GURI 30 anos: inscrições para os cursos gratuitos de música abrem no dia 3 de fevereiro e são mais de 100 mil vagas
Presente em todas as regiões do estado de São Paulo com mais de 500 polos de ensino, programa de educação musical oferece cursos de canto e instrumentos, do popular ao erudito, a começar pela Iniciação Musical para Crianças – e Adultos. Inscrições podem ser feitas diretamente no Polo do GURI de preferência, não é necessário ter conhecimento musical prévio e nem instrumento em casa
Em 2025 o GURI celebra 30 anos. Até aqui, mais de um milhão de crianças, adolescentes e jovens já passaram pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, gerido pela Santa Marcelina Cultura. Muitas famílias e comunidades foram beneficiadas e o maior programa de desenvolvimento cultural e formação humana do Brasil segue ampliando seu trabalho.
A partir de 3 de fevereiro já é possível fazer a matrícula para os cursos deste ano. Ao todo são mais de 100 mil vagas distribuídas em mais de 500 polos de ensino espalhados pela capital, região metropolitana, interior e litoral do estado. Quem está interessado em aprender música o momento é agora. E o que é melhor, não paga nada para se matricular e nem para estudar. É tudo gratuito. As aulas começam no dia 10 de fevereiro, mas as inscrições podem ser feitas até 14 de março de 2025.
“Celebrar os 30 anos do Guri é reconhecer a importância da educação musical como política pública capaz de transformar vidas. O Governo de São Paulo segue empenhado em garantir e expandir iniciativas que promovam formação cultural de qualidade para crianças e jovens, fortalecendo o desenvolvimento humano e o acesso à cultura em todas as regiões do estado”, destaca Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Para o Diretor Artístico-Pedagógico da Santa Marcelina Cultura, Paulo Zuben, o GURI exerce um importante papel na formação musical de base sob uma perspectiva muito mais abrangente do que apenas formar músicos, pois visa preparar as alunas e os alunos para a sociedade. “No GURI, educadores e educadoras de música trabalham em sintonia com assistentes sociais. Compreender e orientar os estudantes e suas famílias a serem mais cientes de seus direitos e deveres, considerando as realidades socioeconômicas das comunidades onde o programa está presente, ajuda e dá fluidez ao trabalho. É educação musical de qualidade, apoiada por um serviço de atendimento social proporcionando oportunidade real de crescimento cultural e formação de pessoas”, destaca.
Para executar suas atividades, o GURI conta com o apoio e parceria de muitas empresas e pessoas que acreditam no poder transformador da arte e da cultura.
“Estamos comprometidos em impactar positivamente as comunidades onde atuamos. O GURI, uma das iniciativas de educação musical mais significativas do país, apoiada pela CTG Brasil, reflete esse compromisso. Apoiar programas como este é essencial para promover a formação cultural de crianças e jovens nas regiões em que estamos presentes”, afirma Ronan Max Prochnow, Gerente de Sustentabilidade da CTG Brasil.
“Alinhados ao Toyota Way, acreditamos que contribuir para o bem-estar da sociedade vai além de nossas operações. Apoiar um programa de formação musical é uma forma de promover inclusão, cultura e oportunidades, reafirmando nosso compromisso de construir um futuro mais seguro, sustentável e inclusivo para todos”, ressalta Otacílio do Nascimento, gerente de Comunicação Institucional da Toyota do Brasil.
“Acreditamos que o ensino musical pode contribuir significativamente com a aprendizagem de crianças e adolescentes em disciplinas como a matemática na escola, por isso, estamos muito felizes em levar a nossa parceria com o GURI para as cidades de Santos e Cubatão na Baixada Santista”, diz Luis Felipe Guggenberger, Diretor Presidente do Instituto Ultra.
“O Tauste tem orgulho de patrocinar o GURI, uma iniciativa transformadora que oferece educação musical de qualidade para crianças, adolescentes e jovens, proporcionando a eles a chance de desenvolver talentos e ampliar horizontes. Estamos felizes em apoiar um programa que impacta positivamente a comunidade, e convidamos todos a se matricularem para fazer parte dessa história de mudança e aprendizado”, salienta Vanessa Kassada, Gerente de Marketing do Tauste Supermercados.
Inscrição
Para realizar a matrícula é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar, na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa de referência que estará junto (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
Quem pode participar
Para estudar no GURI não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O GURI oferece cursos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente. Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.
Cursos
São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão. Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e por aí vai. A lista é extensa. Além das tradicionais aulas de instrumento, o GURI também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.
O foco do programa está no atendimento a crianças, adolescentes e jovens, mas a proposta artístico-pedagógica do GURI também visa atender as famílias das alunas e dos alunos matriculados nos cursos. Os maiores de 18 anos interessados em aprender música também podem se matricular nos cursos de Iniciação Musical para Adultos e nos cursos modulares de caráter intergeracional.
A lista completa dos cursos e endereços dos polos está disponível no site souguri.art.br. Antes de sair de casa, entre em contato com o polo de interesse para confirmar os dias e horários de funcionamento.