Realizado de 10 a 19 de março, nos EUA, evento será o destino da primeira missão de 2023 do programa CreativeSP, que movimentou quase R$ 360 milhões no ano passado
A Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo em parceria com a InvestSP, a agência de promoção de investimentos do estado, levará dez empresas paulistas para o South by Southwest (SXSW), o maior evento de economia criativa do mundo, que aborda temas como cinema, música, tecnologia e entretenimento no geral e acontece de 10 a 19 de março em Austin, nos Estados Unidos.
Essa é a primeira missão de 2023 do programa, que busca promover a troca de conhecimento entre empresas do setor, incentivar a geração de negócios e atrair investimento estrangeiro para o estado. A Prefeitura do Município de São Paulo, por meio da Spcine, será parceira do CreativeSP nessa missão.
“O CreativeSP é mais uma ação do Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de promover e fomentar a indústria criativa do Estado de São Paulo em outros países. O programa também permite aos nossos produtores paulistas ampliar e inovar no cenário artístico e cultural no intercâmbio de ideias e networking com grandes empresas mundiais”, afirma Marília Marton, Secretária da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
Ao todo, 122 empresas se inscreveram e dez foram selecionadas: Aurora Filmes, Red Button Plataforma Digital, Gullane, Echoa The Creator’s Land, ZAZ Produções, Tropix / Nano Art Market, Trio Hub, LETS GIG, CLAV Music Business Intelligence e Braba Música.
Investimento contínuo
Além de oferecer um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis, para custear até 50% dos gastos com a viagem, o CreativeSP ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece às empresas ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
O primeiro passo foi uma capacitação realizada na sede da Secretaria Estadual de Cultura, na região central da cidade de São Paulo, na qual os participantes se reuniram com especialistas e receberam desde dicas de logística até orientações sobre como tirar o melhor proveito do evento e potencializar o fechamento de negócios.
Mais duas missões já estão confirmadas para 2023: Game Developers Conference (GDC), nos Estados Unidos e o Festival de Cinema de Cannes, na França. No ano passado, o programa levou 73 empresas para nove eventos internacionais. Os participantes tiveram contato com mais de dois mil possíveis parceiros, de cerca de 100 países. Projeções feitas pelas próprias empresas indicam a geração de quase R$ 360 milhões em negócios – mais de 60 vezes o investimento público no programa – e até 6,6 mil empregos no setor cultural paulista.