O Guri – programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura – apresenta 174 concertos gratuitos dos Grupos Musicais na Temporada 2024. Até o mês de dezembro, os grupos realizam intensa programação, em 45 cidades, incluindo diversos espaços da capital: Theatro São Pedro, MASP, Sala São Paulo e em sete unidades dos CEUs. Além da agenda local, quatro Grupos sediados no interior e litoral se apresentam no Theatro São Pedro. Alguns concertos contam com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube. Todas as apresentações do Guri são gratuitas.
A iniciativa é parte fundamental da estrutura artístico-pedagógica do Guri. Os Grupos estão distribuídos pelo Estado de São Paulo e têm por objetivo aprimorar a formação musical dos alunos e das alunas por meio de vivências e experiências artísticas. Com diferentes formações, são constituídos por orquestras sinfônicas, orquestras de cordas, bandas sinfônicas, big bands, cameratas de cordas, cameratas de violões, corais e regional de choro. Só no mês de junho são 58 concertos programados.
Na capital, a abertura acontece no dia 8 de junho, sábado, às 11h, no Theatro São Pedro, com a Banda Sinfônica Juvenil do Guri de São Paulo. Sob a regência de Marcos Sadao, o grupo apresenta composições de Amanda Aldridge, Julie Giroux, Bert Appertmont, Kees Vlak, Hudson Nogueira, Chiquinha Gonzaga e Marcelo Vilor. Dia 9 de junho é a vez da Orquestra de Cordas do Guri de São Paulo, que recebe a regente Renata Jaffé para apresentar o programa especial Do Barroco ao Contemporâneo, que contempla obras de Antonio Vivaldi, Ludwig Van Beethoven, Béla Bartók e Harald Genzmer.