arte.Cultura, Pas de Deux Projetos, Cubo Produções, Os Geraldos, Cênica, Platô Produções, Parlapatões e Caleidoscópio.
Saiba mais sobre as empresas selecionadas
“O Festival Fringe de Edimburgo é uma vitrine excepcional para a cultura e a criatividade, proporcionando uma oportunidade única para artistas e empresas do setor cultural de São Paulo se apresentarem em um palco global. A missão do CreativeSP para o Fringe é uma demonstração do compromisso do governo estadual com a promoção da inovação artística paulista, pois não só amplia a visibilidade internacional dos nossos talentos, mas também estimula o intercâmbio cultural e a geração de negócios”, declarou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
Além da oportunidade de mostrar seu trabalho para produtores, promotores de eventos e possíveis investidores e parceiros do mundo todo, os participantes do Fringe terão acesso a ações voltadas a temas que são destaque no debate político, econômico e social.
Em 2024, o Fringe deve reunir artistas de quase 60 países e apresentar mais de 3,3 mil atrações de circo, teatro, dança, comédia, música e programas voltados para as crianças, entre outros temas.
O CreativeSP
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Em 23 missões já realizadas, o CreativeSP levou 205 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
Ao todo, serão nove missões em 2024. No 1º semestre, o CreativeSP esteve no Festival de Cinema de Berlim (Alemanha), no South by Southwest (EUA), na Game Developers Conference (EUA) e nos festivais de Cinema e Publicidade de Cannes (França). E, depois do Fringe, ainda tem Gamescom (Alemanha), Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Worldwide Music Expo-WOMEX (Inglaterra).
As inscrições para as missões para a Feira do Livro de Frankfurt e a Womex estão abertas pelo site da InvestSP.