Gravação da música ‘Canção da Gordice’, com Guris de São Joaquim da Barra
A disputa da 3ª edição do Concurso de Composição Musical foi grande. Ao todo, a comissão organizadora recebeu 205 inscrições de estudantes e grupos matriculados nos polos do Projeto Guri do interior e litoral do Estado (incluindo unidades da Fundação CASA)!
Na categoria infantil, o primeiro lugar foi a obra Canção da Gordice, de Gabriela Ferreira Belarmino da Silva, Gabriel Ferreira Belarmino da Silva, Augusto Bonadio Coutinho e Luara de Souza Honorato, alunos do Polo São Joaquim da Barra (região de Ribeirão Preto).
Como prêmio, os jovens receberam workshops ministrados pelos artistas Gustavo Finkler e Edu Fernandes, que trabalharam as composições para que fossem gravadas na sequência por André Magalhães num estúdio profissional, com finalização e masterização, qualificada para difusão eletrônica.
3º Concurso de Composição Musical
“O objetivo do Concurso é estimular a criação individual e coletiva dos Guris. A ideia é potencializar a ousadia e o exercício criativo”, definiu Deborah Lobo, Assessora de Projetos Especiais do Guri e responsável pela gestão do concurso. Para participar do concurso, cada candidato ou grupo – de até 30 integrantes – entregou uma composição autoral e inédita, de tema livre, com até 3 minutos de duração.
Categoria infantojuvenil, para adolescentes e jovens de 12 a 21 anos: O primeiro lugar ficou para O Circo, do Polo Lençóis Paulista (região de São Carlos), do grupo formado por Carlos Henrique de Almeida, Giovanna Felício de Paiva, Bianca da Silva Giorgeti, Liriel Correia da Silva, Marcio Daniel Moreira Junior, Daniel Calixto Nunes, João Pedro Paulino, Debora Fernandes da Silva Francisco, Pedro Henrique da Silva Leal e Rian Lucas Barbosa. O segundo lugar foi para Sistema Atual, grupo do Polo São Carlos (Regional São Carlos), com os integrantes Maria Clara Zanata Rossi, Andressa Fernanda da Silva Pinto, Beatriz Helena Del Santo de Abreu, Vitória Cristina da Silva, Camilli Dantas Soares, Amanda Dantas Soares, Ana Luiza Nogueira Mendes, Laura Nayara Acrisio Barbosa, Francisco Souto Bezerra Bevolato de Castro, Isabela da Silva, Steffany Silva de Jesus, Amanda Cristina Candido, Diogo Ulisses Martins, Paula Raphaella Silva e Proença, Eduardo Pinto Ferreira, Rayane Cristina de Souza, Mel Teodósio Teixeira, Lara de Souza Ekman Simões, Nana de Souza Ekman Simões e Samara Rodrigues. Em terceiro lugar ficou Cantamos Adoniran Barbosa, de um grupo da Fundação CASA Vitória Régia (Regional Marília).
Categoria infantil, para crianças de 6 a 11 anos: O primeiro lugar foi a obra Canção da Gordice, de Gabriela Ferreira Belarmino da Silva, Gabriel Ferreira Belarmino da Silva, Augusto Bonadio Coutinho e Luara de Souza Honorato, alunos do Polo São Joaquim da Barra (Regional Ribeirão Preto). Em segundo lugar, a escolhida foi Musser, composição de Livia Monteiro Bernal Esteves, Kaua Nickolas dos Santos Fernandes, Gustavo de Oliveira Conti, Giovani de Oliveira Conti e Pedro Henrique Mariano Oliveira, do Polo Sorocaba (Regional Sorocaba). O terceiro lugar ficou com O Som das Estrelas, do Polo São Miguel Arcanjo (Regional Sorocaba), com os jovens Henrique Miguel da Silva, Kauan Santos Ribeiro, Vitor Correa Mendes e Maira Fama de Araujo.
Ambas as faixas etárias foram premiadas:
1º lugar: gravação da composição em estúdio profissional, com finalização e masterização, qualificado para difusão eletrônica.
2º lugar: workshop voltado à carreira artística com duração de até 6 horas e crédito de R$ 70 para cada compositor utilizar na loja virtual do Guri.
3º lugar: workshop voltado à carreira artística com duração de até 6 horas.
O material foi avaliado por um Comitê de Avaliação e Seleção multidisciplinar, composto por profissionais da Amigos do Guri, que seguiu os seguintes critérios:
Materiais Sonoros: Exploração e manipulação com riqueza dos elementos sonoros;
Forma: Conexão entre as partes: desenvolvimento da forma da música;
Fluência: Domínio do discurso com desprendimento e propriedade;
Originalidade: Inovação dentro do estilo musical proposto.
Projeto Guri www.projetoguri.org.br
Patrocinadores e apoiadores do Projeto Guri – Amigos do Guri: Instituto CCR por meio da CCR AutoBAn e CCR SPVias; CTG Brasil; VISA; VALGROUP; Supermercados Tauste; AES Tietê; Microsoft; WestRock; Novelis; Usina Colorado; Banco Votorantim; Capuani do Brasil; Caterpillar; Grupo Maringá; Pinheiro Neto; EMS; Sky; Magazine Luiza; Mercedes-Benz; ASTA; Catho; CODESP; Raízen; Arteris; Supermercados Rondon; Castelo Alimentos; Hasbro.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, tecnologia em música, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclados e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos (até 21 anos nos Grupos de Referência e na Fundação CASA). Cerca de 50 mil alunos são atendidos por ano, em quase 400 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os mais de 330 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista e Grande São Paulo fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria de Cultura que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu mais de 710 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.
Sobre a Amigos do Guri
A Amigos do Guri é uma organização social de cultura que administra o Projeto Guri. Desde 2004, é responsável pela gestão do programa no litoral e no interior do estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA. Além do Governo de São Paulo – idealizador do projeto –, a Amigos do Guri conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Amigos do Guri, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm incentivo fiscal da Lei Rouanet e do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir: www.projetoguri.org.br/faca-sua-doacao.
Informações para imprensa:
Máquina Cohn & Wolfe: 11 3147-7900
Stefane Braga | Patricia Oliveira – projetoguri@maquinacohnwolfe.com
(11) 3147-7449| (11) 3147-7490
Secretaria da Cultura do Estado
Assessoria de imprensa
Stephanie Gomes – (11) 3339-8243 – stgomes@sp.gov.br
Elisabete Alina Skwara – (11) 3339-8164 – betealina.culturasp@gmail.com
Monique Rodrigues – (11) 3339-8308 | monique.culturasp@gmail.com