A semana de eventos que marca a data de criação da União Europeia (UE), em maio de 1950, será aberta em São Paulo no dia 14 de abril um concerto especial da Orquestra Jazz Sinfônica Brasil sob regência do maestro João Mauricio Galindo no palco do Auditório Simón Bolívar.
O programa da Semana Europeia reúne clássicos do século passado assinados por compositores de Portugal, França, Itália, Alemanha e Áustria, mesclados com arranjos de sambas, choros e frevos de destacados músicos da MPB.
História – A Semana Europeia é celebrada desde 2005 para lembrar o aniversário, em 9 de maio, da histórica Declaração Schuman. Naquele dia, em 1950, o então ministro de Negócios Estrangeiros da França propôs uma nova forma de cooperação política entre os países do velho continente como forma de evitar uma nova guerra. A declaração é considerada o embrião do que viria a ser a União Europeia. A programação de eventos, em várias cidades do país, é coordenada pela Delegação da União Europeia e EUNIC – Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da União Europeia.
Programa
Canto do Amanhecer e Mudar de Vida
Carlos Paredes, Arr. Rodrigo Morte
Lobos, Raposas e Coiotes
Mario Laginha, Arr: Rodrigo Morte
Tango pour Claude
Richard Galliano, Arr: Cintia Zanco
Julieta dos Espíritos
Nita Rora, Arr: Cintia Zanco
My Ship
Kurt Weil, Arr. Alexandre Mihanovich
Mercy, Mercy, Mercy
Joe Zawinul, Arr. Phil Wilson
Lamento Sertanejo e Feira de Mangaio
Dominguinhos, Gilberto Gil /Sivuca e Glória Gardelha, Arr: Fábio Prado
É de fazer chorar
Luiz Bandeira, Arr: Spok
Um a Zero
Pixinguinha, Arr: Proveta
Aquarela de Sambas
Composição e Arranjo: Cyro Pereira