Além dos compartilhamentos de processos de criação em dança e do Encontro Regional de Teatro, também haverá dois espetáculos abertos ao público da cidade
Nos dias 4 e 5 de agosto, o município de Indaiatuba (SP) será palco de atividades do Programa de Qualificação em Artes, das Oficinas Culturais, da Secretaria da Cultura do Estado. Ao final de cada dia, o público da cidade é convidado para assistir gratuitamente um espetáculo, encenado por grupos de teatro e de dança participantes.
Serão 32 cidades do estado de São Paulo representadas por companhias e coletivos de artes cênicas, durante o Encontro Regional de Teatro. Os artistas participarão de conversas com a curadoria, coordenada por Sérgio Ferrara, e apresentarão pequenos trechos das peças em desenvolvimento. Já o 2º Ciclo de Visitas Curatoriais ganhou um novo formato: os grupos de dança do interior que participam do Qualificação em Artes se reunirão também em Indaiatuba para compartilhar os processos criativos em curso. A proposta é que a curadoria, a comando de Ismael Ivo, dite diretrizes para a continuidade da orientação e consolidação dos trabalhos para a 4º Mostra de Dança, que acontece em setembro. Além disso, serão oferecidas gratuitamente duas oficinas de dança para artistas do corpo.
Sobre os espetáculos:
Pêndulo, um trabalho da RZ Cia de Dança de Piracicaba, discute de que forma as doenças mentais refletem o desconhecido do ser humano. A mente arquiva as mais diversas sensações, alucinações e medos, que tendem a permanecer ocultos no desconhecido do inconsciente, mas que, por vezes, afloram de maneira fugaz. A apresentação, que é destinada a maiores de 12 anos, será no sábado, às 21h, no CIEAI – Teatro.
Já a peça Revista [Me] brasilis, da Cia. D’Vergente de Piracicaba, mistura dança, paródia e teatro, tendo como inspiração a obra O Bilontra, de Arthur Azevedo, e, no campo estético, o Teatro de Revista. O texto passeia por situações divertidas de uma quase falida Trupe de Teatro que, a convite do Rei, chega para divertir os súditos de seu reino. O espetáculo dialoga com a situação política atual do Brasil, sendo sua referência o texto de Azevedo, que é de 1886. Indicada para maiores de 10 anos, a peça será no domingo, às 18h, no mesmo local.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.
SERVIÇO:
Pêndulo – RZ Cia de Dança de Piracicaba
Sábado, 4/8 – das 21h às 21h50
Classificação: 12 anos
Local: CIEAI – Teatro (Av. Eng. Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jd. Ângela)
Revista [Me] brasilis – Cia. D’Vergente de Piracicaba
Domingo, 5/8 – das 18h às 19h
Classificação: 10 anos
Local: CIEAI – Teatro
Poiesis – Assessoria de Imprensa
Carla Regina – Coordenação | (11) 4096-9827 | carlaregina@poiesis.org.br
Marcela Reis | (11) 4096-9857 | marcelareis@poiesis.org.br
Victória Durães | (11) 4096-9810 | victoriaoliveira@poiesis.org.br
Secretaria da Cultura do Estado – Assessoria de Imprensa
Stephanie Gomes | (11) 3339-8243 | stgomes@sp.gov.br
Bete Alina | (11) 3339-8164 | betealina.culturasp@gmail.com